Coworking: um leque de possibilidades para freelancers e empreendedores

Tem mais de 15 anos de história, calcula-se que há cerca de 2.500 espaços espalhados por mais de 80 países, e foi escolhido como um movimento global que está mudando a forma de trabalhar e interagir com os demais.

coworkingEstamos falando do Coworking, uma forma de trabalho que permite a empreendedores e freelancers de diferentes setores compartilharem um mesmo espaço de trabalho para desenvolver os seus projetos profissionais enquanto incentivam projetos conjuntos. E paralelamente ao crescimento do mercado freelance, se converteu em uma opção cada vez mais valorizada por profissionais independentes.

Mas, o que é exatamente o coworking? Como pode te ajudar pessoal e profissionalmente, e como saber se essa opção é ideal ou não para você? Compartilhamos as respostas com você a seguir.

Espaços de coworking: uma fonte de novas relações e oportunidades

Poderíamos definir o coworking como uma nova forma de trabalhar e se relacionar, como uma alternativa ao escritório em casa e como um espaço comum que é compartilhado tanto por profissionais freelance como por empreendedores, autônomos e empresários, para realizar as tarefas profissionais.

E ainda que seja uma opção excelente para compartilhar gastos, economizar nos custos e acabar com o isolamento, o Coworking é conhecido cada vez mais como uma comunidade de profissionais que estão dispostos a compartilhar experiências, ampliar horizontes, trocar ideias, projetos, conhecimentos, e o mais importante: que estão abertos a criar novas relações, colaborações e oportunidades.

Está se perguntando se um espaço de coworking é adequado para você? A seguir, listamos algumas das vantagens mais significativas do coworking.

As 6 grandes vantagens de compartilhar um espaço de coworking

1. Redução de gastos

Uma das vantagens de optar por um espaço de coworking é que se trata de uma forma muito efetiva para compartilhar gastos e diminuir custos.

Em primeiro lugar, é mais acessível do que o aluguel de um escritório. E em seguindo lugar, oferece flexibilidade de acesso, já que permite alugar um espaço de trabalho de acordo com as próprias necessidades: por dia, por mês ou até por horas e por tempo de uso.

Além disso, as relações que se criam com outros profissionais podem fazer com que se economize na contratação de certos serviços.

2. Novas oportunidades profissionais

Trabalhar em um espaço de trabalho com outros coworkers sem dúvida alguma ajuda a aumentar a rede de contatos tanto pessoais quanto profissionais apenas falando com os seus companheiros, o que supõe uma dupla vantagem: por um lado, acrescenta conhecimento e possíveis ajudas em projetos; e por outro lado, pode levar a ganhar grandes amigos com o tempo. Isso porque, em um espaço de coworking, a interação entre os membros da comunidade é incentivada e potencializada.

3. Incrementa a produtividade

O coworking ajuda a ser mais produtivo e a prosperar profissionalmente. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan Ross School of Business, as pessoas são mais produtivas quando trabalham rodeadas de outras pessoas. “Os encontros casuais e a conversação precipitam a criatividade e as ideias são compartilhadas”, afirma o estudo.

4. Permite separar a vida pessoal da vida profissional

Ter um espaço de trabalho distante do seu lar é uma excelente opção para todos aqueles que não querem misturar a vida pessoal com a vida profissional.

Acontece que contar com um espaço de colaboração em vez de um escritório em casa, para muitos é economizar dores de cabeça, distrações e interrupções desnecessárias.

5. Flexibilidade de uso

Optar por um espaço de coworking também oferece flexibilidade quanto ao seu uso, já que não costumam requerer contratos longos. Normalmente a pessoa paga pelo tempo que está, seja por dias, horas ou por mês.

Além disso, permite organizar o trabalho como preferir, pois é possível trabalhar de noite, em dias festivos, finais de semana ou até tomar um dia livre sem ter que se preocupar com a consequência disso em seu aluguel.

Por isso, se você busca flexibilidade, um ambiente de trabalho profissional e preços razoáveis, o coworking é uma boa solução para você.

6. Sem distrações

Enquanto realizava as suas tarefas, quantas vezes você se distraiu atendendo um telefonema pessoal, escutando os gritos da sua vizinha ou atendendo um parente que entrou em seu escritório sem bater na porta?

Um espaço de coworking oferece muita tranquilidade neste sentido e permite que você se livre das distrações, por isso é excelente para todos que buscam mais produtividade.

Mas nem tudo são flores: em um espaço de coworking é preciso respeitar uma série de normas para tornar a convivência mais fácil; entre elas, um horário que é preciso cumprir para não afetar os outros usuários. Portanto, não se pode alongar reuniões. Além disso, pode haver muito silêncio ou ruído em função do espaço, e você perde privacidade ao fazer ligações.

Por isso, cada um precisa avaliar qual é a opção mais adequada para realizar os seus projetos.

Qual é a sua opinião sobre os espaços de coworking? Você compartilha um espaço de trabalho ou pensa em fazê-lo? Esperamos as suas opiniões :)

Autora: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *