Review: RescueTime, o melhor aliado para otimizar o seu tempo

O que você pensaria se existisse uma ferramenta que não só te dissesse o que você faz em cada segundo que passa em seu computador, mas também te mandasse uma análise sobre a sua eficiência e produtividade e te mostrasse quais são os dias e horas mais produtivos para você?

E mais, e se esse aplicativo fosse online, gratuito e tivesse como objetivo ajudar a empregar melhor o seu tempo?

Pois bem, por sorte essa ferramenta existe e se chama RescueTime. Hoje, nós da Workana queremos analisá-la detalhadamente para que você conheça mais a respeito e decida se suas funcionalidades lhe serão úteis.

RescueTime: O olho que tudo vê… e analisa!

logo RescueTimeRescueTime é um aplicativo de seguimento de tempo, por enquanto disponível em inglês para usuários de Mac, Windows e Linux, o qual você pode acessar tanto online como em sua versão de escritório.

Está dirigido tanto a clientes como a profissionais que buscam otimizar seu tempo, e a sua principal característica é que permite monitorar tudo o que fazemos diante do computador desde o momento em que o ligamos até o momento em que o desligamos, para saber quanto tempo dedicamos a cada tarefa, e desse modo, poder combater essas distrações que põe em risco a nossa produtividade. Tudo isso de uma forma muito simples, automaticamente.

Funcionalidades: gráficos, relatórios e objetivos

Começar a usar o RescueTime é muito fácil: basta acessar o seu site, clicar em “signup” e escolher o tipo de conta que deseja: individual ou para grupos. Introduzimos um endereço de e-mail, senha e já estamos prontos para usá-la.

Deveremos baixar o aplicativo em nosso computador somente para que ele possa monitorar tudo o que fazemos e enviar a informação de nossas atividades para a página. Isso fará com que todos os dados e estatísticas do que fazemos ou não sejam guardados automaticamente, para que depois o RescueTime os mostre em tempo real via web em forma de gráficos muito visuais, que nos darão uma visão clara sobre tudo o que fazemos diante da tela e o quão produtivo é.

Para isso, deveremos ir ao painel de administração (dashboard), onde poderemos configurar a nossa conta e personalizá-la de acordo com as nossas preferências e objetivos.

Ai, poderemos ter uma vista geral de nossos dados segundo a categoria, os gráficos com estatísticas segundo o grau de distração e produtividade das atividades realizadas, as estatísticas de nossa eficiência diante do computador e as metas e objetivos que estabelecemos.

rescuetime pantalla

Além de nos mostrar detalhadamente em quê empregamos nosso tempo, RescueTime também nos permite fixar objetivos, como por exemplo: “passar 5 horas por dia trabalhando produtivamente” ou “ficar uma hora sem acessar as redes sociais”, e aplicar diferentes graus de distração aos diferentes sites pelos quais navegamos e programas que usamos.

Além disso, divide automaticamente a nossa atividade por categorias (se estamos escutando música, nos catalogará como “fun”), e nos diz, de acordo com as estatísticas, qual é o nosso melhor dia e horário para trabalhar.

Ah! E aqueles que se preocupam com a privacidade, podem ficar tranquilos: é um dos pontos fortes do software. 

Preço? Tudo isso é… Grátis! (se quiser mais, deverá pagá-lo)

Se você quiser usar o RescueTime para tudo o que foi mencionado até agora, então não vai ter nenhum custo, já que é totalmente gratuito.

O software tem diferentes tipos de tarifas e preços, de acordo com o uso que você queira dar a ele: a conta individual é totalmente gratuita (e muito completa), mas também existe a conta Individual Pro, que tem um custo de 9 USD ao mês e oferece a possibilidade de bloquear certos sites quando exceder o tempo que você fixou para eles; fixar alertas para as suas metas diárias (e receber avisos quando as alcançar); ter acesso a relatórios mais completos e amplos, e adicionar manualmente o tempo que não passa diante do seu computador.

Ao mesmo tempo, o RescueTime também tem opções para grupos e empresas. São os planos Empower e Pulse, que servem para realizar tarefas em grupo e monitorar o trabalho dos empregados, respectivamente. Apesar de essas duas contas também serem pagas, podem ser provadas de maneira gratuita e sem compromisso durante 30 dias. Desta forma, você escolhe o que precisa e até onde quer chegar.

Quem dá mais?

Por hoje, RescueTime é um dos melhores aplicativos de sua categoria, oferecendo constantes melhorias e escutando o feedback que recebem de seus clientes.

Sem dúvida, um appa ser levado em conta por aqueles que desejam aumentar sua produtividade e ver detalhadamente a quê dedicam a totalidade do tempo que passam em frente ao computador.

O que você achou do RescueTime? Conhece algum outro aplicativo que facilite o seu trabalho no dia a dia? Deixe os seus comentários aqui embaixo e ficaremos felizes em fazer um review sobre eles! Esperamos suas respostas e sugestões 😉

Artigo original: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *