Profissional independente: Por que é conveniente pra você se associar a um colega?

Profissional independente: Por que é conveniente pra você se associar a um colega?

Antes de começar como profissional independente em tempo integral, tirei alguns meses para ler toda a bibliografia que encontrei a respeito desse assunto.

Diversos conselhos me serviram muito para preparar o meu caminho, mas ainda assim não me sentia confiante o suficiente para entrar de vez nesse negócio. E de fato, o problema era que eu continuava pensando que seria como me jogar em um precipício, pois a teoria não era suficiente. Assim que comecei a me reunir com alguns parentes que tinham experiência na prática como profissionais independentes e tudo se esclareceu bastante para mim.

E, desde o início, descobri a lição mais importante: um profissional independente DEVE construir uma sólida rede de colegas. Aqui te apresento alguns tips que me ajudaram muito a fazer com que isso se tornasse realidade:

 

  • Encontre profissionais com mais experiência para aprender com eles.

 

É essencial estar rodeado de pessoas das quais podemos nos retroalimentar, juntando esforços, trocando ideias e experiências. Para alcançar o sucesso nestes tipos de relações, a chave é a honestidade na comunicação. Há alguns anos, um dos meus clientes regulares me pediu um trabalho sobre o qual eu não tinha muita experiência prévia. Para cumprir com as suas expectativas, decidi contratar um profissional na Workana que era especializado na matéria para que me capacitasse sobre o tema e me acompanhasse no desenvolvimento de todo o projeto. Os resultados foram excelentes!

 

  • Hoje por você, amanhã por mim.

 

Você deve levar em consideração que as relações são bilaterais. Isso quer dizer que se damos trabalho para outros colegas, é muito provável que no dia de amanhã esses trabalhos voltem para nós como mais oportunidades comerciais. Se você não tem tempo suficiente para pegar um trabalho que te interessa, recomende a um profissional de sua confiança. O cliente continuará confiando em ti e seu o colega ficará agradecido. Amanhã pode ser você que esteja do outro lado.

 

  • Oferecer serviços integrados com outros profissionais.

 

Fazer alianças com outros colegas do ramo nos dará muitas vantagens, mas o que acontece quando nos aliamos a colegas de outros ramos?

O resultado é extremamente interessante, sobretudo para nossos clientes, pois nos dá a possibilidade de oferecer um serviço integral que facilita a satisfação total daquele que nos contratou.

Por exemplo, como desenvolvedor web é muito importante construir um back-end bem estruturado, mas também precisamos fazer com que o site seja mais atrativo e para consegui-lo é necessário um web designer com experiência. Com este pensamento, foi que conheci a Pablo Grande, um profissional top de desenho web na Workana e começamos a trabalhar em conjunto, com excelentes resultados para ambos. Não somente ampliamos nossa carteira de clientes, senão que ademais melhoramos, consideravelmente, a qualidade final dos nossos trabalhos.

Como freelancers devemos construir uma sólida rede de contatos que nos permita crescer como profissional, aprendendo com as experiências próprias e alheias ao compartilhá-las. Esta rede, sem dúvidas, nos devolverá maiores oportunidades de negócios, assim que… Vá em frente!

Cristian Marucci (Axioma Soluciones), profissional independente TI & Programação  na Workana.

Para começar a trabalhar de forma independente, veja projetos  publicados na Workana.

Você também pode empreender e lançar para frente suas campanhas como as que contamos hoje: Crie um projeto na Workana e contrate freelancers para te ajudarem com o desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *