Mudanças no funcionamento das comissões da Workana

A partir de 28 de junho, mudaremos o funcionamento das comissões da Workana. É a primeira vez, desde o lançamento da plataforma, que faremos uma alteração. Como acontece em todo processo de mudança, sabemos que pode ser difícil entender tudo logo de início.

Por isso, queremos te explicar o quê ocorrerá nos próximos dias. Assim, você poderá compreender melhor como essas mudanças te afetam e como a Workana funcionará a partir de então.

Como funcionará a nova comissão da Workana?

Em primeiro lugar, a nova comissão da Workana se dividirá entre o freelancer e o cliente. Antes, o impacto da comissão recaía somente sobre o freelancer. De agora em diante, o cliente também pagará um valor referente ao “Custo de Serviço”. Este custo significará uma parte menor da comissão, que geralmente será inferior a 5%.

A outra grande mudança é que, a partir de agora, a comissão funcionará em escala para os freelancers. Ou seja: quanto mais você trabalhar com um cliente, menos comissão pagará. Inicialmente, ao começar uma relação com um novo cliente, a comissão será de 20%. Quando o valor transferido entre vocês, no correr do projeto, ultrapassar os 300 dólares, a comissão se reduzirá pela metade e passará a ser de 10%.

Então, permanecerá nessa mesma porcentagem até que sua relação com o cliente amadureça e supere a “barreira” dos 3000 dólares. Quando este momento chegue, a comissão passará a ser de apenas 5%.

Na imagem a seguir, podemos ver uma tabela simples que explica o funcionamento deste novo sistema de comissões. Você terá uma tabela parecida à sua disposição cada vez que desejar enviar uma proposta na Workana. Nossa ideia é que você consiga compreender facilmente sua situação com cada cliente e aposte em desenvolver relações de trabalho a longo prazo.

Faixa de rendimentos

Comissão

$0 a $300

20%

$301 a $2999

10%

$3000 o más

5%

E toda atividade realizada com um cliente contará a seu favor!

Todos os projetos e extensões realizados com um cliente contará a seu favor. Isso significa que você somará, no seu histórico, qualquer pagamento efetuado pelo cliente. Sejam em projetos fixos, por horas, pagos diretos, extensões, contratações diretas e, inclusive, bonificações. Ou seja: toda quantia que o cliente já tenha liberado até hoje para a sua conta na Workana contará como parte do seu histórico de trabalho com ele. E todo o seu histórico até hoje também conta!

Na imagem anterior, podemos observar um exemplo de como se verá seu histórico com cada cliente. Assim, você poderá entender mais facilmente em qual escala de comissão vocês se encontram.

Por que fazemos esta mudança?

Já faz vários anos que tivemos esta ideia, mas queríamos desenvolvê-la e pensá-la melhor antes de torná-la realidade. Sabíamos que qualquer mudança na nossa comissão teria um forte impacto na comunidade….

Com este sistema de comissões graduais que estamos apresentando, estamos favorecendo alguns tipos de intercâmbios. Por exemplo: se hoje você se dedica a fazer logotipos na Workana, esta alteração pode parecer negativa. Basicamente, porque você costuma trabalhar com novos clientes a cada semana e será difícil conseguir que sua comissão se reduza nas relações com seus clientes.

Para estes casos, acreditamos que a Workana Store é o melhor lugar e continuaremos trabalhando para que esse tipo de projeto se desenvolva preferentemente neste espaço.

Por outro lado, sabemos que a Workana agrega muito valor ao início das relações. Nesse momento em que realizar seu projeto através da plataforma te brinda mais confiança. Por este motivo, uma comissão um pouco mais alta logo no começo se justifica mais facilmente. Na medida em que você  vai conhecendo melhor seu cliente, este valor agregado que a Workana aporta é menor.

Então, acreditamos ser justo que a comissão reflita esse valor agregado numa escala gradual, como a que estamos te apresentando.

Para acompanhar esta mudança, continuamos trabalhando em novas funcionalidades que agregarão ainda mais valor às suas relações com seus clientes em longo prazo. Por exemplo: facilidades de pagamento/cobrança, benefícios na medida em que você vai ganhando mais na plataforma, créditos, seguros, educação comprovada, identidade verificada, etc.

Porém, só isso não será suficiente quando você já leva meses ou anos trabalhando com um cliente. Queremos que você escolha manter suas relações na Workana para continuar aumentando sua reputação na plataforma e assegurando seu futuro!

Além disso, depois de conversar com centenas de freelancers e clientes, constatamos que a maior satisfação de ambas as partes, ao utilizar a Workana, acontece quando se formam relações duradouras. Os conflitos se tornam praticamente nulos e cria-se uma relação de confiança, na qual a Workana desempenha um papel de facilitador que permite trabalhar mais comodamente.

Então, o freelancer tem um ingresso mais estável com todas as vantagens de ser independente. E os clientes garantem o acesso a um pool de talento muito maior. Com esta mudança, queremos motivar que estas situações aconteçam com maior frequência.

Uma visão a longo prazo

Imaginemos a Workana como um lugar onde os clientes formam equipes virtuais de pessoas que consideram uma peça chave para suas organizações. Freelancers que tem uma menor quantidade de clientes com quem desfrutam de trabalhar.

Onde o trabalho por hora é a regra, e não a exceção. E onde você não precisa negociar diariamente com vários clientes e enviar propostas constantemente somente para manter seus ingressos.

Onde a concorrência por ganhar um projeto  não seja apenas uma luta pelo preço  mais baixo, senão que privilegie a reputação, o conhecimento e o estilo de trabalho de cada profissional.

Na verdade, queremos que a Workana seja um transformador do mundo do trabalho; um promotor do trabalho remoto e freelancer de maneira saudável para todos nós que participamos dele.

Com esta visão, esperamos te fazer entender que escolhemos este caminho porque realmente acreditamos que é o melhor para nossa plataforma. Nele, teremos os melhores clientes trabalhando com os melhores freelancers em projetos em longo prazo.

Embora seja muito importante, esta é apenas uma das muitas mudanças que estamos pensando para favorecer que, a cada dia, se estabeleçam melhores relações na Workana.

Agradecemos a compreensão e o apoio que vocês nos deram e continuam dando durante estes seis anos de Workana. Esperamos que podamos seguir crescendo juntos!

Se você tiver qualquer dúvida ou pergunta sobre as novas comissões da Workana, podem nos escrever através da nossa página de contato: www.workana.com/contact.

Suscríbete al newsletter de Workana y mantente actualizado