A importância de estabelecer objetivos

Há perguntas de que não gostamos, mas que devemos responder se queremos ser bem sucedidos. O rumo que estamos tomando com nosso trabalho muitas vezes pode se apresentar como algo incerto, mas devemos segui-lo para ter uma meta fixa e um crescimento sustentado.

Fixando e cumprindo com objetivos na carreira freelanceTalvez, ao nos dedicar a nossa tarefa, passe despercebido o fato de que estamos imersos em um mercado flutuante, cujas regras mudam constantemente e nós podemos nos sentir oprimidos, baixando nosso rendimento. Uma tarefa que não deve escapar a nenhum profissional freelance é, então, o planejamento. É assim que devemos fixar objetivos e nos planejar em torno deles. Mas o que é um objetivo? Um resultado em função de um determinado tempo.

Se respeitarmos os objetivos que definimos, nosso caminho será muito mais produtivo. Teremos que saber quanto rendimento queremos gerar por ano, saber em qual setor queremos trabalhar dentro da nossa área profissional e, sobretudo, quanto tempo dos nossos dias queremos dedicar ao trabalho.

Imagine que, como profissional freelance, você é um barco e os objetivos são os seus faróis. Teremos que diferenciar os objetivos pessoais dos objetivos de cada projeto. Planejar objetivos semanais em cada trabalho que empreendemos será muito útil para organizar e marcar os limites das nossas tarefas e, para poder contar com – e solicitar – os materiais necessários para alcançar os nossos objetivos.

Precisamos que nossos objetivos nos levem a um bom porto, evitando nos distrair com correntes que nos tirem do trajeto programado. Se estabelecermos nossas metas de forma firme, podemos gerenciar nosso tempo em torno delas. Os objetivos podem ser planejados em três níveis: a curto prazo, a médio prazo e a longo prazo. O planejamento de cada um é independente, mas estão intimamente relacionados. Os objetivos a curto prazo são aqueles que definimos de forma semanal ou mensal; os objetivos a médio prazo estão ligados ao planejamento dos nossos semestres ou anos; e os de longo prazo estão relacionados com os nossos planos de vida.

Objetivos a curto prazo

Os objetivos a curto prazo são os mais urgentes, mas nem sempre os mais vitais. Neste nível, devemos tomar nota dos objetivos para cumpri-los em tempo e forma. Os objetivos a curto prazo, definitivamente, são os que as nossas agendas marcam. Devemos saber quando e como executá-los e sempre priorizar seu cumprimento acima de qualquer outra atividade. Eles colocarão a nossa vida profissional no eixo. É a nossa responsabilidade planejar com consciência, sem determinar metas muito sonhadoras e sem nos esquecermos de separar tempo para descansar. Os nossos objetivos de curto prazo nos conectam com os objetivos a médio e longo prazo e é por isso que devemos cumpri-los. É obrigatório ter uma agenda com as datas de entrega para nossos clientes e as datas de entrega dos nossos fornecedores. É fundamental ter à vista um diagrama de Gant para agrupar melhor as tarefas similares em um mesmo dia e poder saber os tempos para planejar as entregas.

Objetivos a médio prazo

Por outro lado, os objetivos a médio prazo, em uma economia freelance, nos permitem saber como devemos dispor do nosso capital. Objetivos sólidos neste nível nos permitem responder perguntas como: “em qual equipamento devo investir”, ou “que tipo de formação desejo este ano”. Então, cada passo que damos não será em falso e não estaremos perdendo energia em nossas ações.

Objetivos a longo prazo

Os objetivos a longo prazo podem parecer mais etéreos, mas são igualmente importantes. Proponho um exercício:

1)      Escreva em um papel a resposta à seguinte pergunta: “Até onde quero ir?”;

2)      Agora responda, com sinceridade, a seguinte pergunta: “Até onde vou?”;

3)      Se a resposta não é a mesma, proponho que você responda a penúltima: “Como faço para chegar lá?”;

4)      A última pergunta que você deve fazer é: “O que estou esperando?”.

Ter objetivos profissionais que estejam relacionados com a nossa vida pessoal nos permitirá aceitar projetos sobre uma base segura, nos relacionar com outros profissionais com um determinado fim e, sobretudo, nos dará a sensação de que estamos indo até um lugar que escolhemos com confiança. O objetivo do planejamento deve ser traçar os caminhos que nos levem ao destino final que mais nos interessa.

Artigo original de Jesica Mraz
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *