Os 5 conteúdos visuais mais populares em Design Gráfico

Para os freelancers que trabalham diariamente na Workana com Design e Multimídia, analisamos os 5 conteúdos visuais mais populares que orbitam em torno desta atividade em expansão.

O que queremos dizer quando falamos “conteúdo visual”? Os conteúdos visuais são elementos de design que permitem que as mensagens sejam transmitidas mais rapidamente.

Eles têm a vantagem de facilitar a empatia com o usuário, pois permite a interação e a permanência do conceito da marca na mente dos receptores por mais tempo (diferentemente do que acontece com os textos).

1. Ilustrações e desenhos

conteúdos visuais

As ilustrações consistem em desenhos que se associam com palavras para decorar ou documentar um texto. É um dos conteúdos visuais mais antigos que existem. As ilustrações tornaram-se populares com a invenção da impressão no século XV, quando era necessário representar visualmente as mensagens dos livros.

Já na segunda década do século XXI, ilustradores e desenhistas são muito requisitados, porque o interesse que suas obras despertam, no público, nos colecionadores e no mercado, está aumentando cada vez mais. As revistas, galerias de arte, sites, entre outros, se dedicam frequentemente a homenagear este tipo de trabalho, sejam de tempos antigos ou contemporâneo.

Esse tipo de conteúdo visual é importante, porque transmite quase instantaneamente a mensagem que você quer. E no turbilhão da era digital isso é muito valorizado.

2. Fotos

conteúdos visuais

Hoje, já ficou na lembrança, aqueles dias em que tirar uma foto era um grande evento que envolvia rolos de celulóide, salas escuras, diferentes fórmulas químicas, álbuns para guardá-las e muito mais. No entanto, isso não é tão antigo quanto os millennials pensam: acontecia a mais ou menos 15 anos atrás!

Agora, em 2018, as fotos são muito fáceis de serem produzidas, compartilhadas, editadas e salvas. Existem programas de edição de fotos muito bons e as resoluções que os telefones celulares têm geralmente são de alta definição.

Como se isso não bastasse, também há bancos de fotos gratuitos e online para salvá-las. Confira a seguir alguns sites que você pode usar:

As fotos são muito atrativas, geniais e funcionam como um excelente conteúdo visual, porque -como disse Barthes- “ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente”.‎

3. Gifs

Os gifs são imagens com movimentos que duram poucos segundos e se repetem emloops. Eles estão na moda, porque é uma maneira icônica e muito divertida de se expressar.

Você pode desenhar e criar seus próprios gifs ou baixá-los em sites como:

É semelhante aos emoticons, esse tipo de arquivo animado que captura a atenção das pessoas pela sua capacidade de transmitir idéias e emoções com rapidez e eficiência.

4. Infográficos e apresentações

conteúdos visuais

Os infográficos são um tipo de conteúdo visual que consegue transmitir diferentes tipos de informações unindo textos e gráficos.

Os avanços tecnológicos permitem que qualquer pessoa crie infográficos e apresentações sem precisar ser um especialista, mas sempre que você precisar de um conteúdo de altíssima qualidade que garanta o resultado perfeito, deve pedir ajuda aos melhores designers.

Se você estiver interessado em criá-los para aumentar o tráfego nas redes sociais e site, você pode usar uma destas ferramentas:

Por outro lado, as apresentações causam uma boa impressão nos usuários e podem ser muito úteis se você precisa apresentar ideias de maneira profissional.

Para criar apresentações bonitas e interessantes, você pode usar estes sites:

5. Vídeos

conteúdos visuais

Você pode conferir aqui como usamos esse conteúdo visual na Workana TV

Eles são um meio de entretenimento que permite mostrar todos os aspectos audiovisuais com grande detalhe. A sensação de movimento que os vídeos provocam dá um grande realismo à mensagem que se quer transmitir e ao mundo que quer representar.

O streaming de vídeo nos últimos anos abriu muitos caminhos e se tornou uma tendência. Devemos ser capazes de capturar a atenção do público em poucos segundos com conteúdo interativo e dinâmico. É sempre melhor fazer vídeos curtos, por exemplo no Instagram, uma das redes mais populares no momento, são permitidos apenas vídeos de até 1 minuto.

Você também pode editar vídeos no melhor estilo de Hollywood com programas simples e gratuitos que são usados pelos grandes diretores de filmes como Martín Scorsece:

A Workana parabeniza a todos os freelancers que trabalham como designers. E convida a todas as pessoas que querem trabalhar nessa área a se cadastrarem na plataforma para encontrar clientes potenciais. Não perca tempo, dezenas de projetos são criados todos os dias na área de Design e Multimídia!

 

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado