Qual a diferença entre um MOOC e um Curso Online?

Em época de acessibilidade a toda prova, a educação saiu ganhando. Se antes as pessoas precisavam se locomover ou até mesmo mudar de cidade para poder estudar determinado assunto, hoje em dia é enorme a quantidade de cursos online disponíveis.

Além da facilidade de estudar em qualquer lugar com acesso à internet, a oferta de bons cursos só aumentou com o tempo. Com isso, chegaram os MOOCS, por volta de 2008. E, quatro anos depois, um artigo do New York Times considerou essa nova modalidade de aprendizagem via web uma forte tendência.

Com o sucesso nos anos seguintes cada vez maior e a entrada do Google e também da Bill & Melinda Gates Foundation na jogada, esse tipo de ambiente virtual de aprendizagem ganhou a preferência de muita gente. Diversas faculdades renomadas começaram a oferecer cursos para alunos de diversos países de forma gratuita.

E enquanto profissional da Workana, é natural que você queira sempre estar atualizado e aprendendo coisas novas para conquistar cada vez mais clientes. É aí que os MOOCs podem te ajudar muito! Mas quais são necessariamente as características de um MOOC e o que o torna diferente de um curso online? Vamos entender melhor?

O que é um MOOC?

Como freelancer, você pode encontrar boas opções para se especializar em sua área de atuação em um MOOC. Mas o que é um MOOC mesmo?

A sigla vem do inglês: Massive Open Online Courses. A tradução do termo pode ajuda a entender melhor: trata-se de um Curso Online Aberto e Massivo. Trocando em miúdos: é gratuito e para muita gente.

Os cursos online tradicionais costumam cobrar mensalidade e limitam as inscrições para determinada quantidade de estudantes. Dessa forma, eles garantem a interação entre quem se inscreveu e os instrutores do curso. Já o MOOC, por outro lado, é livre e sem limite de inscrições e de datas. Você pode se inscrever o ano inteiro.

Como qualquer pessoa conectada à internet pode se inscrever, o corpo docente não responde individualmente a todos os alunos. Geralmente essa interação ocorre por meio das redes sociais, em vídeos transmitidos ao vivo e também quando há algum evento marcado no Facebook ou em outra plataforma por exemplo.

Mas é por isso também que o material disponibilizado conta muito. Ele precisa ser bem claro e possibilitar troca de opiniões entre os alunos através de fóruns e comentários.

A forma em si é dinâmica e combina conhecimento e diversão, além de ser atraente numa sociedade cada vez mais ligada às redes sociais.

Principais Diferenças entre MOOC e Curso Online

MOOC

Curso Online

Participação em massaPlataforma com número limitado de vagas
Acesso livreAcesso permitido após pagamento
Redes sociais e fóruns de debateComunicação e interação apenas dentro da plataforma
Sessões abertas durante todo o anoDatas específicas para iniciar e terminar

Os Melhores MOOCs

Já existem algumas plataformas com legendas em português e espanhol, mas a gama é muito maior para quem tem inglês fluente. Entre os que realmente valem a pena você conhecer estão:

  • Future Learn: 

Criado pela British Council em parceria com algumas das melhores universidades da Europa, oferece diversos cursos online, inclusive na área da tecnologia.

  • Udacity:

Fundado em 2012, tem diversos cursos focados em ciências da computação.

  • Veduca:

É considerada a maior plataforma de educação no Brasil e disponibiliza diversos MOOCs em vários nichos.

  • Edx.Org:

Ótima plataforma com MOOCs sobre arquitetura, química, design, comunicação, entre outros.

Lembre-se de se manter atualizado em seu nicho de atuação para conseguir mais clientes e ganhar mais projetos. Descubra entre as centenas de ofertas de trabalho da Workana a que mais combina com seu perfil e comece a trabalhar agora mesmo!

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado