O que significa ser programador?

O que significa ser programador?

Certa vez, li uma frase que dizia: “Um programador é uma máquina que transforma café em código”. Embora pareça engraçado, isso é apenas uma pequena parte do que é ser um programador. Uma pequena parte de quem somos.

Existe uma definição exata do que é ser programador?

Acho que não é tão fácil assim definir o que é ser um programador, pois às vezes significa ficar acordado até tarde terminando algumas tarefas e ser avisado pelo canto dos passarinhos que já são 6 da manhã e devemos dormir. Ou participar de um projeto de software livre e ficar todo o final de semana fornecendo códigos. Ou fazer constantes cursos, ser autodidata e tudo porque o que antes era uma tecnologia moderna e útil, já não é mais. Ou participar de um congresso e fazer novos amigos, que são ainda mais loucos do que você.

No meu caso, a programação é algo que eu realmente amo. Não existe nada mais gratificante do que ver seu software funcionando, depois de brigar muito contra um bug que você demorou mais de 5 horas para encontrar? Ou algo mais bonito do que saber que o seu “filho”, que você está “criando”, é uma parte fundamental de uma empresa? E ver um sorriso estampado na cara da pessoa que está testando sua criação, pois descobriu que todas as coisas que ele fazia, agora serão mais rápidas e fáceis? Os programadores não são apenas programadores…

Você se sente identificado? Veja tudo o que implica ser um programador e conte-nos o que você pensa no Facebook, Twitter e Instagram. Não se esqueça de adicionar a hashtag #ProgramadorFreela.

via GIPHY

Nós, programadores, também somos psicólogos, pois fazemos uma introspecção ao cliente para entender o que ele quer e tentar adivinhar o que ele não disse que queria. Somos artistas, que transformam diagramas intangíveis em soluções tangíveis e reais. Somos tão poetas quanto um verso de Borges, escrevemos com muita emoção em cada linha. Pessoas que não nos deixam se frustrar, e que batalhamos até terminar tudo, em um estado quase perfeito. Somos apaixonados pela tecnologia, na qual um dia mergulhamos e nunca mais saímos.

De acordo com a minha experiência, ser um desenvolvedor na Workana me deixa muito feliz, pois sei que graças ao que eu faço, milhares de pessoas têm um emprego, podem viver do que amam e alcançar uma vida plena. Os programadores ajudam a tornar o mundo melhor. Isso é serio! Você consegue imaginar um mundo sem programadores?

Não! Não consigo imaginar! Não consigo imaginar um mundo sem Internet, Netflix, WhatsApp, Facebook. Não consigo imaginar um mundo sem o software SCADA que ajude a controlar infra-estruturas críticas. Não consigo imaginar um mundo onde não exista um software médico que salve a vida de milhares de pessoas. Embora eu tente, não consigo imaginar.

Mesmo com o que eu disse acima, ainda não é o suficiente para definir tudo o que somos. No entanto, existe algo que nos representa 100%: “O programador é uma máquina que faz os sonhos se tornar realidade, transformando anseios e desejos em projetos concretos. Uma máquina que faz as pessoas felizes “.

Feliz dia do programador!

Agustín Ruatta, Core developer na Workana.

 

Aqui você pode ver os novos projetos freelance para programadores na Workana:

Desenvolvimento de sites

Desenvolvimento de apps

Criação de e-commerce

E muito mais!