Dia Mundial da Internet: 3 razões para agradecer a Rede

Sem a internet provavelmente não existiria o trabalho remoto, os escritórios continuariam sendo um lugar ao qual deveríamos ir todos os dias, e ao falar da nuvem, todos nós olharíamos para o céu.

Autor da foto: Charis Tsevis

Além disso, sem a Internet a Workana não existiria, milhares de clientes continuariam contratando por proximidade e os profissionais mais talentosos seriam obrigados a deixar o seu talento em um só lugar.

Mas, afortunadamente a Internet nasceu, evoluiu e mudou a forma de entender e realizar o trabalho.

É por isso que coincidindo com o Dia Mundial da Internet, que foi comemorado no dia 17 de maio, nós da Workana queremos nos juntar à comemoração e aproveitar data para agradecer à Internet por tudo o que fez pelo trabalho remoto.

Por que ser grato à Internet? Aqui estão as nossas 3 grandes razões:

1. O talento viaja sem que o profissional precise fazê-lo

Há alguns anos, seria impensável imaginar que o talento poderia ser exportado para qualquer parte do mundo sem que o cliente e o profissional precisassem se mover ou estar fisicamente em um mesmo lugar.

Graças à Internet existe o trabalho remoto como conhecemos hoje e, portanto, qualquer profissional pode exportar o seu talento para qualquer cidade, país ou continente e ser conhecido por dezenas de empresas. E isto significa que você tem muito mais oportunidades para crescer.

2. As empresas escolhem pelo talento, não pela proximidade

Durante muitos anos, as empresas contrataram o melhor profissional acessível na zona; ou seja, o mais próximo. E cabe dizer que isso limita os resultados.

Graças à Internet e ao trabalho remoto, agora os clientes podem contratar profissionais altamente qualificados e com as habilidades específicas, mesmo que estejam a milhares de quilômetros.

Além disso, existem tantas ferramentas que facilitam o trabalho remoto e que permitem analisar os resultados, que uma pessoa quase pode sentir que está no escritório, mesmo que a empresa esteja em outro continente.

3. As profissões de um futuro que já é presente

Os pombos-correio devem estar um pouco chateados: desde que a internet apareceu – e de sua mão, um pássaro azul -, deixaram de ser os protagonistas de uma atualidade que já viaja na velocidade da luz.

É que a Internet não só revolucionou a maneira de desenvolver o trabalho, mas também criou novas profissões que crescem dia após dia em oferta e demanda, e que permitem às empresas alcançar resultados melhores, e aos profissionais terem mais e melhores oportunidades.

Mas claro, quem imaginava que em um futuro existiria a figura do Community Manager, o assistente virtual, o expert em e-commerce ou o programador de apps móveis?

O melhor de tudo é que o trabalho remoto, mais do que uma tendência, é uma realidade, e chegou para ficar.

A cada dia que passa mais empresas precisam terceirizar os seus serviços e buscam profissionais talentosos para isso. E a cada dia há mais profissionais preparados que desejam exportar o seu talento para diferentes lugares e empresas.

E precisamente, esta é uma das razões pela qual fundamos a Workana: para criar uma ponte que permite clientes e profissionais se unirem e darem as mãos, sem importar em que lugar estão, e priorizando sempre as habilidades e as necessidades antes da geografia. Porque se a Internet nos enviou algo, é que o trabalho deixou de ser um lugar para onde se vai.

E você, por que agradeceria a Rede? Feliz Dia Mundial da Internet, Workaneiros!

Autora: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *