Como ganhar projetos freelance e evitar os erros mais comuns?

Como ganhar projetos freelance e evitar os erros mais comuns?

À beira de completar um ano como Freelancer na Workana, eu acabo de publicar o meu primeiro projeto como cliente. Devo confessar que desde o primeiro momento, foi uma experiência nova e muito edificante, porque pude perceber os inúmeros erros que cometemos ao tentar ganhar projetos.

Estar no lugar do cliente, não só me permitiu ver as propostas de outro ângulo, mas também descobrir em primeira mão, quais são os aspectos fundamentais que são analisados na hora de contratar um profissional e descobrir como ganhar projetos.

O mais importante ao contratar um profissional

  • O perfila plataforma permite que você insira dados, que não só te levarão a um próximo nível dentro do sistema de classificação da Workana, mas também permitirão dar ao seu potencial cliente, uma informação mais clara, completa e concreta sobre você,  suas habilidades, talentos e experiência. Informação de grande importância se você quer ganhar projetos.

Um perfil em branco é uma espécie de harakiri profissional. É algo que não faz sentido! Veja como completar o seu perfil aqui.

Tenho que te dizer algo. Se você não tem tempo para criar o seu próprio perfil, dificilmente terá tempo para enviar uma proposta de qualidade e, consequentemente ganhar projetos. Mas, se for por não saber como fazer, no blog da Workana você pode encontrar muita informação valiosa que te ajudará a dar o próximo passo. Além do mais, você também pode olhar o perfil de outros profissionais para se inspirar na elaboração do seu.

  • A proposta: se o seu perfil for equivalente ao currículo, sem dúvidas, a proposta passará no primeiro filtro do cliente.

Existem muitos clientes que são mais flexíveis e não reparam tanto em alguns erros, muitas vezes devido à pressa do dia a dia. Por outro lado, muitos outros consideram essa informação da sua proposta com um aspecto determinante na hora de formar uma ideia de como você é profissionalmente.

Também é certo que existem várias maneiras para elaborar uma proposta. No entanto, há um aspecto fundamental que deve ser aplicado em todas: a proposta que você envia deve ser coerente com o projeto publicado. Como montar uma boa proposta!

Vou te dar um exemplo: um cliente publica um projeto solicitando um escritor de histórias infantis, entretanto, um profissional envia uma proposta contando sobre os seus dons e talentos para fazer uma análise financeira. Por quê fazer algo deste tipo?

Se o projeto não se ajusta ao nosso perfil profissional não podemos enviar propostas. Mas se ele se encaixar, devemos falar sobre a nossa experiência e as soluções que vamos oferecer. Temos que ler bem a informação contido nos projetos para saber se podemos participar ou não, e também saber se é necessário fazer alguma pergunta.

Lembre-se que se você clicar sobre o nome do projeto, terá acesso ao botão “fazer uma pergunta”, para que possa fazer perguntas ao cliente antes de lhe enviar oficialmente uma proposta com o seu orçamento.

Elementos vitais que não podem faltar na sua proposta:

  • Um cumprimento respeitoso.
  • Boa ortografia.
  • Escrita impecável (e não me refiro à redação) sem erros de digitação.
  • Harmonia na apresentação. Separar o texto em parágrafos e com sinais de pontuação.
  • Responder às perguntas do projeto, caso tenha.
  • Falar apenas sobre a parte do nosso perfil que se encaixa com o projeto a ser realizado.
  • Uma despedida amigável.
  • Um preço bem pensado de acordo com a sua experiência, a antiguidade na plataforma, a reputação e as exigências do projeto.

 

  • comunicação: vamos pensar da seguinte maneira, se um cliente responde a sua proposta é porque ele está interessado. Mas se ele não responder, talvez seja porque estamos passando uma imagem errada e enviando uma mensagem contraditória sobre nós, por exemplo, que não estamos muito interessados no projeto!

Por algo deste tipo é muito provável que você perca a chance de ganhar esse primeiro projeto e, talvez, conhecer mais clientes, além de adquirir novas experiências. Nem para o cliente nem para o profissional, a falta de resposta deveria ser uma alternativa. No entanto, ao começar sua carreira na plataforma, não responder é muito mais nocivo para o profissional que para o cliente. Pessoalmente, eu não aplaudo nenhum dos dois. Considero que ambos os lados deveriam responder!

Eu sei o quão difícil é executar um projeto por menos dinheiro do que acreditamos merecer, mas se analisar bem, você obterá lucros, mesmo que no começo não sejam econômicos:

  • Ganhamos a nossa primeira referência.
  • Ganhamos a nossa primeira qualificação.
  • Começamos a ter dinheiro disponível na plataforma (tudo contribui).
  • Conhecemos novos clientes. E dependendo do nosso desempenho, eles voltarão a nos contratar sem duvidar.
  • Ativamos o nosso ranking na plataforma.

Todos estes ganhos são mais importantes que o dinheiro e são, sem dúvida nenhuma, a chave para abrir a porta para uma reputação online muito necessária.

Então… O que está faltando para ganhar projetos? É tudo culpa sua! 

Top 10 dos erros mais comuns ao preparar uma proposta freelance:

  • #1:Copiar e colar. Ao invés de criar uma proposta, enviar apenas a informação do perfil.
  • #2: Ter um perfil incompleto.
  • #3: Ter links corrompidos no perfil, onde supostamente deve conter amostras de trabalhos realizados anteriormente.
  • #4: Estar no nível IRON depois de semanas ou meses após ter se cadastrado na plataforma. Estar neste nível significa que você não completou o seu perfil. Por quê ainda não fez?
  • #5: Erros de ortografia.
  • #6: Erros de digitação.
  • #7: Incoerência entre o título do projeto e a proposta do freelance.
  • #8: Não responder. Enviar uma proposta muito boa, mas não responder às perguntas do cliente nas próximas 24 horas.
  • #9: Não ler a informação do projeto.
  • #10: Não perguntar. Não importa se o projeto tem pouca ou muita informação, fazer perguntas pontuais, demonstrará interesse e proatividade, e também permite guiar os cliente e inclusive descobrir novas necessidades. Considere que você pode encontrar novos clientes na plataforma e no mundo do trabalho remoto, portanto, algumas perguntas bem feitas podem te ajudar a avançar e ser levado em consideração.

 

“Existe uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está apenas interessado em fazer algo, fará quando lhe convém. Mas quando você está comprometido com algo, não aceita desculpas. Só resultados!”

 

Sandra Viviana García, freelancer de Tradução e Conteúdos na Workana.

Agora que você já sabe como ganhar projetos, inicie a sua carreira no mundo do trabalho independente! Veja os projetos publicados

Para dar o pontapé inicial no seu negócio, você precisa da ajuda dos melhores profissionais da região. Conheça-os aqui!. Você só precisa criar um projeto na Workana e já poderá contratá-los pelo tempo que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *