A importância da reputação para ganhar projetos

Na Workana, a reputação que um profissional tem como freelancer é crucial na hora de enviar uma proposta e ganhar um projeto. Claro que, para ter uma reputação é necessário ganhar o primeiro projeto na Workana.

Uma vez que conseguir completar um projeto com êxito, será mais fácil para ele ganhar um novo projeto no qual se candidatar.

Por quê? Acumular estrelas, ou seja, ter uma boa reputação:

  • ajuda que os clientes confiem mais facilmente no profissional, por poderem comprovar que o mesmo já completou vários projetos com êxito.
  • ajuda a confirmar que o profissional tem as habilidades especificadas no perfil.
  • ajuda a justificar o preço praticado pelo profissional.
  • ajuda a dar mais credibilidade ao seu perfil de profissional.

Para conseguir ganhar o primeiro projeto e fazer a roda girar, é importante lembrar:

A importância do perfil completo

Para construir uma boa reputação na plataforma, o primeiro passo é conseguir seus primeiros projetos. Isso pode ser facilitado com um perfil completo e atraente, que aumente suas chances de conseguir projetos antes mesmo de ter uma reputação. A partir daí, a cada projeto concluído, você recebe uma avaliação, incrementando seu perfil e dando início a uma reputação na comunidade workaneira.

Para deixar seu perfil ainda mais atraente, na falta de avaliações de clientes satisfeitos, compense tirando algumas certificações. As certificações que a Workana oferece são gratuitas e podem ser tiradas a qualquer momento. Basta clicar na opção “Certificar habilidades”, no menu à esquerda do Painel de Controle.

Criar uma proposta atraente

Saber redigir uma proposta atraente também é fundamental. Muitos clientes dão preferência a profissionais fáceis de lidar e de fácil comunicação. Portanto, usar sua proposta para detalhar seus diferenciais, suas qualificações e gerar empatia é uma excelente estratégia de investir em sua reputação online.

Mas como criar uma boa proposta? Esta é uma pergunta tão comum que já preparamos alguns recursos para ajudar você nesta empreitada. Saiba como redigir uma boa proposta assistindo nosso tutorial na WorkanaTV sobre o assunto e lendo este artigo com 4 erros comuns a evitar para ganhar projetos.

Gerar volume

Principalmente no início, será necessário se candidatar a vários projetos antes de conseguir ganhar o primeiro. Somente se candidatar a um ou dois projetos por semana será muito pouco para ver resultados em um curto prazo, por isso será útil enviar várias propostas.

Portanto, verifique em seu Painel de Controle quantas propostas semanais você pode enviar e use-as com sabedoria. Use todas elas para se candidatar aos projetos para os quais você tenha qualificações suficientes e com os quais, é claro, você tenha se identificado. Isso aumenta seu nível de interesse, facilita que você escreva uma boa proposta e aumenta suas chances de conseguir o projeto.

A respeito de trabalhar para construir uma boa reputação, é importante ter uma visão de longo prazo: se, dentro de alguns meses, você já contar com várias referências positivas, não só será possível ganhar uma quantidade maior de projetos, como também cobrar por eles um valor de acordo com o nosso nível de profissionalismo e defender o preço nos apoiando nas excelentes experiências que os outros clientes tiveram conosco. A experiência registrada na Workana é genuína e comprovável, o que dará a você uma posição sólida frente aos possíveis clientes.

A construção de uma reputação, principalmente no mercado do trabalho remoto, é fundamental. O trabalho à distância traz inseguranças aos clientes recém-chegados a este nicho e poder se basear em uma lista de clientes satisfeitos, recomendações e estatísticas de sucesso dará muito mais segurança a um possível cliente seu, ajudando você no processo seletivo e aumentando suas chances de conseguir o projeto.

Artigo original de Alejandro Kikuchi
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa

2 Comentarios
  1. Parabéns! Sensacional! Muito bem detalhado, descritivo e de fácil entendimento.

  2. Parabéns pelo texto, bastante esclarecedor, principalmente para quem está chegando à workana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *