5 dicas para conseguir cumprir os prazos de entrega

Cumprir com os prazos de entrega que combinamos com os clientes é um ponto muito importante para ter uma vida de trabalho freelance sustentável.

Algumas ideias que ajudam a estar em dia:

1) Definir e comunicar a data de entrega

Primeiramente, para poder cumprir com uma data de entrega é necessário que ela esteja definida e combinada com o cliente. Se dizemos algo vago, como “isto estará pronto em algumas semanas”, poderia acontecer de cada um interpretar de uma forma, podendo ocasionar algum conflito no futuro. Ao comunicar uma data exata, por exemplo: “estarei com isto terminado no dia 15 deste mês”, fica muito mais fácil depois decidir se aquilo foi cumprido ou não.

2) Assumir compromissos realizáveis

Este ponto está muito ligado ao anterior. Além de comunicar uma data de entrega, é importante ter certeza de que podemos cumprir com ela. Do contrário, o projeto estará condenado desde o princípio. Às vezes, assumir compromissos realizáveis significa dizer ao cliente, já no começo ou mesmo antes de aceitar o projeto, que o prazo necessário para terminar o trabalho precisa ser maior do que o que ele(a) solicitou. É melhor deixar isso claro logo de início, do que dizer cegamente “sim, posso fazê-lo” e, assim, passar uma imagem negativa quando a data chega e nada está pronto.

agenda_sxc_550929_69071328_menor

3) Ir passo a passo

Isto é crucial em projetos grandes, mas também se aplica a tarefas menores. A ideia é basicamente ser capaz de dividir um projeto em várias tarefas menores, sabendo que, cumprindo com essas tarefas, gradualmente, terminaremos todo o projeto. Desta forma, evitamos nos sentir sobrecarregados ou frustrados porque precisamos resolver algo enorme e o tempo não parece ser suficiente: ir cumprindo cada parte aos poucos ajuda a terminar mais facilmente.

4) Priorizar o trabalho

Seja trabalhando freelance ou não, há tarefas que devem ser realizadas antes das outras. Às vezes, deixamos para o final o que menos nos agrada, mas devemos ter cuidado com isso, para não deixar pro último momento algo essencial que poderia fazer com que todo o resto fosse modificado. Algo que pode ajudar é pensar em uma balança imaginária em que cada lado representa uma tarefa. Então, colocamos, em cada uma, coisas como a proximidade da data de entrega, a influência em tarefas posteriores, como é o cliente (um cliente ansioso ou em situação de urgência não é a mesma coisa que um que possa esperar) e, assim, podemos atribuir maior prioridade à tarefa que tem mais peso e resolvê-la antes da outra.

5) Usar lembretes e listas de tarefas

É sempre importante usar a tecnologia a nosso favor. Utilizar lembretes de calendário (hoje em dia, qualquer serviço de e-mail também inclui um calendário) ou de celular é uma boa maneira de evitar esquecer alguma data de entrega. Se, além disso, juntamos o calendário com um checklist (lista de tarefas em que marcamos quais já foram realizadas), teremos muito controle sobre o que já foi feito e quanto mais nos falta fazer para concluirmos nosso projeto.

____

É comum você não conseguir cumprir com suas datas de entrega?

Texto original de Alejandro Kikuchi
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *