Redator online: 4 dicas para que todos leiam seus artigos

Enquanto você lê esse artigo, o Google vai receber dois milhões de buscas no mundo todo, 347 novos posts em WordPress serão publicados e 571 novos sites que oferecem conteúdo serão criados, como mostra esse infográfico.

Você pode imaginar, então, a quantidade de conteúdo que circula diariamente através da internet e a importância de ser um bom redator online que crie artigos que se destaquem no meio da multidão?

É um fato que o conteúdo é o rei da internet e que tudo gira em torno dele em qualquer de seus formatos: vídeos, fotos, imagens ou artigos. Mas também é verdade que existem mais de sete bilhões de sites no mundo todo que oferecem conteúdo continuamente e que, portanto, é vital que você, como redator online, escreva artigos interessantes que se posicionem bem e que também sejam lidos, compartilhados e comentados, para que não morram no mesmo instante em que nascem.

redator online: 4 dicas para melhor posicionamento e mais atençãoPara conseguir isso, é fundamental que você procure sempre melhorar as suas habilidades de redação e alavanque esse “algo único” que caracteriza e faz você ser diferente do resto, seja seu estilo particular, sua criatividade, sua capacidade de dar forma às ideias ou qualquer outra aptidão.

No entanto, existe algo que pode ajudar você no caminho para ser um melhor redator online a cada dia e que todos leiam o que você escreve: quatro conselhos infalíveis que aumentarão o número de leituras dos seus artigos. E você está a um passo de saber quais são.

Redator online: 4 conselhos para que os outros leiam o que você escreve

1. Crie para o seu “cliente ideal”

Para que alguém o leia, você tem que se dirigir a ele e falar na base do “mano a mano”, solucionar algumas de suas dúvidas e inquietudes, agregar valor e proporcionar resultados e informações que satisfaçam suas necessidades. E para conseguir isso, você tem que, primeiro, identificar seu público e se conectar com ele.

Pode parecer óbvio, mas existem muitos redatores que escrevem sem ter em mente o seu “cliente ideal” e sem saber a quem estão se dirigindo. Dessa forma, em cada artigo que você escrever como redator online – ou, pelo menos, cada assunto do qual você vai tratar – crie o seu “cliente ideal”; ou seja, uma pessoa de um determinado sexo, com uma certa faixa etária e com certas necessidades e desejos, com quem você vai falar em seu artigo.

Está provado que “colocar uma cara” na pessoa para quem você escreve ajuda que o conteúdo cause um impacto maior e você vai notar que, desse modo, escrever se torna mais simples, rápido e prático.

2. Use títulos chamativos

O título é a ferramenta mais poderosa do seu artigo: com ele, você causa a primeira impressão e você depende dele para que alguém leia seus posts ou não.

É claro que o conteúdo tem que ser interessante e útil, mas se o título não captar o interesse dos seus leitores e não despertar a curiosidade, ninguém vai lê-lo; porque o título é, de uma certa forma, a carta de apresentação do conteúdo que você está escrevendo.

Portanto, trate de usar títulos chamativos e interessantes, que prometam um resultado, despertem a curiosidade e que agreguem valor.

3. Escreva frases curtas em parágrafos curtos

redator online: 4 dicas pra você ser lidoExiste tanta informação a apenas um clique de distância que não há tempo de ler todo o conteúdo disponível sobre um mesmo tema. E os artigos que são descartados primeiro são aqueles que têm palavras rebuscadas em orações longas de parágrafos intermináveis.

O que quer dizer que, como redator online, você deve escrever palavras curtas em frases simples, que formem parágrafos concisos e diretos.

Se o seu artigo é fácil de ler e é visualmente mais ameno e nada carregado, com certeza você terá muito mais leituras.

4. Inclua “ganchos”

Muitas vezes, ainda mais se o artigo é extenso, o leitor tende a se cansar ou se entediar. Uma coisa que funciona muito bem nesses casos é adicionar um “gancho” para “segurá-lo”; isto é, adicionar uma frase que reforce o interesse e continue despertando a curiosidade, para que o leitor continue lendo.

Os primeiros parágrafos do texto são um dos pontos estratégicos para se colocar os ganchos, já que é neles que o leitor vai escolher se continuará lendo ou não. E é a sua habilidade e experiência como redator online que determinará se ele continuará lendo ou não.

O que você achou desses quatro conselhos para aumentar a leitura dos seus artigos? Você usa alguma outra técnica que funcione bem? Esperamos seus comentários!

Autora: Elisabet Parera
Tradução e Adaptação: Equipe Freelaholic

3 Comentarios
  1. Muito bacana as dicas. São ótimas estratégias de Marketing que os profissionais podem utilizar para se diferenciar neste mercado extremamente competitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *