Educação continuada: mais qualificações, mais clientes

Como costumamos dizer aqui na Workana, o trabalho não é um lugar para onde vamos, mas sim algo que fazemos. E, como tudo na vida – nosso trabalho, inclusive -, precisamos aperfeiçoar nossa prática e atualizar nossos conhecimentos.

No mundo atual, em que a maioria das ferramentas de trabalho viram obsoletas logo ou são substituídas por outras melhores e mais avançadas, precisamos estar sempre ligados nas novas tendências do mercado. Isso significa que, se você é um profissional especializado em uma área específica dentro de sua formação, será de grande utilidade para você estudar outras especializações, possivelmente aquela área nova que surgiu agora no mercado, aquela especialização que anda em alta demanda e que paga até melhor do que você imaginava.

Mais qualificações e mais clientes

Defendemos que você trabalhe com o que você gosta. E, além da atualização de suas qualificações atuais, também defendemos experimentar coisas novas, outras áreas de trabalho dentro de sua área de formação, expandindo seu leque de oportunidades de trabalho e acrescentando novas qualificações ao seu currículo. Por quê? Porque, quanto mais qualificações você tiver, mais clientes se interessarão em contratá-lo. Por exemplo: se você é um webdesigner especializado em WordPress, você naturalmente só será procurado por clientes interessados em ter um site em WordPress. Se você descobrisse, por exemplo, que também é divertido trabalhar com outros CMSs, como Joomla!, você naturalmente poderia contar com essa nova demanda de trabalho também.

Na carreira de profissional autônomo, especialização pode ser um tiro no pé. Embora seja altamente recomendado você ter uma área específica na qual você seja “expert”, o profissional freelancer, idealmente, precisa “jogar nas onze”, de modo a ter uma demanda maior de trabalho, para otimizar sua renda mensal e sua colocação no mercado freelancer, competitivo como qualquer outro.

© Freds | Dreamstime Stock Photos
© Freds | Dreamstime Stock Photos

Portanto, assim como você investiu na sua carreira quando escolheu um ensino superior de qualidade ou aquele curso profissionalizante legal que indicaram para você, invista em sua educação continuada: continue agregando novos conhecimentos e atualizando os antigos, porque a educação não tem fim. Seu cérebro não tem uma cota máxima de conhecimentos, então, use e abuse da oportunidade de aprender novas atividades, para melhorar seu currículo, aumentar suas qualificações e, consequentemente, sua carteira de clientes.

Melhore seu currículo com a Workana

Na Workana, ajudamos você a provar seus conhecimentos com nossos testes de certificação de habilidades. Eles não são certificações formais, mas ajudam a provar para o cliente que você sabe o que está fazendo. Para enriquecer seu perfil e ter melhores chances de ser escolhido para os projetos de seu interesse, escolha algumas certificações para fazer. Elas são feitas no próprio site da Workana, online e gratuitamente. Todos os testes são de múltipla escolha e só estão disponíveis atualmente em inglês – mas já estamos trabalhando na tradução para espanhol e português.

Sua nota só é exibida se você gostar (então, não tenha medo de fazer a prova e tirar uma nota ruim – ela só aparecerá no seu perfil se você quiser) e as certificações também ajudam você a aumentar o nível do seu perfil, conseguindo um número maior de propostas para enviar por semana. Gostou? Certifique-se agora mesmo.

Aprendeu uma habilidade nova? Não se esqueça de manter seu perfil sempre atualizado, acrescentando suas habilidades recém-adquiridas.

Não se cadastrou ainda na Workana? Vamos mudar isso já! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *