Como organizar sua jornada de trabalho ao aceitar projetos por hora?

Quando seus clientes solicitam tarefas por tempo indefinido, a plataforma Workana te dá a possibilidade de trabalhar mediante contratos de projetos por horas. Desta forma, facilita a relação profissional cliente-freelancer em colaborações de longo prazo.

Existem muitas vantagens de trabalhar com contratos de projetos por horas. Como não possuem data de vencimento, é possível renegociar as tarefas a realizar dentro do mesmo projeto. O cliente paga o profissional freelance pelo valor/hora previamente acordado entre eles.

Além disso, para garantir a transparência do projeto, é possível registrar o tempo trabalhado. Workana desenhou uma aplicação especial para esse tipo de contrato: o Workana Time Report. É uma boa opção para dar ao cliente a possibilidade de observar o andamento do projeto. Assim, ambas as partes contam com a tranquilidade da garantia da Workana.

Quando o cliente já não precisar dos serviços do freelance, é possível finalizar o contrato, desde que não se tenham pagamentos em aberto ou horas pendentes para aprovação. Tendo encerrado o projeto, chegará o momento de realizar a correspondente qualificação de ambas as partes.

Agora, nos falta responder uma pergunta: quais rotinas convêm incorporar à vida freela quando nos comprometemos com contratos de projetos por horas?

1. Assuma apenas compromissos que possa cumprir

Primeiro, é preciso estar muito consciente sobre as responsabilidades que se assume, já que, como diz o famoso ditado popular, “é melhor prevenir que remediar”.

Antes de aceitar uma oferta de trabalho, converse bem com o seu futuro cliente sobre os prazos, o pagamento, as habilidades que requer para seu projeto, etc. Ou seja: esclareça todas suas dúvidas sobre o trabalho  que deverá realizar antes de se comprometer com sua execução.

Avalie se realmente você poderá cumprir com seus compromissos de trabalho em tempo e forma.

2. Programe sua agenda

Quando você aceita um contrato de projeto por horas e acorda com seu cliente as tarefas a realizar, é conveniente organizar sua agenda de acordo com seus novos planos de trabalho.

Dependendo da quantidade de tempo que você pretenda trabalhar diariamente, será mais fácil organizar suas atividades da vida cotidiana e conseguir um equilíbrio, pois render profissionalmente requer manter rotinas apropriadas durante suas jornadas de trabalho.

É importante dedicar tempo à sua família, descansar bem (dormir entre 7 e 8 horas diárias), fazer exercícios, respeitar os momentos das comidas (os nutricionistas recomendam manter uma alimentação equilibrada, fazendo 4 refeições diárias, com a opção de colações).

Para preservar uma mente clara e saudável, é recomendável incorporar algumas seções de meditação durante a semana, além de criar momentos de recreação e entretenimento com seus hobbies favoritos.

Manter uma agenda que contemple todas as atividades essenciais para melhorar sua qualidade de vida te ajudará (e muito!) a ter um melhor rendimento em seus projetos por horas.

3. Evite distrações

Criar um ambiente positivo, que propicie a qualidade de trabalho nos projetos por horas, é fundamental na vida de todo freelance. Uma boa concentração permitirá que você foque nas necessidades de seu cliente e otimize seu tempo, evitando que distrações de qualquer tipo atrapalhem a entrega do trabalho.

Lembre-se que, nos contratos por hora, “tempo é dinheiro”, literalmente!

4. Ofereça sempre o seu melhor em cada trabalho

O rendimento do profissional freela é determinante para conseguir trabalhos e garantir sua fonte de renda. Por isso, é essencial que você se esforce para deixar o seu melhor em cada projeto e entregar o melhor trabalho possível a cada cliente.

Se você oferece a seus clientes experiências agradáveis, fará com que eles tenham ânimo de te pedir mais tarefas, o que significa continuar te contratando.

Clique aqui para começar a trabalhar com contratos em projetos por hora. Na Workana, você poderá encontrar vários projetos que precisam de suas habilidades. Boa sorte e muito sucesso!

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado