10 elementos essenciais para montar seu escritório em casa e triunfar como freelancer

Já pensou no que é fundamental para montar um escritório em casa que seja bem equipado e organizado?

O prazer de todo freelancer é trabalhar na comodidade de sua casa, certo? Mas isso não implica em ter que estar na mesa da cozinha trabalhando com seu notebook em uma posição desconfortável, com o ruído de um motor que se escuta pela janela, presenciando a discussão de seus irmãos menores ou filhos e com todos os incômodos que se possa imaginar.

De fato, trabalhar nessas condições poderia afetar a sua produtividade e comprometer os resultados dos seus trabalhos. Então, por que não montar o seu próprio espaço com os equipamentos e recursos necessários para te ajudar a manter o foco e melhorar a produtividade?

Para que você se organize melhor, neste post, vamos compartilhar contigo quais são os elementos que não podem faltar no seu home office perfeito. Você verá que são coisas bem simples e fáceis de conseguir. Esperamos que, além de conhecer esses detalhes, você possa se organizar melhor, trabalhar com mais prazer e potencializar sua carreira freelancer.

Os 10 elementos essenciais que você deveria ter em seu escritório de casa

1)  Computador

Os computadores são uma parte essencial do seu escritório. Computadores de mesa, notebook, ou ambas? Esta é uma das primeiras perguntas que você deve estar se fazendo e com razão.

Bom, a verdade é que essa resposta irá depender de suas preferências, necessidades e possibilidades.

Se o seu trabalho requer muito deslocamento, uma boa ideia é contar com um notebook. Mas se você precisa de um equipamento potente, para trabalhar como designer, por exemplo, talvez neste caso seja melhor ter um desktop.

2)  Conexão com a Internet

É fundamental estar conectado a Internet. Sempre será recomendável uma conexão de banda larga para agilizar seu tempo. Contrate um provedor de serviços confiável. Você vai precisar de estabilidade e um bom sinal para poder desenvolver seu trabalho sem inconvenientes.

Quando se trabalha como freelancer em casa, a conexão da internet é uma das principais ferramentas de trabalho e um dos investimentos fundamentais que um freelancer deve fazer. Lembre-se que é importante não apenas para desenvolver suas tarefas, mas também para estar sempre em contato com seus clientes.

E como você já falamos, os clientes se sentem mais seguros quando sabem que você estará ali para eles sempre que for preciso. Esta disponibilidade te ajudará a obter cada vez melhores clientes e manter relações a longo prazo, o que acabará se traduzindo em uma melhor remuneração e maior estabilidade econômica.

3)  Periféricos

Aqui a lista é enorme: monitor, teclado, mouse, impressora, scanner, câmera web, fones de ouvido….O mais importante é que você tenha uma tela de monitor ampla (as dimensões dependerão do trabalho que você realiza, o que seja mais prático, inclusive chegar a ter dois monitores). E que a impressora e o scanner respondam muito bem para fazer trabalhos de qualidade em seu home office.

4)  Telefone / Smartphone

Embora muitas vezes acabem passando despercebidos, os telefones e smartphones não são apenas detalhes. Lembre-se que são itens complementares  às ferramentas de voz sobre IP. Quando você estiver trabalhando em casa como freelancer, será muito útil ter sempre em mãos um telefone fixo e o seu smartphone.

Se você vai utilizar o telefone de sua casa, procure que seja uma linha exclusiva para atender os seus contatos. Se não for possível, tenha certeza de sempre manter uma atitude profissional ao atender, principalmente dentro do horário comercial.

Isso pode parecer óbvio mas é fundamental que seja considerado. Não nos cansamos de repetir que uma comunicação fluida te ajudará a manter uma melhor relação com seus clientes. E se o cliente estiver satisfeito com o seu trabalho, além de te dar mais projetos, irá te recomendar a outros clientes que também irão precisar de seus serviços.

5)  Mobiliário

Mesa, cadeira, armários ou estantes para arquivar documentos, livros ou artigos diversos. Procure deixar tudo bem funcional e que se adaptem às suas necessidades.

A mesa e a cadeira deveriam ser ergonômicas para favorecer uma boa postura durante as horas da jornada de trabalho. O melhor de tudo é que, com o avance do design, existem móveis que parecem residenciais e que são super confortáveis, úteis e funcionais. Entendemos seu medo ao pensar que sua casa pareça muito um escritório mas se você buscar bem, vai poder projetar um lugar aconchegante que, ao mesmo tempo, seja funcional para trabalhar no seu próprio ritmo.

6)  Boa Iluminação

Seu escritório deve contar com uma boa iluminação, se possível, natural. Isso irá te ajudar a evitar dores de cabeça, cansaço na vista e incluso uma má postura por não conseguir ver muito bem seu computador.

7)  Memos / Blocos de Notas

Independente de qual seja a sua especialidade, os memos e blocos de notas são super úteis para agendar prioridades, construir listas ou esquemas, descarregar ideias entre outras coisas. Existem diferentes tipos de materiais e desenhos,  para todos os gostos e são fundamentais para ter seu escritório em casa.

Pode ser também que você não sinta mais necessidade de pendurar papeizinhos por todos os lados. Existem ferramentas que te possibilitam organizar o trabalho, como o Asana ou o Trello, por exemplo. Se ainda não conhece, recomendamos que prove algumas delas, a maioria dessas ferramentas de organização são gratuitas. Inclusive você pode recomendar a seus clientes que as usem para organizar o trabalho entre vocês e dessa forma estarem mais conectados e melhor organizados.

8)  Software

Correio eletrônico, aplicativos de voz sobre IP, mensagens instantâneas, programas de Backup automáticos…mais todos os recursos que podem encontrar online para editar documentos, compartilhar arquivos, administrar projetos e milhares de outros usos.

Todos eles são fundamentais para oferecer praticidade e te manterem online. Isso irá te ajudar a ser ainda mais produtivo e ganhar tempo. Como já contamos, a tecnologia pode ser uma grande aliada para trabalhar com clientes e sobretudo para poder se integrar a equipes de trabalho remotas, trabalhando sempre de sua casa.

9)  Materiais de Escritório

Clipes, grampeadores, marcadores de texto, pastas, arquivos, tesoura, envelopes…. Faça uma lista de tudo o que é necessário em seu dia a dia e o que eventualmente irá precisar. É uma ótima ideia ter um kit de materiais básicos de escritório.

Este é outro ponto que parece ser óbvio, mas acredite, existem milhares de freelancers que trabalham em casa e ainda não consideraram esses itens. Como consequência, perdem muito tempo tendo que sair para comprar material de escritório cada vez que precisam de algo.

Ao invés disso, faça uma lista de tudo o que você pode precisar e planeje uma compra desses materiais uma vez ao mês. Você poderá se organizar muito melhor e terá mais tempo para se dedicar ao que você mais gosta: trabalhar como freelancer e ajudar seus clientes a concretizarem seus projetos e fazer crescer seus negócios.

10) Seu toque Pessoal

Havia pensado nisso? Porque é fundamental que seu escritório em casa seja um verdadeiro escritório…Uma foto de um lugar perfeito para as suas próximas férias, um relógio de parede, um enfeite, um poster. Dê o seu toque pessoal ao seu espaço. Isso trará a você conforto e terá por perto seus objetos que tanto gosta.

Fazer esta personalização fará você se sentir mais feliz e essa felicidade é sentida em seu trabalho Cada vez que falar com seus clientes, eles irão notar. Verão que você está tranquilo, feliz de fazer o seu trabalho… E se eles percebem isso, irão confiar ainda mais em você, te dando cada vez mais trabalho. Assim, sua carreira freelancer irá decolar e será cada vez melhor, que é o que desejamos aqui na Workana.

Se você quer se tornar um freelancer e começar uma carreira de sucesso, te convidamos a clicar aqui e se registrar na Workana gratuitamente. Assim que completar o seu perfil, vai poder começar a enviar propostas aos clientes que publicaram seus projetos buscando freelancers qualificados para tocá-los adiante. Além disso, você pode conferir nossas dicas para os freelancers que começaram recentemente a trabalhar nessa modalidade. 

Antes de nos despedir e para te inspirar ainda mais, compartilhamos este vídeo com 25 ideias para você montar o seu home office:

Agora sim, torne seu espaço o melhor escritório! A ideia é que você disponha de um espaço que seja bom, agradável e cômodo para desempenhar durante o dia todas as suas atividades. Já que é SEU espaço e tem a oportunidade de personalizá-lo, aproveite!

Aqui da Workana, te desejamos muito sucesso!

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated