4 dicas para freelancers iniciantes

Trabalhar com o que ama e em qualquer lugar, no horário que escolher, conciliando vida pessoal e profissional, sem limite de ganhos e com total flexibilidade é o sonho de qualquer um.

freelancersPor isso, são cada vez mais os profissionais que apostam no trabalho freelance com a intenção de conseguir um espaço em um mercado em pleno crescimento.

Mas, ninguém disse que começar é fácil. Muitos freelancers, quando iniciam a sua caminhada pelo mundo freelance, se encontram perdidos, sem saber como avançar ou como enfrentar os desafios do dia a dia.

Isso também acontece com você? Então você precisa ler estes 4 conselhos para freelancers iniciantes que te ajudarão a ter êxito em um mercado cheio de oportunidades.

  1. Encontre a sua área e se especialize

Com a internet, as fronteiras deixaram de existir, e isso muitas vezes faz com que uma pessoa não saiba como se mover, onde buscar projetos ou como encontrar clientes com os quais trabalhar.

Por isso, na Workana, a nossa primeira recomendação é que você se registre na plataforma, crie o seu perfil para poder mostrar a sua experiência e portfólio, e encontre a sua área.

Observe em quais áreas ou categorias você se encaixa melhor, esteja por dentro das tendências, forme-se continuamente em sua área e comece a buscar projetos nos quais trabalhar. Todos os dias aparecem novas possibilidades!

  1. Diferencie-se dos seus concorrentes

A cada dia há mais freelancers preparados e dispostos a encontrar um espaço no mercado, por isso é fundamental que você aprenda a se diferenciar deles.

Uma boa maneira de fazê-lo é através das propostas que você envia para os seus clientes em potencial; ai você tem uma oportunidade de ouro para se vender, diferenciar-se e ressaltar o que te faz único.

Detecte as suas habilidades e pontos fortes, e use-os como ponto de partida para convencer os seus possíveis clientes de que você é a melhor opção para o que precisam. Se você completar o projeto com êxito, é provável que te levam em conta para futuros trabalhos e assim você poderá começar a armar uma boa carteira de clientes.

  1. Aprenda a estipular um preço justo para o seu trabalho

Um dos maiores desafios dos freelancers iniciantes é determinar quanto cobrar do cliente.

Acontece que conseguir projetos é importante, mas nem por isso você deve estipular um preço muito baixo que menospreze o seu trabalho e esforço, nem tão pouco estipular preços exorbitantes que não se ajustem ao que você oferece.

Determine um preço razoável, que seja justo tanto para você quanto para o cliente; e no início, trate de ser um pouco mais flexível com o preço e os projetos que aceitar, já que uma vez que você ganhar o seu primeiro projeto e obter a sua primeira qualificação, verá como é muito mais fácil conseguir mais projetos nos quais trabalhar.

Além disso, lembre-se que na Workana o pagamento está garantido, por isso, desde o momento em que o cliente aceita a sua proposta, você já sabe que vai receber o dinheiro quando finalizar o projeto, conforme o combinado.

  1. Se quiser sobreviver, tenha um horário

A flexibilidade que o trabalho freelance oferece é ótima se comparada ao emprego tradicional, mas desde já você deve saber que ter um horário é fundamental se você quiser que esta opção seja a longo prazo.

Escolha quais são as melhores horas para você trabalhar, em que horário está mais criativo ou o momento do dia em que o seu rendimento seja maior, e em função disso estabeleça o seu horário de trabalho, que você poderá ir modificando e ajustando com o tempo, claro.

E você, como freelancer iniciante, quais são os seus outros desafios? Esperamos os seus comentários! Na Workana ficaremos felizes em te ajudar em sua carreira freelance 😉

Autora: Elisabet Parera

4 Comentarios
  1. Sou iniciante na workana, porém sempre quis trabalhar assim, qualquer dica ou conselho será extremamente bem vindo.

    1. Oi Arthur, tudo bem?

      Seja bem vindo à Workana! 🙂
      Se você quer ser independente, ter autonomia e trabalhar nos projetos que quiser gerenciando o seu próprio tempo, então já deu o primeiro passo!

      Eu separei alguns links para que você conheça um pouco mais sobre a Workana e obtenha dicas sobre como criar propostas melhores para os seus clientes e assim ganhar mais projetos.

      A Workana TV, nosso canal no YouTube:
      https://www.youtube.com/workanatv

      E o nosso Centro de Ajuda:
      http://ayuda.workana.com/customer/pt_br/portal/articles

      Ambos estão cheios de dicas para você começar a carreira freelance!
      Aqui no blog também temos artigos muito interessantes para quem está começando. Se quiser receber artigos sempre, basta se inscrever deixando o seu e-mail.

      Espero ter ajudado!

      Boa sorte 🙂

      Abraço

  2. Olá sou novo no workana e a minha maior dificuldade está sendo em fazer as propostas, a minha qualificação é em autocad e eletrônica e gosto muito de escrever, mas no momento de realizar a proposta não estou sabendo como, você tem alguma dica para que eu possa utilizar?
    Desde já agradeço

    1. Olá Luis, como vai?

      Seja bem vindo à Workana!
      É normal que você esteja enfrentando esta dificuldade, mas fique tranquilo! Temos vários conteúdos em nosso blog explicando como formular propostas melhores.

      Recomendo fortemente que você comece lendo este artigo do nosso co-fundador:
      https://www.workana.com/blog/pt/sin-categorizar/melhor-proposta-que-recebi/

      Este artigo aqui também é bem interessante:
      https://www.workana.com/blog/pt/freelanceando-pt/como-criar-propostas-incriveis-para-conquistar-clientes/

      Caso ainda restem dúvidas, você também pode pedir ajuda da nossa equipe de suporte através da página de contato:
      http://www.workana.com/contact/

      Boa sorte!

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *