#Review: Dropbox - Armazenamento online

Em um novo review de apps, fazemos hoje uma rápida análise do Dropbox, um dos serviços líderes em armazenamento online.

Conceito

O Dropbox é uma alternativa muito boa se você está procurando um serviço confiável que permita que você faça backup dos seu arquivos, com a opção de ter acesso a eles de forma rápida e simples, de praticamente qualquer computador ou dispositivo móvel. Soma-se a isso a possibilidade de sincronizar todas as informações entre os dispositivos e compartilhá-las com outras pessoas.

É tanto um produto web como também um app que você pode fazer o download. Funciona muito bem nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux e, em sua versão móvel, Android, iPhone, iPad, Blackberry e Kindle Fire.

dropbox - armazenamento online

Design e Funcionalidades

O design é muito limpo e claro e o app é simples de usar. Em se tratando de funcionalidades, o Dropbox permite a sincronização de arquivos existentes em uma única pasta. Então, se a sua intenção é sincronizar pastas do seu computados sem a necessidade de movê-las para a pasta do Dropbox, talvez você tenha que experimentar alternativas similares.

Para compartilhar arquivos com terceiros, o Dropbox oferece várias opções: uma delas é através da pasta Pública. Isso não significa que os arquivos armazenados nessa pasta estarão visíveis automaticamente para qualquer um, uma vez que você tem que clicar com o botão direito e selecionar “copiar link público“; dessa forma, você obterá um link público para esse arquivo e poderá publicá-lo na web ou enviar para seus amigos ou colegas (mesmo aqueles que não usam o Dropbox). Observação: a pasta pública foi descontinuada para contas novas, mas você pode ativar uma pasta pública em sua conta caso faça o upgrade para o Dropbox para Empresas ou para o Dropbox Pro.

Outra opção para compartilhar arquivos é enviar convites específicos por email e compartilhar, inclusive, arquivos do seu Dropbox, não necessariamente da pasta Pública. Isso é feito clicando com o botão direito na pasta que você quer compartilhar e inserindo as informações do email de quem você quer que tenha acesso. Nesse caso, é necessário que os usuários tenham uma conta Dropbox (não necessariamente a versão de download, mas sim a versão online).

Uma terceira opção de compartilhamento é através de um link direto para o arquivo em questão: para isso, basta clicar com o botão direito no arquivo que você deseja compartilhar e clicar na opção de obter o link. Depois, você verá seu link aberto no navegador com uma URL única, que você poderá compartilhar com quem você quiser, sem que a pessoa precise de uma conta Dropbox. A diferença entre essa alternativa e a primeira é que você não precisa mandar o arquivo para a pasta Pública, podendo deixá-lo onde preferir no Dropbox.;)

dropbox

Quando falamos de trabalho em equipe, o Dropbox é um pouco mais limitado que outros serviços, já que ele não permite que você acesse um arquivo compartilhado e edite-o simultaneamente com outra pessoa e veja as mudanças que estão ocorrendo. O Dropbox não possui ferramentas de edição e colaboração integradas. Caso queira editar um arquivo, o usuário terá que abri-lo em sua conta, fazer as mudanças que deseja, salvá-lo e aí sim o arquivo será sincronizado com o Dropbox. E se duas pessoas editarem ao mesmo tempo? Segundo o Dropbox, ganha quem fizer o upload do arquivo primeiro, com o arquivo do “perdedor” ficando categorizado como uma cópia “em conflito”.

Planos de pagamento

Com respeito a planos de pagamentos, eles são bem variados e existe de tudo, começando pelo Plano Básico (e gratuito), que te oferece 2 GB de armazenamento sem custo, com a possibilidade de que você recomende o app através das redes sociais para ganhar mais espaço.

Além do Plano Básico, existem o Plano Pro, que custa USD 9.99 por mês, com 100 GB de armazenamento, e o Plano Empresas, que custa USD 15 por mês por usuário, um plano especial para pequenas empresas que querem dar acesso a vários usuários. Existem também outros planos especiais e, para mais detalhes, você pode visitar a seção de planos em seu navegador e escolher a opção que mais se adapte às suas necessidades

Conclusão

Resumindo, o Dropbox é um bom serviço para sincronizar e fazer backup dos seus arquivos, ainda mais se não se tratar de montes e montes de files e também funciona muito bem para compartilhá-los com terceiros. Apesar de ser mais limitado no que tange à colaboração em equipe, ele cumpre muito bem sua função.

——

O que achou do Dropbox? Já usou? Quais prós e contras você percebeu? Comente!

Texto original de Jesica Mraz
Tradução e adaptação: Equipe Freelaholic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *