Como vencer o isolamento ao trabalhar em casa

trabalhar em casaQuantas vezes, ao trabalhar em casa realizando algum projeto como profissional freelance online, você sentiu um grande vazio ao ver que não havia ninguém trabalhando ao seu lado?

A verdade é que ser freelancer e trabalhar em casa – ou onde quer que você escolha – traz muitos benefícios, entre eles paz, tranquilidade e flexibilidade. Mas também é verdade que a grande maioria dos profissionais enfrenta um dos seus maiores desafios: saber como vencer o isolamento.

É que, muitas vezes, o trabalho freelance implica trabalhar em um escritório improvisado em casa, sem ter muita interação com os outros e suportando longas horas de trabalho sozinho.

Mas, felizmente, não precisa ser assim. Pelo contrário, tudo isso pode mudar e isso é o que propomos hoje na Workana: que você diga adeus ao isolamento, a fim de manter um alto nível de entusiasmo enquanto trabalha como profissional freelance online. Como? Com estes 5 conselhos especiais para freelancers, que foram criados para que você possa vencer o isolamento ao trabalhar em casa.

Como vencer o isolamento ao trabalhar em casa? 5 regras para profissionais freelance online

1. Menos teclas, mais voz

Sempre que você puder, use menos o e-mail e mais o Skype ou o Google Hangouts; é uma regra de ouro muito eficaz para vencer o isolamento enquanto trabalha. Algo tão simples como isso vai fazer com que você se sinta acompanhado, te ajudará a avançar rapidamente em seu projeto, devido ao imediatismo da resposta, além de ser um remédio infalível contra o isolamento.

Da mesma forma, quando você ganhar um projeto na Workana e começar a trabalhar nele em casa, trate de ter uma boa comunicação com o seu cliente e envie mensagens privadas para ele sempre que for necessário: solucionar dúvidas e entregar um bom projeto é imprescindível e ao mesmo tempo te dará a sensação de companhia e fará com que você se sinta mais envolvido no projeto.

2. Una-se a fóruns e grupos especializados

Unir-se a fóruns e grupos especializados pode ajudar muito a vencer o isolamento quando escolher trabalhar em casa. O fato de estar participando de discussões virtuais em grupo e interagir com profissionais que têm as mesmas inquietações que você pode trazer uma grande mudança para o seu dia-a-dia. Isso não é ideal somente para se sentir acompanhado e vencer o isolamento, mas também para aprender muitos processos e coisas novas que podem te ajudar em sua etapa como freelancer.

3. Junte-se a um coworking

Na Workana, falamos várias vezes de coworking e suas vantagens, e nesta ocasião voltaremos a fazê-lo para destacar o quanto é eficaz não só para economizar dinheiro ou compartilhar gastos, mas também para conhecer outros profissionais e vencer o isolamento.

Por isso, se você tiver a oportunidade, junte-se a um dos muitos espaços de coworking que existem em cada vez mais cidades e países.Procure um que esteja relativamente perto e dê o primeiro passo para vencer o isolamento, gerar novos contatos, reduzir custos e evitar as distrações.

Além disso, uma ou duas vezes por semana, você pode optar por trabalhar em alguma cafeteria ou lugar ao ar livre que disponha de acesso à internet. Apesar de estar trabalhando, você notará uma sensação de liberdade incrível, tudo isso enquanto se rodeia de outras pessoas.

4. Tenha disciplina

Ser freelancer não implica trabalhar em casa em horários saltados, sem controle e organização. Pelo contrário, quanto mais organizado e metódico você for em seu trabalho, melhores serão os resultados em sua área pessoal.

Por isso, tenha disciplina, crie um horário de trabalho levando em conta as horas que são mais produtivas para você e dê um “basta!” quando terminar as suas tarefas do dia. Envolver-se é importante, mas também é importante saber se desconectar do trabalho e dedicar tempo para alimentar a sua vida social e pessoal, praticar seus hobbies ou passar o tempo com seus familiares e pessoas queridas.

5. Pratique algum esporte coletivo

E por último, reserve algumas horas por semana para praticar algum esporte coletivo como futebol, basquete, tênis ou qualquer outro esporte que você possa praticar em grupo, ou matricule-se na academia. Algo tão simples como isso o ajudará a se desconectar do trabalho enquanto se cerca de pessoas.

O que você achou destes 5 conselhos para vencer o isolamento, que muitas vezes surge ao se trabalhar em casa como profissional freelance online? Você usa alguma outra dica? Compartilhe-a com a comunidade Workana, ficaremos felizes por ler!

Original de Elisabet Parera
Tradução e Adaptação Equipe Freelaholic

2 Comentarios
  1. Olá,
    Amei este artigo. Espero mais artigos com mais dicas iguais a esta. Muito obrigada por este conteúdo. Conteúdo com dicas como essas, é tudo que alguém assim igual a mim, que está começando, precisa encontrar. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *