Redes sociais para Freelancers: Alcance novos clientes!

Redes sociais para Freelancers: Alcance novos clientes!

Imagine que você está pensando em contratar um profissional freelance que não mora na mesma cidade que você.

Você não conhece o seu escritório, não conhece as outras pessoas que já trabalharam com ele e muito menos conhece os trabalhos feitos anteriormente. Não seria natural que, antes de contratá-lo, tente procurar algo sobre ele no Google e nas redes sociais? Sim; isso imaginei.

Ter uma presença sólida no mundo online será essencial para aumentar o número de clientes que confiarão em você e te contratarão para ajudá-los com seus negócios.

O Germán de Bonis já lhes falou sobre a importância de desenvolver uma estratégia de Branding pessoal na Web e a criação de um site particular. Pois bem, hoje eu venho deixar alguns conselhos para que possam desenvolver e aproveitar ao máximo as suas redes sociais para alcançar um maior número de clientes. Vamos começar?

Escolha suas redes sociais

Não é necessário estar em TODAS as redes sociais. Se os seus principais clientes geralmente são executivos seniores, não seria eficiente dedicar muito tempo no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação no Instagram ou Snapchat, certo?

Lembre-se: Escolha apenas aquelas redes onde os seus clientes podem ter uma presença ativa.

Dica: um perfil atualizado no Linkedin e uma fanpage ativa no Facebook são sempre uma excelente opção.

Crie conteúdo INTERESSANTE

Os usuários entram nas redes sociais para se divertir ou socializar: não lhes interessa um conteúdo chato ou  monótono! Suas publicações disputarão a atenção dos seus clientes com fotos de animais, bebês, piadas, notícias e qualquer outro material de interesse.

O conteúdo que você sobe é o que motiva o público a dar um “like” e te seguir nas redes sociais escolhidas. Pense nisso com muito cuidado!

Cuide do seu conteúdo para não violar qualquer tipo de direitos. Faça publicações com seus próprios desenhos ou utilize banco de imagens gratuitos como o Can We Image, Creative Commons ou Foter.

Seja DIFERENTE

Destaque-se dos seus concorrentes: os usuários desfrutam de um conteúdo original, assim você terá mais possibilidades de captar seguidores, fidelizá-los e convertê-los em clientes.

Fale de forma clara, não abuse do tecnicismo e se relacione com o seu público. Encontre o seu próprio estilo e se destaque com ele

Dica: Para ser diferente, não basta utilizar imagens livres de direitos autorais de algum arquivo online. Contrate profissionais especializados em Marketing e Design Gráfico para aconselhá-lo sobre a sua estratégia.

Tenha OBJETIVOS

Se você não tem claro para onde quer ir, como saberá o caminho certo a seguir? Seus objetivos podem ser variados: as redes sociais são úteis tanto para conseguir novos clientes como para aumentar a visibilidade da sua marca pessoal, melhorar o seu posicionamento e até mesmo obter feedback da comunidade.

Dica: Crie um tipo de publicação para cada um dos objetivos propostos.

Vincule ao seu SITE

Utilize suas redes sociais com uma ponte entre os usuários e seu site. Sempre que possível, convide seus seguidores a visitar diferentes seções do seu site para saber mais sobre o seu perfil, seus clientes ou algum conteúdo de interesse.

Dica: Não use links longos, cuide da estética das suas publicações. Diminua o tamanho das suas urls utilizando ferramentas como Bit.ly.

INVISTA

Não pense que gerenciar uma rede social é algo que pode ser feito de qualquer jeito. Algo pior do que uma rede social inexistente, é uma rede social mal administrada. Obtenha treinamentos ou contrate profissionais adequados para o trabalho. E, o mais importante de tudo, invista em publicidade!

Dica: toda rede social tem treinamentos e tutoriais simples que te ajudarão a melhorar sua estratégia publicitária. Leia-os antes de começar!

Anime-se! Comece a desenvolver sua marca pessoal nas redes sociais e veja por si mesmo como sua carteira de clientes aumentará.

Natalia Ferrari, Licenciada em Marketing, membro da #WorkanaPartners e freelancer de Marketing e Vendas na Workana.

Entre agora mesmo no mundo do trabalho Independente! Dê uma olhada nos projetos publicados!

Para começar o seu empreendimento, você precisa da ajuda de especialistas. Conheça os melhores aqui! Você só precisa criar um projeto na Workana e poderá contratá-los durante o tempo que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *