Como criar um poderoso perfil freelance na Workana

Como criar um poderoso perfil freelance na Workana

Um dos principais desafios na hora de começar sua carreira é como chamar a atenção do cliente com o nosso perfil freelance. Não importa se você ainda não tem experiência, pois a Workana oferece várias opções para que possa criar um perfil de sucesso.

Mesmo que você ainda não tenha projetos concluídos na plataforma, poderá criar um perfil freelance no qual destaca as suas habilidades, por exemplo, você pode vincular a sua conta do Linkedin e mencionar a experiência adquirida com projetos anteriores ou atuais, também informar o seu grau de ensino. Inclusive dentro do seu perfil tem um botão que o levará diretamente à página para confirmar que você realmente atua nesta rede social e isso pode aumentar suas chances de ser selecionado.

Na seção Habilidades”, você pode mostrar suas habilidades e definir em qual área você se sai melhor ou com o que gostaria de trabalhar.  A Workana faz um estudo estatístico dos projetos que estão on fire e lhe envia notificações atualizadas de empreendedores que estão procurando candidatos como você. No meu caso, as habilidades que coloquei são: Cinema 4D, Adobe Photoshop, After Effects, Illustrator, InDesign, Publicidade, 3D rendering,  Modelagem 3D, animação 3D, edição de Vídeo, Design Editorial, Retoque fotográfico, Banners, imagem corporativa e identidade de marca. São em projetos com estas exigências que me interessam para trabalhar.

Na seção “Sobre Mim” é recomendável que você faça uma redação simples, clara e objetiva. Isto significa que você não deve dar muitas voltas ou descrevê-lo com palavras rebuscadas. Pode começar com uma saudação, seu nome e dizer em qual área você é especialista, finalizando com uma ideia que motive ou inspire o leitor. A ortografia é muito importante na hora da redação.

Exemplo: Olá, meu nome é Rafael Córdova, sou um profissional de 3D e motion designer, especializado em identidade corporativa, modelagem, animação, video mapping e Design 3D, me fascina tudo o que aprendo e sempre aplico em cada projeto que desenvolvo. Trabalhar com projetos novos é a minha paixão!

O Tipo de atividade é um ponto bastante importante, já que a Workana te posicionará e enviará projetos que se encaixam a sua categoria, tais como: TI & Programação, Design & Multimídia, Tradução e Conteúdos, Marketing e Vendas, Suporte Administrativo, Legal, Finanças e Administração ou Engenharia e Manufatura.

De acordo com o plano de benefícios em que você está registrado na plataforma, também poderá acessar as Certificações de Habilidades que darão ainda mais poder para seu perfil. Ser certificado em determinadas áreas gera mais confiança nos empreendedores que visitam o seu perfil.

No Valor por Hora, eu recomendo que você faça antes uma comparação de preços com os seus colegas da mesma área e que estão no topo do ranking para ter uma média. Embora isso possa variar de acordo com cada projeto que você participe, dará ao cliente uma ideia de quanto pode ser o custo do seu projeto no momento do primeiro contato. Você também pode utilizar a Calculadora Freela ou revisar todas estas dicas para fazer o seu orçamento.

Caso tenha feito excelentes trabalhos que podem ser visualizados pelos empreendedores, a Workana nos dá a oportunidade de linkear uma conta do Behance. Se você ainda não tiver, eu recomendo que você crie uma, já que as pessoas esperam ver a qualidade do seu serviço e confirmar se você realmente trabalhou conforme menciona em seu perfil, isso aumentará a taxa de eficácia na hora de participar de um processo de seleção.

Lembre-se que a criação do seu perfil freelance determinará a associação correta com o empreendedor interessado nas suas habilidades e te colocará em uma posição melhor frente aos demais colegas.

Conseguir um perfil freelance bem sucedido pode ser simples, basta você aplicar os seus conhecimentos. Você deve ter certeza do que quer como freelancer na Workana, isso também aumentará sua porcentagem de probabilidade para obter o seu primeiro projeto, recomendo que você tenha paciência e muita dedicação para enviar suas propostas.

Rafael Córdova é um freelancer de Design & Multimídia. 

Para começar a trabalhar de forma independente, veja os projetos publicados na Workana e candidate-se. Ou você também pode empreender: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudem a desenvolvê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *