FÉRIAS FREELA: COMO NOS ORGANIZAR?

FÉRIAS FREELA: COMO NOS ORGANIZAR?

As férias são essa época do ano que nos permite um descanso: ansiamos por sua chegada, mas quando acontece, nos pega um pouco desprevenido. Já estamos em Janeiro outra vez? E junto vem a ansiedade por cumprir com os prazos de entrega, comprar passagens, reservar hotéis, etc.

Quando você é um freelancer, no início é fácil cair nessa situação. Mas isso, não tem que passar contigo! Vejamos alguns conselhos fáceis e práticos para acomodar seus horários e chegar no período das férias sem nenhuma pendência.

Adiantar o trabalho

Uma pessoa na situação de empregado não se preocupa com o trabalho pendente, pois sabe que um colega pode cobri-lo. As datas são sempre fixas e o dinheiro está disponível desde o primeiro dia das suas férias.

O freelancer, pelo contrário, tem a liberdade de escolher o dia que sairá de férias, mas de antemão, não conta com uma quantidade fixa de dinheiro. Porém, isso também não deve ser um problema.

O segredo está em programar a data de saída, ao menos, com um mês de antecipação, adiantar o trabalho e reservar dinheiro. Isso exigirá um pouco mais de você e com certeza terá que aceitar um pouco mais de carga laboral, mas isso te permitirá tomar o tempo que se deseja para descansar.

Durante o mês que antecede as suas férias, você pode reservar um hotel, comprar as passagens de avião, ônibus ou trem e até preparar as malas. E tudo isso, enquanto trabalha em sua casa. É o lado positivo de ser freelancer: você decide o que faz com seus horários.

É importante acompanhar os prazos de entrega nas duas semanas que antecede a data de saída, pois não vai querer deixar de cumprir ou ter trabalho excessivo nos últimos dias, certo? Por esta razão, é importante planificar de antemão uma agenda laboral com prazos bem definidos e cargas horárias já estabelecidas.

Reservar dinheiro

Não se esqueça de guardar dinheiro em sua conta bancária: você pode fazer isso durante todo o ano. Calcule a porcentagem mensal que você deve separar para sua reserva para as férias e a respeite mês a mês.

Lembre-se que em muitas plataformas de trabalho, você só poderá retirar seu dinheiro no começo de cada mês. Na Workana, se tiver o plano Pro ou o Premium, poderá fazê-lo também na metade do mês ou em qualquer momento que necessite.

Leve em consideração os prazos de compensação do seu meio de pagamento, alguns levam apenas algumas horas para depositar o dinheiro disponível, já outros podem demorar dias e até semanas.

Escolha projetos curtos

Na medida em que a sua data de saída for se aproximando, você deve escolher somente aqueles projetos curtos, mais fáceis. Por quê? Resposta simples: será mais fácil terminá-los e não correr o risco de chegar no dia da saída com trabalho pendente.

Outra vantagem é que poderá escolher todos os projetos que queira e acumular mais dinheiro que com outros projetos maiores. Isso não parece lógico, mas é assim: se você considerar que na última semana só terá uma pequena quantidade de horas disponível  para trabalhar, os projetos curtos e mais fáceis serão sua melhor opção. Envie as propostas que possa cumprir e na medida que vá terminando os projetos, revise seu tempo para saber se poderá pegar outros mais. Deste modo, aproveitará ao máximo a sua produtividade até o último dia.

Relaxe-se!

A partir do momento que esteja de férias, desconecte-se! São suas merecidas férias e o melhor conselho que posso dar é aproveitá-las ao máximo.

Se por alguma razão, você decida trabalhar, escolha um horário reduzido: nas primeiras horas da manhã, na hora da sesta ou de noite. Se estiver em um lugar com praias, possivelmente te convém trabalhar durante os horários nos quais, de qualquer maneira, não poderia aproveitar: logo depois do meio-dia (quando é perigoso se expor aos raios solares) ou no final da tarde.

Os dias chuvosos podem ser um bom momento para trabalhar em algo simples. Se tiver com vontade de trabalhar, faça, mas considerando sempre que a prioridade é descansar de um ano de trabalho árduo.

Se a sua ideia é descansar por completo, lembre-se de programar o seu e-mail para enviar o aviso de férias como resposta automática, no Gmail, por exemplo, existe essa opção há muitos anos. É uma cortesia que os seus clientes merecem.

E por último, uma boa ideia é recomendar a um colega que você conheça para que te substitua durante as suas férias.

Boris Ulianov é um profissional de Conteúdos destacado na Workana.

Para demostrar as suas habilidades como Freelancer, não perca a oportunidade de se candidatar aos seguintes projetos publicados na Workana!

Você precisa de uma campanha para impulsionar o seu negócio? Crie um projeto contando as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *