Mais horas de sono? Aprenda a dormir melhor

Muitos freelancers têm dificuldade de organizar seu tempo e dar certa “coerência” a seu estilo de vida. A verdade é que, ao aproveitar as liberdades e a flexibilidade de suas atividades rotineiras e ao complementá-las com seu trabalho, muitas vezes a organização é perdida e fica difícil encontrar uma rotina. Isso acontece porque um dos cenários que mais atraem para a vida do freelancer é o de poder organizar seu tempo, obrigações e atividades como quiser. E isso é super interessante, a não ser que sua vida fique “de pernas pro ar” em termos de organização.

Às vezes, projetos “de última hora” complicam a nossa vida e nos fazem virar a noite. E aí, vamos acumulando o cansaço de dias anteriores, ainda tendo que cumprir com aquele deadline que tanto nos tem preocupado. Em outras situações, acabamos adotando maus hábitos que nos impedem de levar uma vida ordenada e, é claro, mais saudável.

Descansar bem é essencial para que, em seu dia, você possa render o máximo de sua capacidade. Se você não tiver horas suficientes de sono (uma média de 7 horas já basta), não terá a cabeça e a energia necessárias para encarar suas obrigações ou para desfrutar daquilo que você gosta de fazer.

Claro que, no final das contas, é você quem decidirá se quer ser um notívago e viver na contramão do “mundo” 😀 (enfrentando as consequências que isso trará). Mas, para todos aqueles que têm interesse em organizar melhor sua rotina e descansar melhor, aqui vão algumas dicas 😉

Sempre que possível, estabeleça uma rotina de horários para dormir e acordar.

Assim, seu corpo vai se acostumar com “x” horas de sono e vai orientar seu relógio biológico (você nem vai mais precisar de despertador :D). Isso dará mais ordem aos seus dias e, certamente, permitirá que você sinta a diferença do ponto de vista físico também.

Desligue todos os equipamentos eletrônicos. Não durma espiando a TV ou com ruídos de fundo. 

O ideal é que você também deixe o celular no modo “silencioso”. Se você tiver o costume de dormir ouvindo música, fique atento: isso pode dificultar mais o seu descanso durante a noite (dependendo do caso).

Evite comer demais antes de dormir. 

É preferível um jantar leve que não cause mal-estar. Mas também não deixe de comer antes de se deitar: depois, pode sentir fome e isso causa ansiedade.

Incorpore à sua rotina uma “válvula de escape” que ajude você a se esquecer dos problemas e relaxar sua mente. 

Uma boa opção pode ser um hobbie que você realmente goste de desenvolver. Exercício físico é ótimo para você reabastecer as energias e o cansaço posterior fará com que seu corpo precise dormir mais. No entanto: nada de ginástica antes de dormir, porque o corpo fica elétrico e fica difícil fechar os olhos! 😀 Você também pode experimentar técnicas de relaxamento ou meditação, que são super eficazes para lidar com ansiedade e estresse.

Trate de viver uma vida organizada e saudável – também em relação à alimentação. 

Hidrate-se bem durante o dia e, claro, evite ingerir estimulantes como cafeína ou álcool.

Se você continuar com dificuldades de conciliar o sono ou descansar bastante durante a noite, não deixe de consultar seu médico, para que ele possa assessorá-lo melhor. Mas não deixe de experimentar essas dicas: já vai ser meio caminho andado 😉 

Lembre-se que o ideal é organizar seu tempo durante o dia, para que você possa descansar e recuperar suas energias durante a noite, em vez de “virar” de vez em quando ou modificar seus horários de forma extrema ou prejudicial. Na hora de dormir, tente esvaziar sua mente e relaxar. Não pense em nada, nem no que fará no dia seguinte. Respire fundo e decida aproveitar seu momento de descanso. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *