Encerrando o ano e projetando o ano que vem!

A esta altura do ano sempre nos encontramos fazendo balanços e propondo novas metas para o ano que vem; e nosso desenvolvimento profissional é um dos pontos mais importantes que levamos em conta nas famosas “promessas de ano novo”. Neste post, queremos te dar algumas dicas para encerrar o seu balanço anual e projetar as suas metas para o ano que irá começar.

final de ano na Workana

Ano novo: dicas para a sua lista de metas!

Se você é um profissional freelance em tempo integral ou somente part-time, você sabe que a fidelização de clientes e a conquista de novos e melhores projetos é chave para melhorar o seu desenvolvimento profissional no próximo ano. Para consegui-lo, fazer um balanço positivo e negativo da sua atuação durante este ano é imprescindível. Tente pensar em tudo o que fez em 2015: que tipo de projetos realizou, como foi a sua dinâmica com os seus clientes, o que você acha que faltou, quais boas ações você considera que deve repetir no futuro, quanto dinheiro gastou e quanto gostaria de ganhar no próximo ano, etc. Todos estes pontos podem te dar um panorama do seu perfil profissional para que você mantenha aquelas ações que foram produtivas e mude ou melhore aquelas que não foram tão boas. Tenha sempre em conta que a qualidade de serviço, a organização e o compromisso são itens que você sempre deve priorizar para manter uma excelente relação com os seus clientes e possíveis clientes. Ter ótimas pontuações de seus contratantes gera não só possibilidades de trabalhar novamente com eles, mas também facilita a conquista de novos clientes.

 

Com a sua lista de aspectos positivos e as melhorias que deseja realizar, estipule um cronograma de metas. Na lista você pode incluir quanto tempo dedicará ao trabalho, que tipo de projetos deseja realizar e quanto dinheiro deseja ganhar. É importante ter objetivos concretos e reais – ter como meta algo impossível só irá gerar frustração e não é o que buscamos. 🙂

metas final de ano Workana

Uma vez estabelecidas as metas, você poderá organizar o seu dia a dia e pensar em ações para cumprir estes objetivos: dedicar certo tempo durante o dia para se candidatar a novos projetos, melhorar o seu portfólio de trabalho, estabelecer um momento diariamente para oferecer um feedback aos seus clientes sobre a evolução de seu projeto, estipular uma quantidade de projetos nos quais precisará trabalhar para alcançar a meta financeira que está buscando, e qualquer outro ponto que considere necessário para alcançar este objetivo.

 

Como dissemos antes, é mais produtivo estipular vários objetivos pequenos e realizáveis, do que um objetivo grande e quase impossível. Quando você tiver pequenas metas, alcançá-las será mais fácil e você se manterá motivado para cumprir as que faltam. Um método interessante para isto é fazer um checklist com as suas metas e ir marcando as que forem completadas, pouco a pouco. Isto te encherá de satisfação e te manterá focado e motivado para seguir adiante.

encerrando o ano como freelancer na Workana

Não espere o brinde de Ano Novo para pensar em seus objetivos, o momento é agora!  Faça o seu balanço do ano, verifique os pontos bons e os pontos a melhorar, estipule as suas metas e estratégias e comece o ano com tudo!

Estamos aqui para te ajudar no que precisar, conte conosco e tenha um Feliz Ano Novo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *