Manter a comunicação: a chave de uma relação de trabalho bem sucedida

Manter a comunicação: a chave de uma relação de trabalho bem sucedida

A base de toda relação é a comunicação, seja como for: verbal, não verbal, escrita, etc., e especialmente nas relações de trabalho (sobretudo quando o cliente e o profissional não se encontram fisicamente no mesmo ambiente), ganha um sentido ainda mais indispensável.

Manter o contato fluído com a sua contraparte é essencial em todas as etapas do seu projeto, desde a negociação até o momento da entrega do trabalho (e, inclusive, até depois de ter entregado o projeto, para colaborar com o que for necessário até que o trabalho realizado esteja de acordo com o que o cliente pediu).

Durante o contato inicial, você deve estabelecer com o seu interlocutor todos os pontos que deverão ser desenvolvidos, estipular prazos de entrega para cada item, estabelecer uma metodologia para o feedback (quando estarão entrando em contato, em quanto tempo a resposta será dada a cada contato a fim de não atrasar o trabalho final, etc.). É importante que o seu cliente entenda cada etapa do trabalho que o projeto requer, a fim de que possa manter um contato contigo quando você precisar de algo, e também para poder acompanhar o trabalho realizado diariamente. Veja estas dicas do Pablo Grande no #Freelatips, para te ajudar a desenvolver a sua carreira e relação com o cliente.

Um dos problemas mais comuns durante os projetos é a falta de comunicação, especialmente quando algo não está saindo de acordo com o que foi planejado, dificultando que o cliente e o profissional possam encontrar uma solução viável para poder finalizar o projeto sem inconvenientes.

comunicacao-cliente-profissional

Se você está atrasado, se há algo que não sabe solucionar ou que não é capaz de fazer, é de vital importância que comunique isso ao seu cliente. Desaparecer ou demorar para responder não te ajudará a resolver o problema. Tenha em conta que, com uma resposta demorada ou uma consulta sem responder, você estará perdendo a sua credibilidade frente ao cliente.

Parte de ser um profissional excelente é saber enfrentar os problemas e buscar uma solução.

Conversando com o seu cliente e mantendo-o atualizado sobre tudo (tanto dos pontos positivos quanto negativos), fará com que a relação entre vocês seja fortalecida, além de ser mais fácil e viável chegar a um acordo para poder continuar e finalizar o trabalho sem riscos.

Da mesma forma, sabemos que você precisa do feedback do seu cliente para poder avançar e assegurar que tudo esteja alinhado com as suas necessidades. Por isso, também é muito importante estabelecer um cronograma para o feedback (veja estes conselhos para aprender a se organizar). Comente com o seu cliente que você estará entrando em contato a cada X dias e que precisará de uma resposta o mais rápido possível, a fim de verificar que tudo esteja de acordo com as suas necessidades e não atrasar a entrega final.

Mesmo assim, depois de entregar o projeto, é importante manter o contato durante mais um tempo para checar com o seu cliente se tudo está funcionando de acordo com o que foi combinado, para que você possa realizar ajustes para conseguir um cliente 100% satisfeito. Lembre-se que o Freelancing é um mar de oportunidades e, se você seguir estas regras básicas, certamente alcançará o êxito.

Mantenha uma boa comunicação, mostre-se acessível e disposto a ajudar o cliente, … tudo isso irá gerar engagement com a sua contraparte, o que significará uma relação a longo prazo: se o seu cliente está satisfeito com o seu trabalho e com o serviço prestado, não hesitará em entrar em contato com você para realizar o próximo projeto!

Mantenha-se em contato, informe sobre os avanços, não tenha medo de pedir ajuda ou solicitar informação ao seu cliente para poder avançar de maneira correta. É assim: conversando é que a gente se entende!

Ponha em prática estas recomendações e gere um vínculo sólido e confiável com o seu cliente. O seu êxito depende da sua vontade e capacidade.

O que você está esperando para começar a trabalhar de forma independente? Veja os projetos publicados na Workana e candidate-se!

Você também pode empreender para desfrutar das suas próprias férias na praia: crie um projeto na Workana e contrate freelancers para te ajudarem a desenvolver o seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *