Como preencher meu perfil na Workana?

Certamente, esta é uma dúvida que ocupa a mente de várias pessoas: como devo preencher o meu perfil, que informações devo colocar, qual foto devo por?

Enfim, são vários pontos e, por mais que alguns achem que não, eles são importantes sim! Por isso preparamos algumas dicas de como preencher o seu perfil na Workana (Ou crie o seu perfil na Workana!).

A primeira coisa que um usuário deve ter em mente é: o seu perfil é o seu cartão de visita. Isso mesmo! Este é o primeiro “contato” que o cliente ou o profissional terá com você. É através do seu perfil que ele dirá: Uau! Olha só isso! Ou ele poderá dizer: Nossa! O que é isso? Qual das duas reações você quer causar na contraparte? Acredite, isso será definido pela apresentação do seu perfil.

É extremamente importante que você transmita profissionalismo em seu perfil. Que você mostre sua seriedade e seu comprometimento.

Se você é freelancer, é necessário que você transmita confiança para o cliente, que o cliente veja seu perfil e pense: eu posso confiar neste freelancer. Eu quero que ele realize o meu projeto. Se você é cliente, o freelancer precisa olhar para o seu perfil e ter vontade de trabalhar com você. Ele deve se sentir seguro em relação à você.

Mas você deve estar se perguntando: como posso transmitir segurança e confiança através de um perfil? É claro que um histórico e uma boa descrição ajudam bastante. Porém, há alguns pontos que podemos salientar que NÃO ajudam em nada e, na verdade, este é o nosso foco neste artigo: O que não devo colocar em meu perfil.

O ponto principal que o usuário deve ter em mente, ao criar seu perfil, é: isto não é uma rede social! Isso mesmo, você não está aqui para mostrar uma foto sua na balada ou a foto do book que você fez recentemente! Este é um perfil de trabalho. Este é seu cartão de visita, lembra? Você não recebe um cartão de visitas com uma foto na balada, segurando um copo de cerveja, não é verdade? Então por quê você colocaria uma foto assim em seu perfil profissional? Vamos listar algumas coisas que NÃO devem estar na foto do seu perfil:

  • A foto não deve ser de uma balada;
  • Você não deve estar descabelado, com maquiagem borrada (no caso das mulheres) ou com acessórios carnavalescos;
  • Você deve estar devidamente vestido (principalmente para os homens, que costumam tirar fotos sem camisa);
  • Não coloque fotos com bebidas;
  • Não coloque fotos daquele ensaio que você fez quando aspirava ser modelo ou algo assim.

Estes são alguns pontos. Mas se você ficar se perguntando qual foto deve colocar, pense da seguinte forma: esta é uma foto que eu colocaria em meu currículo para enviar a uma empresa? Ou, no caso dos clientes: esta é uma foto que eu colocaria em uma carta de apresentação para enviar a um possível cliente ou a um futuro funcionário? Se fazendo essas perguntas, você, certamente, terá os parâmetros certos para escolher a foto ideal para seu perfil. Comece agora a fazer as suas propostas, veja aqui as ofertas de trabalho freelance.

A sua tagline também deve ser algo que transmita confiança e valor.

Sabemos que algumas profissões possuem piadas quanto às tarefas executadas, mas não será nada interessante ler uma piada ou algo que transmita falta de profissionalismo em seu perfil, não é verdade? Então evite esse tipo de coisa. Evite colocar coisas que desvalorizam o seu trabalho ou que colocam em cheque sua capacidade. Sua tagline é o “slogan” do seu cartão de visita, o selo da sua marca. Portanto, taglines como essas: “Competência e seriedade”; “Agilidade e Eficiência!”; “Nosso maior objetivo é ganhar a sua confiança” são ótimos exemplos, mas taglines como essas: “Garoto de programa”; “Pague pra ver”; “sou foda lol” são péssimos exemplos. Mostre que você é digno de confiança!

Enfim, a frase que define e resume tudo é a que citamos anteriormente: isto não é uma rede social. Leve sempre isso com você. Transforme isso em seu lema! Você quer ter sucesso em sua carreira freelancer – seja oferecendo seu trabalho como freelancer, seja contratando trabalho freelancer – e nós queremos que você alcance esse sucesso! Por isso preparamos essas dicas para você!

Kamilla Franco  faz parte da equipe de Suporte da Workana

Para demostrar as suas habilidades como Freelancer, não perca a oportunidade de se candidatar aos seguintes projetos publicados na Workana!

Você precisa de uma campanha para impulsionar o seu negócio? Crie um projeto contando as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *