Os livros que você não deveria deixar de ler se você é um empreendedor ou freelancer

Agora que o ano acaba de começar, é o momento ideal para renovar metas, planejar novos objetivos pessoais e profissionais, e começar a trabalhar para se aproximar do lugar onde você quer estar no final do ano. Na Workana, queremos por o nosso grão de areia para te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Por isso, se você está pensando em empreender ou já tem um negócio, se está planejando dar um salto como freelancer ou se já trabalha como profissional independente, então este artigo é para você.

livros-para-empreendedor-e-freelancerNele, compartilhamos uma seleção de 8 livros imprescindíveis que todo empreendedor e freelancer deveria ler para se tornar um profissional melhor , alcançar resultados maiores, aprender o necessário e alcançar as metas mais rapidamente, e de maneira mais eficaz.

Todos eles estão disponíveis em ebook, podem ser acessados pela internet e você pode encontrá-los facilmente através da Amazon, Google Play, iTunes, Kindle e muitas outras plataformas online.

Pronto para conhecer os livros que vão mudar a sua vida nos próximos meses? Vamos lá! :)

Os 8 livros imprescindíveis para empreendedores e freelancers

1. “A arte do começo”, de Guy Kawasaki

A arte de começar é um livro que todo empreendedor e freelancer que quer ser bem sucedido deveria ler; ele supõe um guia infalível para qualquer um que queira começar qualquer coisa, seja um projeto, um negócio ou a sua etapa como freelancer.

Nesta obra, Kawasaki nos ensina nesta obra – que já é um best-seller nos Estados Unidos – alguns passos essenciais que devemos dar para lançar bons produtos, serviços e empresas no mercado. Um livro que ninguém que está pensando na ideia de colocar um novo projeto em prática deveria perder.

2. “A arte de fazer acontecer”, de David Allen

Você sente que o seu dia deveria ter 48 horas para poder fazer tudo o que está pendente? Sente dificuldade em se organizar? Você tem muitas tarefas e investe mal o tempo que dedica a cada uma delas? Sente-se pouco produtivo? Então este é o seu livro.

David Allen explica que existe um sistema de organização do trabalho que permite que nos liberemos das tensões que nos afastam da nossa criatividade. Com esta leitura, você descobrirá uma série de fórmulas para incrementar a sua capacidade de trabalho e o seu rendimento. Tudo isso a fim de dizer adeus à ansiedade e conseguir ter maior produtividade através de novos hábitos de trabalho.

3. “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki derruba, neste livro, o mito de que é preciso ganhar enormes quantias de dinheiro para ser rico.

O livro fala sobre como conquistar a independência financeira levando em conta quatro pontos que marcam a diferença entre o pensamento do pai rico e do pai pobre: que os ricos não trabalham pelo dinheiro, a importância da educação financeira, de se ocupar dos próprios negócios e a diferença entre um ativo e um passivo.

Trata-se de um livro que você jamais deveria deixar de lado, seja você um empreendedor ou freelancer.

4. “O livro negro do empreendedor”, de Fernando Trías de Bes

Este livro aborda os erros mais comuns que os empreendedores cometem, analisa os fatores chave do fracasso e define as características que um verdadeiro empreendedor deve ter, tanto na hora de criar um negócio como para trabalhar por sua conta como freelancer.

É como uma checklist que todo mundo deveria levar em conta para não cair no fracasso. E é como diz o livro: as ideias não fracassam; são as ilusões que se deixam vencer por falta de jogo de cintura, imaginação e flexibilidade para enfrentar os imprevistos.

5. “O espírito criativo”, de Daniel Goleman, Paul Kafman e Michael Ray

Daniel Goleman é um dos maiores autores especialistas em inteligência emocional, e com este livro ele pretende nos mostrar que todos nós temos o poder da criatividade em nossas mãos, ou melhor, em nosso cérebro.

Ao longo do livro você aprenderá a desbloquear a sua imaginação e liberar o melhor de si mesmo para aplicá-lo ao seu negócio e às relações com os seus clientes, enquanto mostra quais são as chaves para alcançar a criatividade: nos liberar dos próprios pensamentos que nos bloqueiam e desatar a nossa imaginação.

6. “Pense e enriqueça”, de Napoleon Hill

O que você faria se tivesse a oportunidade de entrevistar as pessoas mais ricas do planeta e pudesse conhecer o segredo de suas riquezas? Pois bem, é isso a que Napoleon Hill se dedicou. Ele passou mais de 20 anos investigando mais de 500 famílias ricas dos Estados Unidos, analisando os padrões comuns que havia entre eles e desvendando os segredos da riqueza. O resultado de tudo isso está neste livro que já é conhecido como o método mais eficaz para fazer dinheiro.

E de fato, o livro é uma obra criada para conseguir o triunfo econômico e pessoal, onde a riqueza e a realização pessoal estão ao alcance de qualquer um, independente do que quer fazer.

7. Especial para empreendedores: “A Startup Enxuta”, de Erick Ries

O que os seus clientes querem e buscam? O que você deveria levar em conta ao criar um produto? A Startup enxuta dá a resposta dessas perguntas e de muitas outras. Trata-se de um livro que supõe um novo foco que está sendo adotado no mundo inteiro para mudar a forma com a qual as empresas criam e lançam os seus produtos, e faz com que as empresas sejam mais eficientes no uso do capital, além de fazer com que elas apoiem de maneira mais efetiva a criatividade humana.

Em vez de desperdiçar tempo criando planos de negócios, A Startup Enxuta oferece aos empreendedores de grande e pequenas empresas a melhor maneira de por a sua visão a prova de forma contínua, para adaptá-la e ajustá-la antes que seja tarde demais.

8. Especial para freelancers: “Apuntes de una oveja freelancera”, de Sonia Sánchez-Escuer 

Apuntes de una Oveja Freelancera (O diário de uma ovelha freelanceira) fala sobre o que significa ser freelancer e como sair adiante. Definitivamente, busca ser um guia e um apoio para todos os profissionais independentes.

A ovelha freelanceira está disposta a dar conselhos valiosos que não somente te ajudarão a desfrutar e administrar de uma maneira melhor os seus ganhos, mas também te ensinarão a começar com o pé direito a sua vida de freelancer, deixar de roer as unhas pelo próximo pagamento, gastar de maneira inteligente, sair das dívidas, sobreviver ao pagamento de impostos, por preço em seu trabalho, cobrar bem, e definitivamente, ser um autoempregado feliz.

O que você achou destes 8 livros para ler em 2015? Com certeza há muitos livros interessantes além da nossa seleção, por isso se você tem bom livro para recomendar a qualquer empreendedor ou freelancer, estaremos felizes em ler as suas sugestões! :)

Artigo Original: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *