Como construir uma casa em um fim de semana

equipe

O final de semana passado foi radicalmente diferente para a equipe da Workana. Ao invés de estar com a nossa família ou descansar, decidimos ser voluntários e construir uma casa para o Arnaldo, a Maria e seus dois filhos juntamente com a ONG argentina chamada TECHO.

A TECHO é uma organização sem fins lucrativos presente em 19 países da América Latina que luta contra a situação de pobreza de milhares de pessoas que vivem em assentamentos precários. Através das ações realizadas pela sociedade, a ONG tenta garantir que todos possam desenvolver suas capacidades plenas, exercer e desfrutar dos seus direitos. Eles também oferecem programas de voluntariado para jovens que queiram ajudar a construir casas para famílias de baixa renda.

Esta é a quarta vez que a Workana participa da construção de uma casa e sempre com mais entusiasmo. Foram dois dias de trabalho árduo, muito pó, fadiga e dores no corpo causadas pela obra, mas tudo isso ficou de lado com imensa felicidade e sensação de dever cumprido que sentimos por ter ajudado esta família e lhe entregar a possibilidade de ter seu próprio teto.

 Veja as fotos da construção em nosso Instagram!

 

A seguir, alguns depoimentos da nossa equipe:

Foi uma experiência muito linda… horas super bem gastas. Ajudar pessoas com algo tão importante, como ter uma casa para viver, não tem palavras. A família que ajudamos é muito bonita e o pessoal da TECHO são muito atenciosos. Nós aproveitamos todos os momentos juntos e estou levando muitos ensinamentos para casa. Essas palavras resumem um pouco do meu fim de semana: felicidade, amor, emoção, equipe de trabalho, bem-estar… Eu repetirei a experiência sem hesitar… Ajudar os outros é sempre muito bom! – ANGIE, Finanças

 

Foi uma experiência muito enriquecedora! Aprendi muitíssimo ao conseguir abrir minha cabeça para uma realidade totalmente diferente do meu dia a dia. E com a sorte de poder compartilhar este momento com pessoas muitas legais e com vontade de contribuir com o seu grãozinho de areia. – FRAN, Marketing

 

Participar nesta ação da TECHO foi uma experiência muito especial, pois te faz conhecer as necessidades das pessoas mais humildes e mostra que, com esforço, trabalho e cooperação, tudo pode melhorar. – OSKI, Developer

 

Esta foi a minha primeira experiência na TECHO. Não foi fácil! Por um lado, ver outra realidade de uma maneira tão crua e nua… Ajudamos o Arnaldo, a Maria e suas duas lindas filhas a construir uma casa, a ter um lugar sem umidade, uma casa segura onde podem viver sem medo mesmo que esteja caindo um temporal lá fora. Algo tão básico como uma casa.
Passei todo o fim de semana longe de casa e da minha família, mas hoje posso dizer que me sinto muito feliz, pois nós não só ajudei uma pessoa, mas também consegui transmitir uma mensagem para minhas filhas de quão importante é ajudar os outros.
Aqueles que ainda não ousaram participar de algo parecido, minha recomendação é não esperar mais! A felicidade e a gratidão que recebemos do Arnaldo e da Maria, os abraços e os agradecimentos das suas duas filhas com seus olhinhos brilhantes, valeram qualquer esforço! – EMI, Finanças

Aproveitamos esta bela oportunidade para parabenizar a todos que participaram neste dia e também incentivar toda a comunidade freelance a fazer parte destas ações tão importantes na sociedade.

Não precisa passar um fim de semana inteiro, também existem outras maneiras de ajudar. Assim como a TECHO, existem muitas ONGs que precisam de voluntários para as diferentes áreas, inclusive administrativas.

Se você ainda não tem experiência como freelancer e quer ajudar, por que não tentar esta alternativa para começar sua carreira independente?

Confira todas as publicações que serão feitas no Dia do Voluntariado, escolha uma organização e comece a ajudar hoje mesmo.

Mãos à obra e Feliz Dia Internacional do Voluntário!

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado