Freelancing em TI e Programação: Estas são as habilidades de maior demanda em 2019

Muitos técnicos e especialistas em economia, como o fundador do Fórum Econômico Mundial (WEF) Klaus Schwab, consideram que com a chegada da automatização e das inteligências artificiais, estamos prestes a ser imersos na chamada quarta revolução industrial, ou a revolução da Internet das coisas.

É evidente que isso já está causando uma mudança drástica tanto nos meios de produção quanto nas habilidades de mão-de-obra demandadas pela indústria, especialmente no campo da tecnologia, que por si só se caracteriza pela mutação e evolução de forma vertiginosa.

Se você é um freelancer da área de TI e Programação, seguramente conhece a importância de estar em dia com as tendências digitais para manter-se competitivo e seguir obtendo bons clientes e projetos interessantes. Neste artigo, falaremos justamente disso, das habilidades mais demandadas em seu setor para este 2019.

Vamos lá?

Que habilidades encabeçam o mercado atual de tecnologia de programação?

Segundo o Índice das Habilidades Globais de 2019 da plataforma Coursera, as competências e habilidades mais importantes e procuradas, que na atualidade estão mudando o mundo do trabalho em termos de tecnologia e programação são:

Competências

  1. Redes de computadores (+56%)
  2. Base de dados  (+22%)
  3. Engenharia de Segurança (+18%)
  4. Engenharia de Software (+11%)

Habilidades

  1. Estruturação de dados
  2. Web Scraping
  3. Modelos de bases de dados
  4. SQL
  5. Apache Beam
  6. Block Chains
  7. Modelagem de dados
  8. Serviços na nuvem 
  9. CSS
  10. Redes móveis Ad hoc

Também é importante ter em conta as que se relacionam diretamente com o gerenciamento de informações ou Big Data

Competências

  1. Machine Learning (+14%)
  2. Programação estatística (+9%)
  3. Gestão de dados (+5%)
  4. Visualização de dados (+3%)

Habilidades 

  1. Python 
  2. Bigtable 
  3. Support vector machine 
  4. Sistemas de gestão de fluxo de dados
  5. Artificial neural network Numpy 
  6. Aprendizagem multitarefa
  7. Word2Vec 
  8. Word embedding 
  9. Speech transfer

Aqueles que dominam estes conhecimentos e habilidades no ramo da tecnologia terão expectativas de trabalho muito melhores num futuro próximo. O relatório da Coursera também mostra insights adicionais que vale a pena mencionar:

  • Dois terços da população mundial não possui habilidades críticas para atender às demandas de trabalho atuais.
  • 80% das habilidades em tecnologia, negócios e gerenciamento de dados se concentram em países europeus mais desenvolvidos.
  • Na América Latina (e no mundo), a Argentina lidera a lista das habilidades do trabalho em termos de tecnologia, enquanto o México e a Colômbia estão nos últimos lugares.
  • A demanda das habilidades relacionadas a tecnologia e ao gerenciamento de dados está aumentando, enquanto a demanda por habilidades relacionadas aos negócios parece estar diminuindo.
  • Os profissionais da indústria de tecnologia geralmente não tem boas habilidades comerciais, como liderança, gerenciamento e comunicação, o que significa uma importante área de oportunidade.

Nossos números na Workana

Como podem ver, as tendências do mundo da educação e da capacitação no campo da programação e tecnologia nos dão pistas muito importantes para as habilidades e ferramentas mais exigidas pelas empresas, mas como elas se refletem no mundo real do trabalho?

De acordo com os dados fornecidos pelos projetos realizados em nossa plataforma, estas são as habilidades específicas com maior demanda na área de programação e TI:

  1. PHP 
  2. JavaScript
  3. MySQL
  4. HTML5
  5. WordPress
  6. HTML
  7. CSS
  8. API
  9. Android
  10.  Responsive Web Design

Assim mesmo, as projeções de crescimento deste ano com relação aos números de 2018 mostram que em várias especialidades relacionadas a programação e TI, haverá um aumento na demanda considerável.

Conclusões

Na sequência te deixamos quatro recomendações práticas que irão te ajudar a conseguir mais e melhores projetos em em programação e TI:

1.- Atualize-se em base de dados e linguagem de programação web

As maiores demandas este ano estão relacionadas com linguagens de programação web, aplicativos, gerenciamento de banco de dados e segurança. Se você não se atualizou em um desses temas, este é um bom momento. E uma boa notícia é existem muitas opções muito acessíveis e até gratuitas na Internet. Deixamos algumas para vocês!

2.-  Aprenda Inteligencia Artificial e Machine Learning

Podemos ainda não ver a demanda por Machine Learning e Inteligência Artificial tão evidentes, mas os números indicam claramente que isso acontecerá muito em breve, por isso é melhor se antecipar e absorver os problemas o mais rápido possível. Aqui estão algumas alternativas de cursos relacionados:

3.- Capacite-se em habilidades de negócios

Para crescer profissionalmente, as empresas e o talento autônomo no ramo da tecnologia e programação, também precisa desenvolver habilidades secundárias relacionadas a negociação, ao empreendedorismo e a gestão. Não deixe isso de lado! As estatísticas mostram que quem combinar essas competências tecnológicas com habilidades pontuais de negócios tem um um excelente panorama de trabalho.

4. Aproveite o trabalho remoto (e pratique o seu inglês)

Ainda que no ranking das habilidades em tecnologia e programação esteja fortemente polarizado por regiões e países, o trabalho freelancer permite que os profissionais com as competências e habilidades adequadas aproveitem oportunidades e projetos remotos em todo o mundo.

Na Workana, temos visto como cada dia mais freelancers começam a aceitar trabalhos de todos os continentes. Assim que sem importar em quais países estejam, se você se capacita adequadamente e se comunica com fluência em inglês, terá acesso a uma ampla gama de projetos interessantes bem pagos.

O que está esperando para estar atualizado? Aqui na Workana queremos ver você crescer profissionalmente, por isso sempre apoiamos o nosso talento com a informação mais atualizada para que possa tomar as melhores decisões em sua carreira freelancer.

 

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated