Freelancing internacional: benefícios e desafios

Entre os clientes de dois países, é possível haver grandes diferenças. A relação com clientes de outras culturas e línguas tem seus desafios, mas também seus grandes benefícios.

Você pode se sentir bem trabalhando com clientes de seu mercado local e isso não significa que você está no caminho errado. Trabalhar para clientes internacionais, além das fronteiras, é uma decisão muito pessoal. Por isso, é importante perguntar a si mesmo se você realmente se sente bem trabalhando como você tem feito até agora ou se você gostaria de “expandir seus horizontes”. A decisão que você tomar é válida, mas é fundamental ser honesto consigo mesmo e fazer o que você realmente tem vontade de fazer.

Trabalhar como freelancer internacional pode se revelar muito benéfico em vários sentidos. A realidade é que vai permitir a você o acesso a novos clientes e projetos e isso provavelmente vai motivar você e contribuir com uma grande variedade de novas atividades para o seu trabalho cotidiano. Escolhendo essa opção, você pode ter uma renda maior, impulsionada pelo tipo de câmbio vigente nos mercados ligados a você e seus clientes. Ao mesmo tempo, você pode aprender com aspectos de trabalho em que você não tinha reparado antes, que resultarão das experiências que você terá, e isso vai fazer com que você cresça em todos os sentidos. Outra grande vantagem é que você estará exposto a novas experiências e relacionamentos, o que irá acrescentar à sua bagagem pessoal cultural.

Há outros aspectos que você deve considerar antes de decidir se o Freelancing Internacional serve para você. É melhor, para evitar surpresas pelo caminho e ficar ciente dos desafios que podem surgir. Você já deve estar acostumado a trabalhar remotamente, mas uma coisa é fazê-lo em seu mercado local; outra bem diferente é trabalhar remotamente para clientes no exterior.

Quais são os desafios do Freelancing Internacional?

Contato Remoto

Ao trabalhar com clientes no exterior, você não terá reuniões “cara a cara” como faria com um cliente de sua cidade ou estado. Considere que todas as comunicações (ou quase todas, sem exceção) deverão ser virtuais.

Comunicação

Em linha com o ponto anterior, será essencial gerar bons vínculos interpessoais e um bom fluxo de comunicação entre ambas as partes. Isso é importante para construir confiança e uma troca que consiga “encurtar a distância” entre vocês.

As diferenças de opinião

Muitas vezes, devido às diferenças culturais, há diferenças de opinião ao avaliar ou analisar uma situação. Portanto, é essencial ter cuidado para não ferir os sentimentos da sua contraparte e, sempre que houver a possibilidade, pedir ao interlocutor para esclarecer o motivo de sua posição. Quando não se parece chegar a um acordo, é importante encontrar um meio-termo, apelando para a flexibilidade e a boa comunicação de ambos.

O aumento da concorrência

Através do Freelancing Internacional, você se abre para o mundo e, assim, vai encarar mais concorrentes, com habilidades e experiências diferentes das suas, constituindo uma forte concorrência.

Falta de profissionalismo

Da mesma forma que você pode vir a conhecer gente maravilhosa e que contribua pessoal e profissionalmente, você também pode se deparar com pessoas insatisfeitas, desonestas e interesseiras (geralmente, fica mais fácil identificar e descobrir tais empresas e clientes localmente).

Valorize seu trabalho

Atribuir um preço ao seu trabalho pode ser um desafio. Tenha sempre em mente os valores que são utilizados no país de origem de seu cliente e compare com suas próprias necessidades e expectativas em sua moeda local.

Sua própria opinião

Considere o valor de seu trabalho e de si mesmo como um profissional. Se você é um profissional responsável, dedicado e comprometido, você não deve subestimar o seu trabalho e deve se valorizar. Pode ser que alguns clientes tentem rebaixá-lo por conta das taxas que você cobra, das experiências que você tem (ou não), entre outros fatores.

Diferenças entre os clientes

Veja nosso post sobre os aspectos a considerar quando lidamos com clientes internacionais (em espanhol).

A Workana como plataforma de freelancing internacional

Se você usar a Workana como uma plataforma para entrar para o Freelancing Internacional, você já estará com meio caminho andado: um painel completo de comunicação para estar em contato com seus clientes, pagamento garantido (seja por contrato fixo ou por hora), tarifas de referência (propostas pelo cliente ou por outros profissionais) para ter uma base para precificar seus serviços, além de muitas outras vantagens. Venha conhecer do que estamos falando. Crie seu perfil na Workana agora mesmo e tenha acesso a clientes em toda a América Latina! 😉

Post original : Jesica Mraz
Tradução e adaptação: Analuísa Bessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *