#Review: Asana, administrador de tarefas

Sempre buscamos oferecer pra você dicas e sugestões que facilitem o seu dia-a-dia e, claro, seu trabalho: hoje, damos seguimento à nova seção do blog, na qual faremos reviews de diferentes softwares e aplicativos para você anotar na sua listinha de “programas pra experimentar” 😉

Hoje, nossa escolha foi o Asana, um administrador de tarefas muito completo. Vejamos o que ele nos oferece…

Conceito

É uma excelente ferramenta para organizar tarefas, criar listas de “pendências” (e não só para trabalho, mas para qualquer objetivo… inclusive familiar ou pessoal) e gerenciar projetos de pequenas equipes. A base sobre a qual o Asana se fundamenta é a de definir uma pessoa responsável/executora da tarefa, ou uma pessoa de contato, com a ideia de que se muitas pessoas estiverem envolvidas, a tarefa não será realizada (e é isso mesmo que acontece…).

Design, funcionalidades e preço

O painel de controle está organizado de forma simples, clara, com um design intuitivo. Basicamente, se divide em três seções:

  • No painel esquerdo, fica o “menu geral”, com detalhes de seu espaço de trabalho, grupos e projetos, onde você pode agregar membros ou projetos, criar um grupo e acessar sua caixa de entrada de mensagens. Se não quiser receber e-mails com notificações de tarefas pendentes do dia e demais, você tem total liberdade de gerenciar seus alertas na caixa de entrada do Asana. Coordene seu trabalho em equipe com menos e-mails: gerencie tudo através do Asana.
  • Na seção do meio, ficam as tarefas associadas ao projeto que você selecionou no painel da esquerda.
Asana 1
Painel esquerdo e painel central
  • No painel da direita, ficam os detalhes da tarefa que você selecionou no painel central. Nesse painel direito, você encontra informações como descrição da tarefa, profissional responsável, prazo, documentos associados (permite anexar arquivos), subtarefas associadas (também com seus responsáveis e prazos) e etiquetas, entre outras coisas. Além disso, você pode “seguir” uma tarefa, de modo a receber – ou deixar de receber – notificações vinculadas àquela tarefa em particular.
Asana 2
Painel central e painel direito

Uma das grandes vantagens do Asana é a facilidade de reorganizar tarefas e trocar sua prioridade, algo muito comum no gerenciamento de um projeto: basta clicar em uma tarefa e arrastá-la para o local que desejamos (e isso sem afetar o prazo).

Quando você completa uma tarefa, basta clicar no “checkbox” e pronto. E se seu dedo for mais rápido do que sua mente, sem problemas 😉 A tarefa continua ali e você pode “desclicar” no quadrado logo a seguir (depois de marcada como concluída, você também pode escolher ocultá-la de seu painel e o programa arquiva a tarefa automaticamente).

Além das tarefas, projetos e equipes, o Asana acaba de lançar a função de “Calendário”, que permite visualizar as tarefas de uma equipe, de forma integral e bem gráfica (ou até de membros específicos, dois, três ou quantos quiser).

Quanto aos preços, a versão gratuita tem um limite no número de membros a incluir e algumas opções de colaboração são mais limitadas. A versão paga oferece funcionalidades adicionais. Para mais informações, recomendamos visitar o site dos planos Premium.  

Resumindo…

Prós: design muito bom, fácil de usar. Excelente opção para coordenar o trabalho em equipe. Reduz o número de e-mails em sua caixa de entrada (canaliza a coordenação via Asana).

Contras: não tem acesso sem conexão à Internet, nem em sua versão mobile. Para coordenar equipes maiores, é recomendável comprar a versão paga, porque a versão gratuita é mais limitada nesse nível de complexidade.

Texto original de Jesica Mraz
Tradução e Adaptação de Analuísa Bessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *