Como o trabalho freelancer está mudando o mundo do trabalho

Como o trabalho freelancer está mudando o mundo do trabalho

Há um tempo atrás, trabalhar de forma independente era visto apenas como uma forma secundária de geração de renda, mas hoje em dia essa atividade tem exercido um grande impacto nas finanças e na vida de muita gente.

Não é à toa que cada vez mais profissionais tem dado preferência ao trabalho freelancer ao invés de se manter em cargos e funções que não valorizam e dignificam a sua força de trabalho.

Prova disso, são as constantes pesquisas realizadas em várias partes do mundo, como é o caso do estudo feito em 2016 pelo McKinsey Global Institute, que mostrou um crescimento surpreendente no número de pessoas, e também empresas, que tem optado pela forma de trabalho independente.

Isso mostra que as estratégias e formas de pensar visando a geração de renda, tanto das empresas, quanto das pessoas, estão mudando cada vez mais para melhor!

Mas a que se deve essa ascensão do trabalho freelancer?

Bom, existem inúmeros fatores que conduzem as pessoas e organizações a adotarem o método de trabalho freelancer. O primeiro deles é a:

  • Flexibilidade de trabalho

Uma das coisas que todo mundo deseja hoje em dia, é que haja mais flexibilidade no trabalho.

Aliar a vida profissional e a pessoal nem sempre é fácil, mas como o trabalho freelancer, isso é totalmente possível, graças a autonomia que essa forma de trabalho proporciona, onde você é quem faz seus horários, garantindo assim mais tempo para os compromissos e também para a família.

Outro fator que justifica a ascensão do trabalho freelancer na atualidade é:

  • Maior capacitação

Como o trabalho freelancer proporciona uma liberdade maior na gestão do seu tempo, investir em capacitações acaba se tornando uma possibilidade real.

Ser bem sucedido no ramo freelancer não é fácil, mas a busca constante pelo conhecimento adequado em sua área de atuação, bem como em outras áreas, lhe proporciona uma força de trabalho mais ampla, contribuindo assim para conquistar a satisfação dos seus clientes.

  • Diversificação do trabalho

O trabalho freelancer também garante uma  maior diversificação do trabalho, pois você não precisa ficar preso somente a realização de uma única atividade.

A medida em que você for ampliando e diversificando o seu conhecimento em outras áreas, é possível fazer a oferta de outros serviços e assim elevar o número de clientes nos quais você presta serviços, contando ainda com vantagem de que essa oferta pode ser feita tanto para pessoas, quanto para empresas.

Mudanças  que o trabalho freelancer tem gerado no mercado de trabalho

Pode até não parecer, mas o trabalho freelancer é uma tendência que tem modificado bastante o mercado de trabalho atual.

Com a crise econômica em expansão, muitas empresas tem reconhecido o poder e o valor do trabalho independente e, por isso, vem alterando seus ambientes profissionais para se adequar cada vez mais a essa tendência.

Prova disso, são as constantes reduções no número de funcionários efetivos das empresas, para dar lugar aos inúmeros freelancers existentes no mercado.

Além disso, muitas organizações estão buscando construir redes com plataformas que facilitam a conexão entre empresa e profissionais freelancers, como é o caso da Workana, por exemplo. Fazendo isso, as organizações passam a contar com equipes de trabalho mais flexíveis, criativas e que apresentam um maior poder de produção.

Diante disso, fica claro que o trabalho freelancer vem revolucionando o mercado de trabalho, tornando-se a solução para muitas pessoas que desejam conquistar sua independência financeira e satisfação profissional, assim como para as empresas que buscam incessantemente escapar da crise financeira instalada em nosso país!

O que achou desse artigo? Deixe o seu comentário, pois sua opinião é muito importante para nós!

A melhor maneira para comemorar o Dia do Trabalho é buscando o trabalho dos seus sonhos:

Dê uma olhada nas ferramentas criadas exclusivamente para freelancers no VidaFree.la, como a Calculadora Freela que te ajudará a saber quanto você deve cobrar como freelancer ou veja também o Valor Hora Freela cobrado pelos profissionais no Brasil e América Latina.

Para aqueles que querem empreender com um negócio próprio, crie um projeto na Workana e contrate freelancers para desenvolvê-lo!

Un comentario
  1. A Karina sempre detona nos artigos, parabéns e sucesso.

    Pra mim não resta dúvidas que a contração de freelancer maximize os resultados das empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *