O primeiro ano do trabalho freelance

Enquanto há quem, desde o início, trabalhe de forma independente, para um grande número de pessoas, o trabalho freelance é um mundo novo que vem depois de já se ter trabalhado por um tempo em relação de dependência. É muito comum que as pessoas escolham o trabalho em uma empresa como uma opção para ganhar experiência e, logo depois de ter essa base, já aparece o ânimo para começar a trabalhar como freelancer. Com isso em mente, é crucial levar em conta o primeiro ano desse tipo de trabalho como um ciclo fundamental.

Ou seja, desde o momento em que se decide ter essa modalidade de trabalho (e de vida!), o primeiro ano é muito importante. Isso ocorre por vários motivos:

Prova de êxito

“Sobreviver” um ano inteiro com trabalhos freelance é um indicador excelente de que é possível manter esse estilo de trabalho a longo prazo. Se, no entanto, considerássemos apenas dois meses desse ano, por exemplo, boa parte dos trabalhos poderia ter sido ocasional.

Confiança

Como falamos no ponto anterior, essa análise do primeiro ano também transmitirá confiança a nossos clientes e prospects. Uma pessoa que trabalha de forma independente há cinco semanas é bem diferente do profissional que demonstrou sua capacidade de viver e se manter com seu trabalho por um ano, mantendo sua reputação limpa.

Experiência

Um ano de trabalho gera muita experiência: é possível ter clientes bons e ruins. Projetos interessantes e monótonos. Fornecedores confiáveis e outros pouco profissionais

Gerenciando o dinheiro

Sustentar-se por um ano inteiro com o trabalho freelance nos ensina muitas lições sobre como gerenciar nossas finanças: que conta bancária devemos ter, como aproveitar o cartão de crédito, quanto podemos economizar mês a mês…

Organização e eficiência

O primeiro ano de trabalho independente será um período vital para organizar o espaço de trabalho e, inclusive, organizar o próprio tempo. É preciso algum tempo para identificar corretamente os horários do dia que são mais produtivos, os momentos para promover nosso trabalho e os checklists que usamos diariamente, além de outras informações importantes que só aprendemos com o tempo.

As Ferramentas do trabalho Freelance

O primeiro ano de trabalho freelance também é muito útil para avaliar todas as ferramentas de trabalho e ficar somente com as que são realmente úteis. Por outro lado, novas ferramentas surgem constantemente – e já ter uma base do que “funciona” pode ser muito benéfico.

Na Workana, nós ajudamos nossos clientes a encontrar os melhores talentos para trabalho remoto em seus projetos. Nós também ajudamos profissionais a conseguir trabalho de acordo com suas preferências, habilidades e faixa de preço. Conseguimos tudo isso da forma mais segura para ambas as partes.

Texto original de Alejandro Kikuchi
Tradução e adaptação de Analuísa Bessa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *