Exercício: como convencer o cliente de que sou o melhor?

Exercício: como convencer o cliente de que sou o melhor?

Há um momento decisivo, que é esse momento onde a folha ainda está em branco e não sabemos por onde começar. Encontramos um projeto que gostamos muito, que temos certeza que somos a melhor opção para desenvolvê-lo, mas e o que fazer agora? Como convencer o cliente de que sou a sua melhor opção? Qual é a melhor maneira de me apresentar? Eu posso fazer perguntas para ele? Devo dizer imediatamente o que podemos fazer? Nós poderíamos ficar o dia inteiro fazendo perguntas como essas, não é? Ok, vamos com calma… E pouco a pouco entender como isso funciona.

O hábito de escrever propostas deve ser APRENDIDO e você aprende praticando. E nada melhor do que praticar com projetos e clientes reais. A Workana te dá essa possibilidade. Você tem propostas semanais gratuitas que podem ser utilizadas como e quando quiser, então não perca esta oportunidade.

Como escolher os melhores projetos para mim?

Há diferentes pontos a serem analisados em um projeto, por isso vamos apresentá-los em forma de perguntas para que você possa adaptá-los a cada projeto publicado. Com base nessas perguntas, você pode encontrar a melhor maneira de se apresentar para cada cliente.

Mais perguntas? Sim, não estamos loucos. Nós fazemos as perguntas, mas só você pode respondê-las. Afinal, faz parte da liberdade de ser freelancer. O que você quer para sua carreira profissional? Como você quer se desenvolver profissionalmente? Quantas horas por dia você dedicará ao trabalho? Quanto você quer ganhar por mês / semana?

Mas vamos voltar às propostas. Uma proposta é como contar uma história, com começo, meio e fim, e a melhor maneira de organizá-la é estruturando em grupos os diferentes projetos.

Ponto a ponto, o que devemos considerar?

Em primeiro lugar, na Workana existem dois tipos de projetos: por horas e por preço fixo. Primeira escolha: eu quero um contrato de longo prazo? Ou trabalhar em projetos curtos com valores pré acordados?

Segunda característica, a descrição do Projeto. É extenso? Eu entendi bem o que o cliente quer? Ou é curta e terá que verificar muitas coisas com o cliente antes de começar?

Terceiro ponto IMPORTANTE: O orçamento. O orçamento já está determinado? Não tem? Esta é uma das poucas perguntas que responderemos por você. O orçamento NÃO IMPORTA. Afeta e é claro que não podemos deixá-lo totalmente de lado. Mas isso não deve ser uma condição para você. Assim como o cliente tem a liberdade de pagar o que ele acredita ser o valor correto por um projeto, você é a pessoa mais adequada para mostrar se isso está bem ou não. E se com esse orçamento ele terá o produto final ou apenas a criação de um esboço.

Um cliente pode saber o que ele quer, mas talvez não saiba o quanto isso realmente custa. Muitos clientes chegam à Workana com ideias que querem tornar realidade, mas não possuem conhecimento técnico suficiente para entender o verdadeiro alcance da sua ideia. É por isso que eles procuram profissionais como você para entender melhor como colocá-la em prática, quanto gastará para realizá-la, etc.

Quarto ponto: sua experiência. O Projeto é semelhante a algo que você já fez anteriormente? Você tem exemplos desse tipo de projeto em seu portfólio ou não? Suas habilidades coincidem com o que foi solicitado pelo cliente? Algumas sim? Nenhuma?

Aí vai outra pergunta que podemos responder por você 😉

Se suas habilidades não coincidem com as solicitações, esse projeto não é para você. Lembre-se de que sua reputação está em jogo e deve construí-la com projetos que você realmente conhece e pode executar perfeitamente. Esses projetos são os que refletirão seu talento em um perfil sólido. NÃO arrisque!

Último ponto, mas não menos importante. Você já conhece esse cliente? Já trabalhou ou enviou propostas em outros projetos? Este ponto é muito importante para não ser repetitivo. Se o cliente já recebeu uma proposta anterior, verifique se essa nova proposta é diferente das outras. Personalize os seus contatos para que você seja diferente dos demais profissionais. Mostre todas as suas facetas para o cliente, mesmo que vocês já se conheçam.

Porque cada projeto é diferente e requer novas soluções.  

 

Você está pronto? Envie novas propostas agora!

Confira os novos projetos de TI & Programação

Novas oportunidades para Design Gráfico

Tradução e Conteúdos continua crescendo! Dá uma olhada nos últimos projetos publicados

Se você é um especialista em Marketing e Vendas entre em contato com os nossos clientes antes de todo mundo

E cada vez mais clientes procuram talentos para:

Suporte Administrativo

Finanças e Administração

Jurídico

Engenharia e Produção

100% Freelance, 100% Remota,isso é Workana! Talento latino-americano.