Freelance jovem: uma oportunidade sem limites

Freelance jovem: uma oportunidade sem limites

Eu sou jovem e trabalho em casa há aproximadamente um ano. Tudo começou quando enviei meu currículo a uma empresa e me ofereceram a ideia de realizar o trabalho a distância para uma empresa dos Estados Unidos. Sempre pensei em todas as vantagens que teria trabalhando em casa, mesmo sem saber onde buscar este tipo de trabalho e muito menos o que implica esta modalidade.

Tenho 24 anos, sou recém formada em Relações Internacionais e, na Argentina, a maioria nem sabe do que se trata a minha carreira e nem em que áreas eu posso me desenvolver. Além disso, também falo inglês, atualmente estou estudando português, fiz cursos de Comércio exterior e Marketing Internacional, web analytics e marketing digital, trabalhei em uma infinidade de cargos totalmente diferentes, mas ricos em conhecimentos. Com tudo isso, nem as empresas, e as vezes nem eu mesma, sabem em que vaga eu poderia me desenvolver completamente.

Junto a isso, tenha algumas crenças que os millenials conhecem bem…

Na minha opinião, o trabalho é um meio e não um fim, por isso evito aqueles que são tediosos e pouco desafiantes; não acredito em jornadas de horários fixos e nem gosto de estar presente fisicamente e não mentalmente, mas sim em cumprir objetivos; também não creio que o profissionalismo de uma pessoa seja apreciado pelo cumprimento de regras de moda nem pela idade que tenha. O meu principal objetivo é encontrar um emprego que me complete.

Então, as minhas oportunidades freelance chegaram e assim descobri um mundo totalmente novo. Me apaixonei desde o princípio, começando pelo fato de que eu não precisaria mais desperdiçar horas do meu tempo (que para mim é vital) no trânsito. Também tenho a oportunidade de escolher como, quando e onde trabalhar. Muitos são obrigados a ter um escritório enquanto eu posso escolher trabalhar em um bar, na casa do meu namorado, na em um coworking, no apartamento de uma amiga, em um hotel em outro país.

freelance-jovem-oportunidades

Uma das grandes vantagens do freelance…

Em especial para os jovens, é a grande variedade de ofertas de trabalho que existe porque não só há oportunidades locais, mas também de outras regiões. Também não existe uma duração padrão de trabalho: pode durar dias, semanas ou meses, o que considero ótimo para aqueles que realizam outras atividades (estudo, esportes e inclusive família). Além disso, todas estas oportunidades somam experiência para um CV. Somos muito jovens e sempre que nos candidatamos para um emprego, solicitam experiência, o que com a nossa idade, as vezes é muito difícil de cumprir.

Sou dona do meu tempo e espaço, e isso tem um valor único 

o que não significa que por isso o meu trabalho seja menos sério. Se tenho que realizar cinco tarefas por dia, uma vez que as finalizo posso me dedicar a outra coisa, como por exemplo estudar, buscar outra atividade freelance ou simplesmente relaxar.

O mais importante para começar este tipo de trabalhos é ter disciplina e ser organizado. Você não terá um chefe em cima para brigar sempre que você se distrair, por isso é necessário ser muito responsável e tratar como algo tão sério quanto qualquer outro trabalho. Outro requisito é aprender a dizer não. As vezes, aparecem muitos trabalhos interessantes. O problema é quando você aceita mais do que consegue dar conta. Por último, é preciso saber por um preço em seu próprio trabalho. Não é por sermos jovens que o nosso trabalho vale menos.

Milagros Cozzi, freelancer de Marketing e Suporte Administrativo na Workana.

Para começar a trabalhar de forma independente, veja os projetos publicados na Workana e candidate-se. Você também pode empreender: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudem a desenvolvê-lo.

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *