#FreelaTips: “Como ser um excelente profissional e não morrer tentando”

#FreelaTips: “Como ser um excelente profissional e não morrer tentando”

Freelatips – Uma das vantagens que nós freelancers temos ao trabalhar através da Workana é que não precisamos sair de casa ou do escritório para ir buscar clientes, mas para conseguir que eles nos contratem é preciso ter em conta alguns pontos chave.

Nesta oportunidade, eu vou falar sobre os 7 pontos importantes que me permitiram ser um dos melhores Freelancers da Workana. Estes pontos devem estar sempre presentes, porque são a chave para construir uma reputação dentro e fora da plataforma. É preciso trabalhar sobre eles, porque a medida que crescemos profissionalmente, você também o fará em cada um destes pontos.

Freelatips: seja um excelente profissional!

PROPOSTAS PERSONALIZADAS

Quando você enviar propostas para os seus clientes, trate de fazer com que sejam bem personalizadas levando em conta os requerimentos do cliente. Primeiro, eu recomendo que você leia todo o projeto, não deixe nada livre para o azar. Depois de ler todo o projeto, envie uma proposta se considerar que você cumpre com todos os requisitos. Seja o mais detalhista e explicativo possível. A proposta que você enviar será a forma de trabalho com o seu cliente, e qualquer erro que ela tenha poderá implicar penalizações, e ninguém quer isso para construir um bom perfil. Leia aqui como fazer propostas. Lembre-se também que se você tiver dúvidas sobre o projeto ou o cliente não tenha sido muito claro na descrição do mesmo, você pode enviar uma mensagem para consultar sobre todas as inquietações que possam surgir antes de enviar a proposta.

O meu conselho é que você nunca envie uma proposta sem falar com o seu cliente antes, e compreender a magnitude de todo o projeto. Você evitará grandes dores de cabeça. Quer mais recomendações para escrever propostas? Veja este artigo.

PERFIL COMPLETO

Este ponto não deixa de ser menos importante que PACIÊNCIA, já que ambos se complementam. Como já dizia antes, construir um perfil com reputação, qualificações e projetos finalizados leva tempo, mas também é a base para que os clientes nos contratem. Quanto mais informações profissionais você oferecer aos possíveis clientes, mais fácil será que eles te contratem. Mostre as suas habilidades, descreva quem você é e qual é a sua experiência profissional. Se você possui trabalhos para mostrar através do Behance, faça-o. É uma garantia para que os clientes possam avaliar o seu trabalho. Quanto mais completo for o seu perfil, melhor!

PACIÊNCIA

É o primeiro e o mais importante. Você deve estar se perguntando: por quê? A resposta é simples: precisamos compreender que para conseguir ser um profissional respeitado dentro da Workana, devemos construir uma reputação com excelentes comentários, qualificações, habilidades, entre outros. Isto se conquista trabalhando bem, de forma organizada, cumprindo prazos e projetos. Conseguir os primeiros projetos é difícil, e construir a nossa marca requer tempo; “paciência”.

PROMETER O QUE SABEMOS FAZER

Outro ponto que se relaciona com os pontos anteriores, sobretudo com Propostas Personalizadas. Nunca prometa aquilo que não sabe fazer ou que não tem tempo para resolver. O cliente espera que alguém o ajude com o seu projeto, e não que compliquem a vida. Os clientes que chegam à Workana estão em busca de uma solução, e é ai onde nós, os profissionais freelance, devemos responder de maneira (ainda que soe repetitivo) profissional. Então, preste atenção a tudo que o cliente solicitar e, se tiver dúvidas, envie uma mensagem.

COMUNICAÇÃO

Quanto melhor for a comunicação com o seu cliente, melhor será o desenvolvimento do projeto e mais satisfeito ficará o seu cliente. A base de um projeto bem sucedido é a comunicação com o cliente. Preste atenção em toda a conversa que tiver com ele, seja por e-mail, Skype ou por chat dentro da Workana. E, lembre-se que se surgirem inconvenientes enquanto você estiver desenvolvendo o projeto, é melhor comunicá-lo ao cliente para que esteja ciente. Se você possui projetos a longo prazo, estabeleça comunicações semanais. Demonstre interesse em seu projeto. Uma recomendação: “quando iniciar um projeto, recomendo que você fale com o seu cliente antes de começar a trabalhar, depois mantenha uma comunicação fluída durante o desenvolvimento do mesmo, e depois ao finalizar. É importante fazer com que o cliente sinta que você continua em contato. Eles gostam que estejamos por perto, atentos aos seus pedidos ou a qualquer inconveniente que possa surgir depois de o projeto ser finalizado”.

SOLUCIONAR EM VEZ DE COMPLICAR

Os clientes que encontramos na Workana precisam da nossa ajuda. Portanto, sempre seja amável com o seu cliente. Trate de resolver todos os problemas que possam surgir durante o projeto e que se encontre dentro do que foi combinado, obviamente. Não complique a vida dele. O cliente nos contrata por sermos profissionais no que fazemos, e devemos demonstrar isso. Se você considera que um projeto está escapando de suas mãos, independente da razão, recomendo que você fale com o seu cliente ou com o suporte da Workana, para ver como continuar. O importante é sempre ser educado em todas as conversas. Insultar ou criticar simplesmente entorpece o processo e, por cima, você também receberá uma má qualificação.

E, por último, INVISTA TEMPO

Isso quer dizer que a construção do nosso perfil, de qualificações e reputação, só pode ser conseguido com o tempo. Com trabalho e esforço. Os clientes são conquistados tendo PACIÊNCIA (o primeiro ponto que vimos), mas leva tempo se fazer conhecer, que o cliente se interesse por nossa proposta e em ter uma excelente posição dentro da Workana. Dedique um tempo para enviar propostas, para analisá-las para que o que você tenha que cobrar esteja correto junto ao que o cliente está pedindo. Volte a entrar em contato com aqueles clientes com os quais trabalhou (você pode fazê-lo através do chat da Workana) para ver se precisam de ajuda com algum novo projeto. Afinal são os seus clientes, e se você não investir tempo neles, outra pessoa fará isso por você.

Não se esqueça destes 7 pontos. São essenciais para construir um perfil bem sucedido dentro da plataforma. Lembre-se que o seu perfil é a carta de apresentação ao seu cliente, é a sua marca, e se a sua marca não vende, algo não está funcionando.

Pablo Grande é um dos profissionais independentes com maior trajetória na Workana, e membro do #WorkanaPartners.

O que você está esperando para começar a trabalhar de forma independente como o Pablo? Veja os projetos publicados na Workana e se candidate!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *