Como se especializar em uma segunda área de atuação?

Como se especializar em uma segunda área de atuação?

Ser bom em alguma coisa é muito útil quando se trata de sua vida profissional. E, se você for um profissional freelancer, sabe que, quanto mais você se especializar em sua área, melhor.

Mas já parou para pensar que, se você abrange mais de um nicho, será capaz de se candidatar a muito mais projetos e jobs? Além de aumentar sua gama de opções (e sua renda mensal), você vai poder atuar em outras áreas, aprendendo e se tornando um profissional mais completo.

É por isso que se especializar em uma segunda área de atuação é uma ótima ideia para quem lida com freelas. Você pode aproveitar para preencher seu perfil na Workana e deixá-lo mais completo com novas habilidades – e mais atrativo para seus clientes também.

Além disso, em seu perfil, você pode mostrar todas as suas experiências freelas anteriores, os clientes com os quais já trabalhou e tudo o que sabe fazer.

E muitos freelancers já sabem disso e estão em busca de mais cursos e especializações para alavancar seus ganhos e carreira. Mas como dar os primeiros passos para adquirir conhecimentos em uma segunda área de atuação?

Como se planejar para fazer mais cursos e especializações?

O freelancer precisa ser, acima de tudo, muito organizado. Seu tempo e agenda devem trabalhar juntos para que você consiga produzir o máximo possível e com muita qualidade;  para que seu cliente fique satisfeito, dê uma boa avaliação de seu trabalho e te convide para mais projetos. Observe um exemplo de perfil bastante atrativo e com várias habilidades:

Pode parecer complicado arranjar um tempinho para estudar e aprender, mas é perfeitamente possível se você souber administrar seu tempo com cuidado. Para isso, a Workana preparou algumas dicas para te ajudar:

1. Escolha seu curso ideal

Quando falamos de especialização, estamos falando de algo profundo de verdade. Você não tem de saber fazer várias coisas de forma mediana. Isso não agrada os clientes. Se você estiver decidido a encarar uma segunda área de trabalho, terá de se dedicar a ela e se aprofundar de verdade, para ser um ótimo profissional.

É desafiador atuar em áreas diferentes, por isso escolha seu curso com cuidado. Mesmo se for algo “distante” do que você faz atualmente, analise se você gosta do nicho, se já conhece como funciona o trabalho e se tem afinidade com ele.

Quanto mais identificação você tiver com a área, mais se sentirá motivado para aprender e melhores serão seus resultados no trabalho.

2. Verifique seu tempo e orçamento

Como dissemos antes, esteja ciente que precisará reservar uma parte de sua agenda para realizar seu curso. Existem vários cursos online e MOOCs que podem ser acessados de forma gratuita e que podem lhe dar uma boa noção do que deseja fazer.

Há também graduações e cursos de pós que podem ser realizados de forma remota. Mas lembre-se que ao fazer sua escolha, terá também de organizar suas finanças para realizar seus estudos sem que isso prejudique suas contas mensais.

Planejamento é tudo na vida do freelancer!

3. Siga seus objetivos

Tenha suas metas bem definidas ao decidir se especializar em algo novo. Anotar num planner ou mesmo em uma agenda virtual seus objetivos e planos é uma ótima maneira de se sentir motivado a aprender.

Os clientes sempre contratam os melhores freelancers mais de uma vez quando gostam de seu trabalho. E se você conseguir se destacar em mais de uma área de atuação, pode ter certeza que terá muito sucesso em sua carreira como profissional freela.

Viu só? Lembre-se de manter atualizado seu perfil na plataforma da Workana e envie propostas para os projetos que mais têm a ver com seu perfil profissional. Aproveite também para planejar qual seu próximo passo em sua carreira e qual será sua segunda área de atuação.