27 ferramentas gratuitas para impulsionar seu trabalho remoto durante a quarentena por coronavírus.

Com milhares de pessoas infectadas pelo Coronavírus, o trabalho remoto passou a ser uma nova realidade para muitos profissionais de todo o mundo. 

Assim como nós da Workana estamos com nossos times 100% remotos, grandes empresas estão fechando suas portas para reduzir a propagação dos sintomas causados pelo COVID19. 

Gigantes da tecnologia como Amazon, Google, Facebook e Twitter anunciaram que grande parte de sua força de trabalho começaria a trabalhar de forma remota e deixaria de comparecer aos escritórios. 

Para nós que já estamos habituados com o trabalho remoto, o desafio é um pouco menor, pois algumas políticas internas já haviam sido estabelecidas, assim como as melhores compartilhadas entre nossos funcionários. 

Mas para a grande maioria que se viu de uma hora para outra em home office, o desafio vai além de ter que lidar com questões inerentes ao isolamento, como a solidão. Também é preciso aprender a usar aplicativos, ferramentas, extensões para gerenciar o tempo e ser mais produtivo, liderar projetos e equipes geograficamente distantes e, ao mesmo tempo, estar em contato virtualmente com outras pessoas.

A tecnologia como peça chave neste momento!

As políticas de quarentena, cancelamentos e trabalho em casa aumentaram bastante a demanda por aplicativos de videoconferência,  bate papo, gerenciamento de projetos e compartilhamento de arquivos na nuvem. Afinal de contas, sem eles o que seria de nós? 

Em resposta à disseminação do Coronavírus, empresas de software (como Zoom, Microsoft e Google) estão oferecendo gratuitamente seus produtos para que todos possam ter um pouco mais de conforto neste momento. Mas não são somente essas empresas! Existem diversas outras envolvidas nesta causa!

Há pouco tempo, nós também liberamos para download um Guia Completo do Trabalho Remoto totalmente gratuito, no qual te contamos um pouco mais sobre a nossa experiência. Com certeza, esse material te ajudará a pensar a complexidade e os múltiplos fatores da questão.

Mas não paramos por aí… Com queremos continuar te ajudando neste momento, selecionamos as melhores ferramentas online para que o seu trabalho possa fluir. Confira: 

27 ferramentas gratuitas (ou temporariamente gratuitas) para fazer seu trabalho remoto fluir durante a quarentena

1. Google

Disponibilizou uma versão premium gratuita de sua ferramenta de bate-papo por vídeo até Julho deste ano, para ajudar empresas e escolas do mundo inteiro. Através do Hangouts e do Meet, sua empresa pode realizar videochamadas com até  250 participantes em uma sala. Ou se preferir, realizar uma transmissão ao vivo para até 100.000 espectadores. Além disso, existe a possibilidade de gravar as reuniões e salvá-las no Google Drive.

2. Zoom

Disponibilizaram uma página de suporte ao usuário e a ferramenta pode ser usada com todas as suas funcionalidades gratuitamente por escolas do ensino fundamental e médio. Na versão gratuita deste aplicativo, é possível fazer reuniões ilimitadas com até 100 pessoas em sala de até 40 minutos. 

3. Calendly

Está oferecendo integrações gratuitas através do Zoom e do GoToMeeting com o seu software que agenda compromissos online, facilitando a vida dos funcionários remotos que precisam permanecer conectados.

Este recurso de integração é normalmente disponibilizado no plano Premium. Porém, até o dia 30 de junho, todos poderão utilizá-lo. Vale lembrar que o acesso total a conta Premium também é válida para equipes que estão trabalhando diretamente nas pesquisas do CONVID-19.

Além disso, o Calendly tem uma versão gratuita bastante interessante para qualquer pessoa independentemente deste modelo. 

4. Slack

Estão disponibilizando planos gratuitos para equipes que trabalham em pesquisa sobre a pandemia do coronavírus. As equipes interessadas podem enviar por e-mail um endereço especial para receber esta liberação é saber qual a melhor forma de começar a trabalhar de forma remota. Email: covid@slack.com

5. PandaDoc

Esta ferramenta de assinatura eletrônica está oferecendo temporariamente um plano gratuito com usuários e uploads de documentos ilimitados, assim como assinaturas eletrônicas e processamento de pagamentos.

6. Zoho

Conjunto super completo de aplicativos para quem quer trabalhar remotamente (gratuito até 1º de julho). No total, são 11 ferramentas que vão desde reuniões online, plataformas para treinamento, armazenamento de arquivos, gerenciamento de projetos, suporte remoto a usuários, aplicativo para escrever documentos, planilhas e apresentações e plataforma de chat.

7. Hootsuite

Acesso gratuito ao Hootsuite Professional para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos até 1º de julho. Este aplicativo ajuda a gerenciar as redes sociais além de ajudar a ficar conectado com clientes e comunidade.

Além disso, o Hootsuite te dá acesso gratuito a diversos treinamentos para gerenciar redes sociais, o que poderá lhe ajudar a melhorar o seu engajamento, criar conteúdos mais eficientes e a gerenciar sua comunicação em momentos de crise como este.

8. Wrike

Solução para gerenciamento de projetos que ajuda a aprimorar o fluxo de trabalho. Está liberando licenças gratuitas para novos clientes por 6 meses da versão profissional. Atuais clientes podem adicionar colaboradores ilimitados. Também disponibilizaram webinars e dicas sobre o trabalho remoto no site.

9. Cisco

Foi liberada uma licença gratuita para novos clientes da ferramenta de autenticação de dois fatores do Duo Security. Já os clientes atuais podem estender a licença para os usuários que estão trabalhando de forma remota. O mesmo é válido para sua ferramenta de segurança na web, Umbrella, e seu produto VPN AnyConnect, que está disponível até 1º de julho.

A Cisco está estendendo serviços para clientes existentes do Webex, sua plataforma de videoconferência. A oferta inclui uso ilimitado sem restrição de tempo, suporte para menos de 100 participantes e discagem gratuita. Para ter acesso, a empresa precisa entrar em contato com a Cisco através do email: covidcollab@cisco.com

10. Microsoft

Uso gratuito do Office 365 E1 por seis meses, incluindo a funcionalidade do chat ao vivo com acesso ilimitado para chamadas de áudio ou videoconferência em grupo totalmente integradas. Este pacote de serviço possui 10GB de armazenamento de arquivos compartilhados e mais 2GB para arquivos pessoais. 

11. Avid

Foram liberadas licenças gratuitas e temporárias de ferramentas para empresas do setor audiovisual e educacionais. Os usuários podem obter licenças gratuitas de 90 dias para produtos como o Media Composer | Ultimate, Pro Tools, Pro Tools | Ultimate e Sibelius | Final Cut.

12. Adobe

O acesso gratuito aos aplicativos da Creative Cloud está disponível para alunos e educadores até 31 de maio. A Adobe também oferece acesso gratuito por 90 dias ao Adobe Connect para conferência na web até 1º de julho.

13. DropBox

Assinaturas gratuitas do DropBox Business e HelloSign Enterprise por 3 meses e cada empresa pode solicitar o acesso para até 50 usuários/licença.

14. Salesforce

Acesso gratuito à tecnologia para equipes que precisam fornecer respostas imediatas de emergência, call centers e equipes de gerenciamento de atendimento de sistemas de saúde afetados pelo coronavírus.

15. Loom

Excelente aplicativo para gravar a tela do seu computador, fazer tutoriais e compartilhar com alunos, clientes, equipes remotas. Alguns dos benefícios ofertados pelo Loom são:

  • Plano Gratuito teve o limite ampliado: antes era possível armazenar 25 vídeos, agora é ilimitado;
  • Preço reduzido pela metade do plano Loom Pro: antes custava US$10 por mês e agora, apenas US$5.
  • Além disso, todos os testes do plano profissional foram estendidos de 14 dias para 30 dias.

16. Mlabs 

Ferramenta para agendamento de posts e relatórios para as redes sociais também criou benefícios! Para quem é cliente do Plano Agendamento, terá o upgrade grátis para o Plano Completo pelos próximos 30 dias.

Para quem é cliente do Plano Completo – ou possui perfis nesse Plano – poderá optar pelo benefício de ter mais um perfil gratuito no Plano Agendamento durante a quarentena, ou pela extensão de 30 dias para qualquer um dos seus perfis ativos. Eles ainda ampliaram a iniciativa para ONGs e entidades filantrópicas  e para os pequenos negócios.

Treinamentos, Revistas, Cursos de Aperfeiçoamento e Cultura

17. Linkedin

Neste momento, oferece 16 cursos gratuitos de aprendizado online com dicas de produtividade, trabalho remoto, comunicação, ferramentas e aplicativos e como equilibrar a vida pessoal com a dinâmica de trabalho de maneira saudável.

18. Fundação Getulio Vargas (FGV)

A FGV liberou 55 cursos onlines gratuitos e com certificado em diversas áreas, incluindo Direito, Administração, Marketing e Recursos Humanos.

19. Revista Forbes

Acesso liberado gratuito a algumas das principais edições da revista no app Forbes Brasil Prime. Basta baixar o aplicativo no App Store ou na Google Play Store.

20. Harvard

Está disponibilizando 100 cursos online gratuitos divididos em 14 áreas: Arte e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação, Governo, Leis e Política e outros. Com certificado.

21. ITA

O Instituto de Tecnologia Aeroespacial liberou 10 cursos gratuitos online todos voltados para a área de Software e Metodologia Ágil. Ao final, todos os cursos possuem certificados.

22. ComSchool

Durante a quarentena, liberou 4 cursos gratuitos de Marketing Digital: Como vender pelo Instagram; Como montar uma loja virtual; Facebook Ads e Marketing no YouTube.

23. Amazon

Diversos livros gratuitos para serem lidos no Kindle, sobre diferentes temáticas, como comportamento humano, lógica, sociologia, educação, psicologia, política, etc. 

24. Faber Castell

Inúmeras opções de cursos online para estimular a criatividade de crianças e adultos: desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais. 

25. Google Arts & Cultura

Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a mais de 1.200 museus, galerias e instituições de 70 países.

26. Museu do Louvre

Visite as salas de exposições e galerias do museu, contemple as fachadas do Louvre. O Museu do Louvre, é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França.

27. Pinacoteca di Brera

A Pinacoteca di Brera é considerada uma das melhores coleções de arte de toda a Itália. Abriga obras de grandes artistas, como Rafael e Caravaggio.

Mantenha a calma e tente tirar o maior proveito desse período de quarentena

Sabemos que este é um período estressante: notícias negativas, preocupação com familiares e idosos, uma nova forma de trabalhar… Tudo isso pode levar a nossa produtividade lá pra baixo!

Mas pense assim: quanto mais ferramentas você tiver para deixar o seu trabalho em dia e se comunicar com sua(s) equipe(s), melhor será! Além de não pausar suas atividades, você ainda evita sentimentos de isolamento, o que pode levar à depressão.

As soluções para o trabalho remoto incluem o máximo de interação online possível! Lembre-se de comunicar-se o tempo inteiro com a equipe, compartilhar arquivos e entender todas as funcionalidades das ferramentas e aplicativos que disponibilizamos para vocês!

Se você é líder de uma equipe, seja o agente responsável por integrar todos! Saiba também reconhecer que as pessoas estão mais nervosas e até com dificuldades de lidar com novas tecnologias. Incentive a colaboração mútua!

Tire um período do seu dia para o aprendizado, para conhecer algo novo e se atualizar! Todas essas práticas podem nos ajudar a fluir melhor durante essa quarentena, tanto no âmbito profissional como na vida pessoal. 

Acompanhe nossas redes sociais e visite nosso canal do Youtube! Existem centenas de vídeos, dicas e tutoriais que podem lhe ajudar a conhecer ainda mais sobre o trabalho remoto, freelancer e até mesmo a tirar o melhor proveito da nossa plataforma!

Estes artigos também pode te interessar: 

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated