Os 7 passos para se vender a um cliente

Com a concorrência cada vez maior, vender-se nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Pensando em te ajudar a vencer esse desafio, fazer melhores propostas e conquistar mais e mais clientes, vamos deixar aqui sete dicas infalíveis. Vamos começar?

Passo 1. Capriche na descrição do seu perfil ou currículo

Esse é um dos passos mais importantes que você precisa seguir antes de começar a enviar propostas aos seus clientes. Preencher um perfil ou currículo detalhado, com links e exemplos de trabalho realizados, contando suas experiências e com feedback dos seus clientes é uma das melhores formas de vender o seu trabalho. Essa é a sua carta de apresentação e um dos argumentos de venda para convencer os seus futuros clientes de que você é apto a concluir com sucesso o projeto proposto por eles.

Passo 2. Procure projetos que sejam relacionados ao seu perfil

Seja você especializado em um setor do mercado ou em uma determinada área de conhecimento, procure se candidatar aos projetos que são relacionados ao seu perfil profissional. Isso por si só, sem contar a sua experiência, já aumentam, e muito, as suas chances de fechar uma proposta. Projetos aleatórios ou que não tenham afinidade com os seus conhecimentos podem ser um verdadeiro “tiro no pé”, prejudicando a sua reputação.

Passo 3. Invista tempo na elaboração de uma proposta

Pense como cliente: você contrataria alguém que enviasse apenas um valor pra você, sem mais nenhuma informação adicional? E se essa pessoa se apresentasse, contasse um pouco sobre sua experiência e ainda te apresentasse trabalhos realizados? Seria bem diferente, né? Então, invista tempo ao enviar suas propostas. Responda a todas as questões do cliente, confirme que entendeu o projeto e deixe claro como pode ajudar. Agregue valor ao seu trabalho e não dê apenas um preço. Valor leva a uma venda de qualidade e recorrente, preço não.

Passo 4. Estabeleça uma conversa aberta com o cliente desde o início

Ao elaborar sua proposta e começar o contato com um possível cliente já deixe claro desde o início que está aberto a conversa e negociação. Estabelecer um bom relacionamento, ser amigável, educado e pró-ativo são algumas das atitudes que fazem a diferença na hora de convencer e vender. Ser seco e frio não ajuda em nada. Tenha a certeza que mesmo que naquele momento você não venda, aquele possível cliente sairá da negociação com uma boa visão sua como profissional e como pessoa.

Passo 5. Respeite prazos, seja alcançável e responsável

Muita gente deixa de vender porque simplesmente esquece de responder a uma pergunta, envia uma proposta fora do prazo ou, pior ainda, manda propostas demais e não dá “conta do recado”. Por isso, dentro desse tópico ficam duas dicas valiosas:

  • Propanha-se a fazer apenas o que tem capacidade de absorver e entregar com qualidade. Pode ter a certeza que um trabalho mal feito repercutirá na sua imagem e em contratações futuras, de forma negativa, claro;
  • Respeite sempre todos os prazos, seja alcançável, ou seja, esteja presente no desenrolar da negociação, e seja responsável. Se assumiu um projeto faça o seu melhor.

Passo 6. Invista no seu Marketing Pessoal

Ter um site e uma página ou perfil profissional nas redes sociais também é uma das formas de divulgar o seu trabalho e ganhar novos projetos. As pessoas hoje vivem conectadas e podem te encontrar com apenas um clique quando você tem presença nos meios digitais. Essa estratégia de Marketing Pessoal vende por si só, pois as pessoas terão acesso a você diretamente e poderão conhecer melhor seus trabalhos e aptidões.

Passo 7. Lembre-se dos seus clientes

Aqui são duas situações comuns: novos clientes que abrem projetos e eles acabam ficando no esquecimento na correria do dia a dia e clientes recorrentes que volta e meia precisam de seus serviços, mas que pela loucura diária não se lembram de você. Portanto, lembre-se dos seus clientes e faça com que eles lembrem-se de você. Retome contatos que ficaram muito tempo sem retorno por parte do contratante, envie mensagens ou perguntas para seus clientes recorrentes, mostre que está à disposição e que continua ali, pronto para mais uma venda e um projeto de sucesso.

Entre no jogo e venda!

Os clientes não baterão à sua porta ou cairão do céu, você tem um papel importante nessa conquista. Você precisa entrar no jogo, entender e seguir suas regras e vender. Agora que você já teve uma “aula” de como conquistar novos clientes e fazer novas vendas, que tal colocar em prática?

Sucesso e boas vendas!

Redatora no blog da Workana

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated