Internet segura: O que fazemos na Workana para cuidar dos dados dos nossos usuários?

Internet segura: O que fazemos na Workana para cuidar dos dados dos nossos usuários?

Recentemente, celebrou-se o Dia da Internet Segura, uma data no ano para refletir sobre o uso da internet e os riscos que podem existir se não tomarmos algumas precauções ao utilizá-la.

Por essa razão, um dos nossos especialistas Workaneiros, Luciano Pettis, lhe proporcionará algumas dicas para que você possa navegar sem preocupações e saber como armazenamos os seus dados como usuário da nossa plataforma 🙂

  • Qual é a importância do uso do LastPass/1password ou utilizar muitas senhas diferentes em todos os sites?

A principal vantagem de usar um gerenciador de senhas como o LastPass ou 1password é poder ter senhas seguras e diferentes para cada site e não precisar lembrar de todas elas. Ter senhas diferentes em vários sites te ajudará, caso um dos sites em que você atue seja hackeado e esse site não esteja guardando sua senha de maneira segura, neste caso essa senha somente pode ser utilizada neste site e não em todos os outros em que você está registrado. É fundamental que a senha que você escolha para o sistema de gerenciamento de senhas seja segura.

  • Como seria uma senha segura?

Os conselhos tradicionais sempre dizem que para criar uma senha segura, ela tem que ter 12 ou mais caracteres e incluir letras minúsculas, maiúsculas, caracteres especiais e números. Tudo isso continua sendo válido, mas eu recomendo escolher uma frase de 3 ou 4 palavras, utilizando todas as recomendações acima. Algo simples de lembrar.

Tem uma piada do site XKCD que exemplifica bem isso:

  • O que é autenticação de dois fatores? Quando vale a pena?

É a autenticação em duas etapas é um etapa extra de segurança oferecida por alguns sites. Consiste em adicionar um passo extra para a sua autenticação em um site. Ou seja, logo após ingressar a sua senha, o site pedirá para introduzir um código. Este código pode ser enviado por SMS, uma ligação telefônica ou por um aplicativo para celular que administra este tipo de códigos. O Google disponibiliza um aplicativo gratuito chamado Google Authenticator.

  • O que fazemos na Workana para manter os dados de todos os usuários seguros?

Na Workana estamos sempre trabalhando para melhorar a segurança dos nossos usuários. Desde a criação da Workana, utilizamos o SSL para codificar a comunicação entre o navegador do usuário e a Workana. Mantemos uma comunicação codificada com todos os serviços que utilizamos. Também trabalhamos com pen testers (especialistas em encontrar vulnerabilidades) para encontrar as falhas que poderiam nos escapar.

  • É necessário sempre melhorar e atualizar a segurança. O que estamos fazendo de novo em segurança na Workana?

Na Workana trabalhamos continuamente para atualizar as versões do sistema operacional e do software que utilizamos no dia a dia. Às vezes, essas atualizações envolvem uma grande mudança, podem ser mais fáceis ou mais difíceis, mas estão sempre presentes em nossa mente e trabalhamos para implementá-las.

  • Quanto à segurança, qual ação fundamental você recomenda aos usuários que criarão um sistema ou website pela Workana?

Principalmente, que contratem um profissional com experiência no assunto, que tenha trabalhos semelhantes já concluídos dentro da Workana e com boas avaliações de outros usuários.

Para começar a trabalhar independente, dê uma olhada nos projetos publicados na Workana e se candidate ou você também pode empreender para colocar em prática campanhas como as que hoje te contamos aqui: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudarão a desenvolvê-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *