Mapas mentais, o melhor aliado para organizar as suas ideias

Você está a apenas um passo de conhecer o melhor aliado de todo freelancer. Um aliado que, se você souber usar a seu favor, ajudará você a se tornar um profissional melhor, mas além disso, ajudará você a organizar as ideias e tornará o seu trabalho mais simples, apaixonante e produtivo. Isso sem contar que fará de você uma pessoa muito mais organizada e criativa, e com maior capacidade para tomar decisões e resolver problemas, enquanto aumenta o seu rendimento e faz mais tarefas em menos tempo. Não soa nada mal, não é verdade?

Pois bem, esse grande aliado são os mapas mentais, um método usado diariamente por milhares de pessoas em todo o mundo e que você pode começar a colocar em prática a partir de hoje mesmo, se quiser.

Em seguida, contamos de que consistem os mapas mentais, porque são tão úteis e como você pode criar os seus próprios, graças às três ferramentas gratuitas que compartilhamos abaixo.

Mapas mentais: A chave para organizar ideias e aumentar a produtividade

mapas mentaisOs mapas mentais são uma das ferramentas mais úteis na vida de todo freelancer. Trata-se de alguns esquemas e diagramas que qualquer um pode criar e que podem ser utilizados na hora de representar ideias, conceitos, tarefas, projetos ou o que quer que você esteja desenvolvendo, organizando e dando forma.

São como o esquema de uma chuva de ideias e existem muitos estudos que mostram que são um excelente método para planejar, obter maior clareza, tomar melhores decisões, colocar toda a informação em ordem, ter mais criatividade, tomar notas e extrair e memorizar informações.

Então, se você tem que criar conteúdos interessantes e precisa organizar as suas ideias, se está realizando um projeto de muitas etapas e quer garantir que não irá pular nenhum passo ou simplesmente busca se organizar melhor como freelancer, os mapas mentais são uma excelente opção para você.

A seguir, compartilhamos três das melhores ferramentas online gratuitas para que você comece a criar os seus próprios mapas mentais.

3 aplicativos gratuitos para criar mapas mentais

1.      Bubbl.us

Com mais de um milhão de usuários ativos e mais de três milhões de mapas criados, Bubbl.us é um aplicativo gratuito com opções premium que conta com uma interface simples e intuitiva, criada para que todo profissional possa criar e exportar seus próprios mapas mentais sem precisar se registrar. É uma opção perfeita para criar esquemas rápidos, sem elementos que não distraiam das ideias principais.

2.      MindMeister

É uma das melhores ferramentas online para criar mapas mentais e se familiarizar com eles. Ela está completamente em espanhol, tem diferentes planos de preços e conta com uma versão básica gratuita para que você possa criar vários mapas mentais e exportá-los em uma grande série de formatos. Além disso, conta com uma seção de mapas mentais elaborados por outros usuários, que é muito útil para aprender e se inspirar, e possui aplicativos específicos para dispositivos iOS e Android.

3.      Wisemapping

Permite criar e editar mapas mentais facilmente, de forma intuitiva e sem precisar baixar nenhum software. Está em inglês, é gratuita e, além de permitir a possibilidade de adicionar links a sites, também permite exportar os mapas em vários formatos, compartilhá-los e inclusive imprimi-los.

Como você pode ver, organizar as suas ideias e aumentar a produtividade para trabalhar ainda melhor não só é possível, mas também muito simples, uma vez que se saiba como fazê-lo. Então, se você quer se tornar um freelancer mais produtivo e criativo, já sabe… Comece a praticar com os mapas mentais!

Texto original de Elisabet Parrera
Tradução e Adaptação por Equipe Freelaholic

2 Comentarios
  1. Muito bom Analuíza,

    Estou precisando de um Freelancer que faça Mapas Mentais, pode me indicar algum por favor?

    Abraços

    1. Oi, Ed! Muito obrigada, que bom que gostou do artigo! Foi de autoria da Elisabet Parrera, nossa profissional de comunicação do blog da Workana em Espanhol. Já que você está procurando um profissional que faça mapas mentais, que tal criar um projeto na Workana, na categoria Suporte Administrativo? Afinal, os mapas mentais ajudarão você em sua organização e produtividade, o que cairia dentro de suporte administrativo mesmo. O que acha? Abraço e esperamos ver você por aqui novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *