Feliz Dia Internacional do Community Manager

Há quatro anos, a quarta segunda-feira de cada mês de janeiro é comemorado o Dia Internacional do Community Manager, uma profissão que não só cresce a cada dia em oferta e demanda, mas também que mudou a maneira que as empresas têm de chegar aos consumidores.

Na Workana vemos como essa profissão cresce dentro da nossa plataforma dia após dia, unindo dezenas de clientes e profissionais. E em um dia como hoje queremos nos somar aos festejos e fazer uma pequena homenagem a todos aqueles que dedicam horas a gerenciar a comunicação em redes sociais de empresas e negócios.

Para isso, compartilhamos esta entrevista especial com o profissional José Salvador, Social Media Manager expert em Redes Sociais.

Desde a Workana nós desejamos um feliz dia e agradecemos por estar sempre ai e ser parte da nossa comunidade!

——

CM_jose_salvadorW: Qual você acha que é a função fundamental de um CM?

J: A função ou tarefa principal do Community Manager é ser a voz da empresa ou produto com o qual se trabalha, e por esta razão é fundamental entender cada um dos conceitos por trás do produto e saber como comunicar a mensagem à comunidade.

W: Como pode acrescentar valor?

J: Há muitíssimas formas de acrescentar valor, mas um bom Community Manager tem que criar, alimentar e manter a conexão entre o público e a marca desde uma perspectiva humana.

W: Quais são os erros típicos das empresas ao pensar em contratar um CM?

J: Há muitas empresas que acreditam que o Community Manager é também um expert em SEO e o vendedor do produto no lugar de visualizar as tarefas de comunicação/ publicidade.

W: Em seu caso particular, como você desenvolveu a sua carreira freelance?

J: A curiosidade me levou a entrar no mundo freelance, junto com a paixão pelo meu trabalho e a liberdade de ação e decisão que o trabalho freelance oferece.

W: O que é o bom de ser um Community Manager terceirizado, e não contratado sob relação de dependência?

J: O bom de ser freelancer e trabalhar para empresas que terceirizam os seus serviços é que o cliente te contrata por sua experiência e pelo seu estilo de trabalho, confia em sua visão e se alegra com os resultados. Além disso, o relacionamento durante todo o processo é de um a um, e isso permite uma melhor comunicação entre o cliente e o profissional. E se achar pouco, trabalhando como freelance você conhece muita gente de diferentes países e culturas, e isso é uma retroalimentação muito enriquecedora.

W: A seu critério, como irá crescer a função do Community Management?

Segundo as tendências, eu penso que a função do Community Manager se desenvolverá como em mercados mais definidos como são o americano e o europeu. É uma função apaixonante, tem muito a acrescentar, e as empresas poderão apreciar o potencial de contar com um Community Manager dia após dia.

J: Neste dia especial, qual é a sua mensagem para todos os CM?

Parabéns a todos! Não deixem de crescer, sintam paixão por cada coisa que fizerem e, sobretudo, não esqueçam que o êxito está na excelência do trabalho!

EntrevistaNatalia Welner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *