Chaves para oferecer um serviço excelente ao seu cliente

Ser escolhido para realizar um projeto sempre nos enche de satisfação e entusiasmo, mas que a nossa proposta seja escolhida não é a única coisa que devemos levar em conta para satisfazer os nossos clientes. Aqui deixamos algumas recomendações para você poder realizar o seu trabalho e oferecer um excelente serviço digno de uma qualificação 5 estrelas!

serviço-ao-cliente

Descrição do trabalho

Sempre consulte o seu cliente sobre todos os requerimentos do projeto: ter isto claro facilita a organização, o desenvolvimento e a entrega do trabalho. Faça todas as perguntas que precisar, a fim de poder saber se realmente está capacitado para realizar o projeto, se dispõe do tempo necessário, e até se precisará contratar mais alguém para te ajudar.

Tempo

Muitas vezes, ao estabelecer um prazo de entrega, não levamos em conta alguns aspectos importantes: o tempo real que vou precisar para realizar o projeto, a margem de tempo que tenha para realizar as alterações ou ajustes que o cliente precisar e qualquer outro contratempo que possa aparecer durante a execução do trabalho. Além disso, para alguns projetos, precisamos considerar o tempo que leva uma tarefa que não depende diretamente de nós. Por exemplo, se tenho que criar campanhas de Adwords  para um cliente, talvez eu vá precisar que sejam executadas online durante um tempo para otimizá-las, antes de fazer a entrega definitiva.

Levando isso em conta, a melhor maneira de poder cumprir o prazo e trabalhar de maneira cômoda e tranquila é criar um cronograma. Com os detalhes do projeto e o prazo de entrega estabelecidos, você pode propor uma agenda para organizar o seu trabalho, programar entregas parciais e/ou amostras para que o cliente possa ir acompanhando e revisando (para avançar com a certeza de que compreendeu as necessidades do seu cliente e, caso contrário, alinhar-se com os requerimentos do mesmo), ter uma margem de tempo para qualquer imprevisto e estar preparado para poder buscar uma solução diante de um eventual conflito.

Uma ferramenta muito útil para organizar o seu trabalho é o Asana, que te permite estabelecer tarefas, sub tarefas, adicionar prazos de entrega e delegar tarefas a outras pessoas (caso você trabalhe em equipe com outros profissionais).

Contato com o seu cliente

A comunicação é indispensável em qualquer relação, sobretudo em uma relação de trabalho remoto. Ter claro o que o seu cliente precisa e mantê-lo informado e atualizado sobre os avanços do seu projeto é a chave para que tudo funcione corretamente. Manter um contato fluído não só irá te ajudar a se guiar para que você possa satisfazer os requerimentos e oferecer um ótimo serviço ao seu cliente, mas também poderá te ajudar a economizar tempo e inconvenientes. Você pode ir verificando que o seu trabalho em curso está alinhado com as necessidades do seu cliente ou, caso contrário, redirecioná-lo. Você também pode se prevenir de realizar trabalhos que não serão utilizados ou de precisar realizar modificações depois, evitando que o cliente fique insatisfeito com o seu serviço.

Tenha sempre em conta estes três pontos na hora de começar o seu projeto e verá o quão útil são para oferecer o melhor serviço para o seu cliente e assim conseguir o crescimento profissional que está buscando. Vamos lá!

Autora: Pâmela Miranda, Partner Developer na Workana, Analista em Recursos Humanos, Amante dos animais, de cinema e da cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *