Como e onde aplicar o Material Design?

Muitos de vocês devem estar se perguntando o que é o Material Design. O conceito é relativamente novo e vamos te explicar o que ele significa e te passar algumas dicas para te ajudar a aplicá-lo e usá-lo no seu dia a dia de freelancer. Vamos nessa?

O conceito do Material Design

        O Material Design é um método criado pelo Google em 2014 que une estilo, Branding, interação e movimento no design e criação de aplicativos e materiais digitais. Hoje ele é uma das maiores tendências do design por ter um conceito fluido, natural e de simples compreensão. A tecnologia e o desenvolvimento constante dos meios de comunicação e interação digitais incluem a participação de muitos profissionais e equipes distintas e a ideia do Material Design é unir tudo isso a favor do usuário final, construindo um método e linguagem específicos para manter o design em constante evolução nesse setor.

        Em outras palavras, o Material Design visa criar metodologias e conceitos que criem um bom design focado em dispositivos digitais e usabilidade, reforcem a comunicação entre profissionais das mais diversas áreas, estimule a inovação e criatividade e crie materiais digitais cada vez mais atraentes, produtivos e interativos. A inspiração, a criatividade e a busca constante em aumentar o potencial do design na conquista de resultados também fazem parte do método.

Os principais benefícios do Material Design

        Pelo conceito ser voltado para quem desenvolve os aplicativos e mídias digitais, com foco na usabilidade e atratividade visual, o principal benefício do Material Design está no desenvolvimento constante do profissional do setor. Ele leva o freelancer da área a tirar da cabeça o “eu” e colocar em mente o “ele”. É pensar em como o usuário se sentirá vendo um determinado design. Como será a navegação dele? Terei o resultado esperado com o visual A ou com o B? Como serão as animações e interações? O questionamento e a busca pelo melhor e o mais simples é uma constante no método.

Colocar a sua cabeça para funcionar é um dos objetivos do Material Design já que na web menos é sempre mais. Esse é outro benefício do Material Design: a sua simplicidade. Todo seu design e criação são pensados no movimento e na interação, usando linhas, recortes, símbolos, tipografia, movimentos e cores simples e do senso comum, mas que juntos criam um visual totalmente único, diferenciado, atrativo e interativo. No Material.io você pode conferir toda a metodologia, ter acesso a materiais exclusivos e trocar experiências com outros profissionais do setor.

Como posso usar o Material Design no meu dia a dia?

        Para te ajudar a usar o Material Design no seu dia a dia vamos te mostrar aqui o site e o aplicativo do Asana.

        Olhe bem para essas imagens e repare o seguinte:

  • O movimento que as curvas e cores transmitem para o usuário, assim como a sensação que elas passam;
  • O uso das cores em escalas e graduações diferentes, mas sempre mantendo a mesma identidade visual;
  • A simplicidade, com uso de fontes do senso comum, sem grandes floreios ou rebuscamentos, cores alegres e uniformes, fácil usabilidade e interação, entre outros;
  • Uso de ícones e símbolos que por si só já comunicam algo ao usuário ou o ajudam a usar a ferramenta;
  • Manutenção da identidade visual no site e no aplicativo, com as mesmas premissas do Material Design aplicadas em ambos.

        Depois de dar uma olhada no Material.io e no Asana acho que tudo ficará mais fácil para você aplicar as diretrizes do Material Design no seu dia a dia freelancer. Aproveite esta oportunidade para aprimorar seus conhecimentos profissionais e conquistar novos e mais clientes. Boa sorte e bons estudos!

Redatora no blog da Workana

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado