Por que ler toda a descrição do projeto te fará conquistar vários clientes?

Por que ler toda a descrição do projeto te fará conquistar vários clientes?

Nada no mundo freelance vem de graça. A conquista de novos clientes e a manutenção deles são alcançadas graças a diversas técnicas.

Uma delas é a que vamos te ensinar neste artigo: dar atenção especial à descrição do projeto. É muito comum, principalmente para quem está começando e quer conquistar clientes mais rápido, não ler toda a descrição do projeto e enviar apenas uma proposta com uma frase padrão do tipo: “Posso fazer o seu projeto”. Pare e pense. Você contrataria alguém apenas com essa apresentação?

        O freelancer precisa dedicar tempo para encontrar clientes e conquistá-los e, justamente por isso, precisa dar atenção a descrição dos projetos e a forma como apresenta suas propostas.

Fazer de qualquer jeito ou com pressa é o erro mais básico e o pior deles quando o assunto é começar a construir sua lista de clientes fieis e criar sua reputação. Vamos entender mais sobre isso?

Por que ler toda a descrição do projeto?

        Primeiro, você precisa ter em mente que a descrição é a parte mais importante para iniciar o seu contato com o cliente. Você precisa ficar atento aos detalhes, como quantidade de materiais a serem produzidos, tema, quantidade de palavras e particularidades. Você deve deixar claro na sua proposta que leu tudo e que tem o conhecimento necessário para ajudar. Veja os motivos que levam à necessidade de ler toda a descrição com atenção:

1) Podem existir detalhes MUITO importantes   

Na descrição do projeto, o cliente pode adicionar detalhes importantes que você precisará mencionar ao fazer a sua proposta. Por exemplo, ele poderá perguntar se você tem disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia em seu projeto e, caso você não responda e siga com a negociação sem ter realmente a disponibilidade necessária, a consequência provavelmente será o cancelamento do projeto.

Além disso, prazos curtos, temas mais técnicos e a necessidade de fazer animações podem estar descritos no corpo do projeto e isso pode alterar o valor a ser cobrado pelo seu trabalho, além de serem cruciais para a sua decisão de participar do projeto.

2) A pressa gera uma impressão negativa

        Principalmente quando você está começando e construindo a sua reputação, as pessoas não sabem quem você é. Portanto, mostre suas habilidades e conhecimentos ao fazer a proposta. Sempre tire todas as suas dúvidas, faça perguntas ao cliente a respeito do projeto e tenha uma relação aberta com ele quanto ao desenvolvimento e a entrega que ele espera de você.

3) Fazer uma proposta correndo pode gerar problemas

Se você começar um projeto sem entender bem todos os detalhes dele e o que seu cliente espera, poderá acabar fazendo uma entrega diferente do que foi solicitado. Pense em como isso pode te trazer problemas e retrabalho.

Você contrataria novamente uma pessoa que fez algo totalmente diferente do que você queria? Muitas vezes, se colocar no lugar do contratante ajuda a tomar a decisão certa. Erros como esse podem levar ao cancelamento do projeto e a problemas na sua reputação.

4) Falando em reputação, ela pode ficar muito prejudicada

        Reputação é tudo no mundo freelance. Clientes indicam clientes e recontratam apenas os profissionais em que eles realmente confiam e conhecem a qualidade da entrega. Você deve prezar pela sua reputação online, já que o seu perfil em plataformas como o Workana, seu portfólio e a descrição do seu histórico profissional são as únicas formas de passar segurança e comprovar a sua experiência.

5) Prestar atenção aos detalhes é essencial para ter êxito

        Ler toda a descrição de um projeto e enviar uma proposta bem embasada, acompanhada de uma apresentação sobre você e sua experiência é essencial para ter êxito e conquistar clientes. Essa é a oportunidade perfeita para você comentar como pode resolver o problema do cliente e passar confiança para ele.

Mostrar sua expertise e gerar interesse por parte do cliente só é possível quando você entende a fundo a necessidade dele e o projeto. Tudo isso, acompanhado de um bom resultado te levará a um cliente satisfeito e fiel.

Tudo depende de você

        Essa frase não é exagerada. Realmente, tudo depende de você. A necessidade do cliente está na proposta e cabe a você saber como convencê-lo de que é o melhor para resolver suas “dores”.

Na proposta, procure falar sobre sua experiência, enviar materiais ou links com seus trabalhos e se mostrar aberto a atender às expectativas do solicitante. Seja simpático e se apresente. É como uma entrevista, porém online. Ter esse pensamento é meio caminho andado para conquistar novos clientes e ganhar propostas.

        Se você está começando agora e ainda está em dúvida sobre quanto cobrar pelo seu trabalho, recomendamos que você conheça a Calculadora Freela, do Workana, que te ajudará nessa missão.

Dar atenção a descrição + enviar uma boa proposta = sucesso! Use essa matemática no seu dia a dia e conquiste seus clientes. Boa sorte!