A fórmula para ganhar seguidores

A fórmula para ganhar seguidores

Adicione orégano, sal a gosto, uma colherada de azeite e… Ok? Não! Estou brincando. Está não é a fórmula que quero falar e já advirto que não pretendo falar de uma equação mágica para ganhar seguidores com qualquer conta, simplesmente falarei do que aprendi durante o ano de 2016 na área de entretenimento.

Além do trabalho cotidiano com o Es de Guaros, fiz um estudo monitorando contas dedicadas ao entretenimento e humor, as quais tentam se conectar com os seus usuários através de elementos como os populares memes, notando que certos elementos coincidem em:

1- Originalidade: é enorme a quantidade de contas que tentam ganhar seguidores usando os memes, então aquelas com conteúdo exclusivo ou com maior prontidão, são as que ganham rapidamente mais seguidores se comparadas àquelas que simplesmente publicam o primeiro que encontram nas buscas do Google ou aquilo que já tenha sido utilizado por muitos outros sem fazer nenhum aporte.

2- Timing: mais que usar o meme da moda, aquelas contas que aproveitam situações com memes originais e publicam no melhor momento, conseguem um maior engagement e interações.

3- Humor: algo óbvio, já que muitos utilizam suas contas nas redes sociais como distração, por isso essas pessoas se interessam mais por aquelas contas que lhes divertem.

4- Nostalgia: quem não tem alguma lembrança de um evento, acontecimento ou um costume que já não se utiliza? Normalmente, este tipo de publicação costuma conseguir muitas interações.

5- Identidade: esses detalhes que fazem com que os seus seguidores sintam que têm uma vantagem sobre os demais, é sempre um recurso útil e bastante agradável para muitos, embora alguns o chamem de “patriotismo ridículo”, por apenas citar um dos termos que eles utilizam.

Polêmica? Muitos se atrevem a usar temas polêmicos para que, graças aos debates, as contas sejam reconhecidas já que muita gente fala deles. No entanto, com o tempo, os usuários poderiam se voltar contra você, quando decida mudar a temática ou o tom das suas publicações.

Como já disse antes, não é uma fórmula exata, porque ser original, assertivo, engraçado e conseguir a nostalgia não se conquista lendo blogs ou com sorte, se não através da prática e muita análise.

O que devemos evitar? Estagnar. As ideias estão aí, ao nosso redor, no café da esquina, no ônibus, em uma conversa no metrô, muitas das publicações em EDG que têm gerado muitas interações provêm de pessoas ou de algo que afeta a grande parte dos cidadãos, o importante é estar atento. Os profissionais especialistas em Community Management serão seus aliados para alcançar todas essas coisas.

Parafraseando a Henry Jones em “Indiana Jones e a Última Cruzada” te dou um conselho:

“Que os meus criativos sejam as praças, os semáforos e as pessoas nas ruas.”

Gabriel Rumbos, autor convidado e freelancer de Marketing e Vendas na Workana.

Anime-se e comece o seu empreendimento criando um projeto na Workana, seja com a ajuda de outros freelancers especialistas em diferentes áreas ou também arriscando-se como um profissional independente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *