Dia da Terra: O impacto do freelancing no meio ambiente

Dia da Terra: O impacto do freelancing no meio ambiente

Hoje, dia 22 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Mãe Terra em vários países. Trata-se de 24 horas para criar consciência sobre o impacto do homem no planeta e para honrar o lugar onde vivemos.

É verdade que com o passar do tempo o planeta foi muito castigado, ainda há muito o que podemos fazer para frear e reverter as consequência negativas sobre o meio ambiente.

Para começar, podemos refletir sobre a forma em que trabalhos. O mais comum é que você se levante todas as manhãs, pratique um esporte (+1) e vá ao escritório. Ali, todos utilizam aparelhos eletrônicos (+1) e consomem energia elétrica e outros serviços. Para a hora do almoço, certamente alguns optarão por comprar ou consumir alimentos em recipientes descartáveis (+1) e até voltar a utilizar algum transporte (+1) para se mover até ali e voltar ao escritório. Noa hora de voltar, e se não tiver pegado um grande engarrafamento (+1), cada um volta ao seu lar, cumplices da rotina.

Quantas destas coisas nós poderíamos economizar se simplesmente trabalhássemos em casa? Vamos contar os “+1” que apareceram no relato acima: 5. Isso significa que há 5 possíveis momentos de impacto negativo no dia que poderíamos evitar se pudéssemos não ir até o escritório, não consumir alimentos com recipientes/talheres descartáveis e não utilizando eletricidade além da que gastamos em casa (ah… e não podemos esquecer que quando saímos de casa, a geladeira, computador, televisão, microondas, modem, máquina de lavar e provavelmente algum alarme ou luz de emergência, continuam conectados sem serem utilizados, duplicando o seu consumo).

E estamos esquecendo de mencionar os recursos gastos no dia a dia na rotina de trabalho tradicional: nafta, peças de reposição de transporte, papéis, copos descartáveis de café, guardanapos em reuniões, etc … que geram contaminação de todo tipo. Como a cereja do bolo, acrescentamos também a poluição aérea, visual e sonora do dia a dia.

Enfim… sabemos que muitas destas coisas não podem ser evitadas (bem, na verdade, seria possível sim, com muito esforço), mas queremos aproveitar este dia para mostrar o grande impacto positivo que tem o trabalho independente feito em casa, onde não duplicamos o consumo de energia e nem provocamos contaminação adicional. Economizamos no transporte, passamos a nos comunicar com os clientes por telefone ou internet (sim, o que ficou ligado em casa quando você saiu), e marcamos reuniões algumas vezes em vez de todos os dias. Almoçamos o que tiver na geladeira com o prato de todos os dias e aproveitamos a luz solar que entra pela janela (bem, as vezes também acendemos alguma luz para ver melhor) 🙂

Por isso, na Workana incentivamos a ideia de transformar o mundo do emprego para que todas as pessoas possam trabalhar independente de onde estiverem. A tecnologia gera incríveis oportunidades de vinculação a distância que ainda não estamos aproveitando no mundo profissional e que poderiam reduzir de maneira extensiva o impacto sobre o meio ambiente.

Então, se contamos com as ferramentas, o que estamos esperando para pôr a mão na massa?

É só uma questão de se propor e contribuir com um pequeno grão de areia que, multiplicado por milhões e milhões de habitantes do mundo, irá gerar uma nova praia inteira de ações favoráveis para o planeta Terra.

 

Na Workana promovemos a ideia de transformar o mundo do trabalho oferecendo autonomia, desenvolvimento e igualdade de oportunidades independentemente de onde você estiver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *