Community Manager: por que é importante contar com um CM?

Community Manager: por que é importante contar com um CM?

O dia a dia de um Community Manager (ou “CM”) varia de acordo com o costume ou a quantidade de contas que cada um gerencia, mas muitos coincidem no primeiro passo: encher a xícara de café.

O próximo passo é revisar as notícias e tendências que podem ser úteis para publicar conteúdo relacionado ou até conversar. Se resta alguma interação pendente que não foi respondida, a primeira hora da manhã é o momento ideal para respondê-las, já que a principal função de um CM é responder qualquer inquietação o mais rápido possível.

Que outras funções realiza um Community Manager?

Análise da concorrência

É de suma importância para uma marca saber o que os seus principais concorrentes fazem, não para copiar, mas sim para evitar percorrer o mesmo caminho. Plágio é o caminho mais rápido para o fracasso.

Justamente, uma das utilidades do community manager é alertar sobre quais conteúdos devem ser evitados para não parecer imitação de outras marcas. A chave deste ponto é se comparar e poder aprender com os melhores, observar as suas ações mais destacadas e adaptá-las ao próprio negócio. Outra alternativa é complementar este trabalho com publicidade oline, aprenda como!

Geração de conteúdos

O CM é o encarregado de publicar (e em algumas ocasiões escrever) os conteúdos do blog, para o que é necessário saber claramente qual é o momento mais indicado e como escrever o título mais atrativo, sem cair em sensacionalismos ou amadorismo. Aqui você pode ver algumas dicas para fidelizar a sua audiência com o conteúdo que você compartilha.

Monitoramento constante

Obviamente, durante o dia estaremos monitorando, respondendo consultas ou buscando conversar com os usuários, seja porque nos mencionam diretamente ou porque usam alguma palavra-chave que está diretamente relacionada com o nosso serviço.

Também, é importante nos mantermos alertas a qualquer anúncio que tenha a ver com atualizações nas redes sociais que utilizamos, como novidades no formato ou mudanças no algoritmo, um tema muito comum no Facebook e suas páginas. As novas redes sociais emergentes, também serão um ponto de reflexão e análise para o CM.

Resultados e métricas

Dependendo da mecânica que tenha a empresa ou marca que gerenciamos, no final do dia revisaremos as métricas (as nossas melhores aliadas para defender o trabalho do CM) e geraremos conteúdos para os dias seguintes, acompanhados novamente de uma xícara de café.

Parece fácil, né? Entretanto, assim como muitos empregos, precisamos contar com experiência, dar o melhor de nós mesmos e nos manter atualizados para fazer o melhor trabalho possível para que as nossas marcas se destaquem. Conheça os melhores profissionais de redes sociais e community management.

Gabriel Rumbos, autor convidado e freelancer de Marketing e Vendas na Workana.

Anime-se a começar o seu empreendimento criando um projeto na Workana, seja com a ajuda de outros freelancers experts em diferentes áreas ou também se lançando como profissional independente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *