Seis dicas para reter clientes após concluir os projetos

Há mais de 5 anos, trabalho como profissional freelancer e dei meus primeiros grandes passos através da Workana. Comecei como redatora de conteúdos, candidatando-me a cada projeto que via na plataforma e que coincidia com meu perfil.

Com o tempo, aprendi a personalizar minhas propostas, a “me vender” melhor para cada cliente e a negociar as condições de trabalho. Até que, enfim, chegou o dia em que consegui ganhar meu primeiro projeto. Tratava-se de uma empresa internacional dedicada a promover viagens às montanhas com guias certificados em todo o mundo. Por isso, os conteúdos persuasivos deveriam ser escritos em Inglês. E isso significava começar já enfrentando um enorme desafio

Mas eu me animei e não desisti! Lembro que um dos principais requisitos para este projeto era “ser apaixonado pelas montanhas”. Então, alterei minha foto de perfil por uma imagem onde se observava um dos lindíssimos picos da Patagônia Argentina. E fiz isso porque compreendi que necessitava me adaptar às necessidades do cliente, resolver os problemas que o projeto exigia, personalizar meu trabalho e entregar uma criação única.

Tendo isso em mente, comecei a trabalhar no projeto. Quando o cliente aprovou o trabalho e depositou o meu primeiro “salário”, a sensação foi de pisar no Paraíso e caminhar nas nuvens. Workana tinha me demonstrado que essa “loucura linda” de trabalhar com aquilo que se ama era realmente possível. E este foi apenas o pontapé inicial da minha jornada como profissional independente!

Hoje em dia, possuo minha própria agência de conteúdos e uma carreira sólida como freelancer. E sinto orgulho ao dizer que um dos meus clientes mais fiéis e importantes continua sendo aquela mesma empresa que me deu minha primeira oportunidade na Workana. Com o tempo, conseguimos construir um vínculo de profissionalismo e confiança. E isso permitiu que a empresa continuasse confiando em mim até os dias de hoje, passados mais de 3 anos daquela contratação inicial.

Então, qual o “segredo” para reter clientes após a conclusão de um projeto? A seguir, eu te conto as 6 dicas que funcionaram na minha experiência. Mas devo confessar que muitas delas já estão subentendidas nos parágrafos que você acabou de ler.

 

Fazer sempre um bom trabalho

Se você quer que um cliente volte a te contratar no futuro, a primeira coisa que precisa fazer é se dedicar e oferecer um excelente trabalho no projeto atual. Cumprir os prazos acordados, seguir os alinhamentos e as especificações oferecidas, responder às mensagens sem demoras e, obviamente, entregar um produto de ótima qualidade, à altura daquilo que foi negociado entre você e seu cliente.

Quando estes pontos são contemplados, é muito provável que seu cliente fique satisfeito com seu trabalho e considere te contratar novamente quando precisar de ajuda no futuro.

 

Escolher os clientes mais rentáveis

Se você está pensando em reter clientes, é porque reconhece a importância desta fidelização. Porém, pode acontecer que queiramos manter um cliente apenas porque ele é o único que temos em determinado momento. Ou porque sabemos como pode ser difícil encontrar novos clientes.

Por isso, é muito importante saber que são outros os aspectos que tornam um cliente verdadeiramente valioso. Para escolher os clientes mais rentáveis, devemos fazer-nos algumas perguntas, como por exemplo:

  • É conveniente continuar trabalhando com este cliente?
  • Este cliente representa que porcentagem de meus atuais ingressos?
  • Estou cômod@ e satisfeit@ trabalhando com ele/ela?
  • Seus projetos são rentáveis para mim? Permitem que eu tenha tempo para fazer outras coisas ou aceitar outros projetos?

Enfim, estas são as coisas que valem a pena considerar na hora de selecionar os melhores clientes e pensar em uma boa estratégia de fidelização. O cliente precisa ser rentável, porém, mais rentável devem ser os esforços que você fará para retê-lo.

 

Ser proativo e sugerir projetos

Já te aconteceu de entrar no site ou no blog do cliente e ver um monte de outros aspectos que poderiam ser melhorados e não estão incluídos no trabalho para o qual você foi contratado? Esta pode ser uma grande tática para estender os prazos de relacionamento com o cliente e continuar trabalhando em novos projetos.

Sugerir melhoras para alguma seção do seu site ou blog, otimizar o SEO do conteúdo já publicado, modificar o aperfeiçoar as gráficas da página, o logotipo, a identidade visual,etc. Utilizar todo nosso conhecimento para convencer o cliente que você ainda podem trabalhar juntos em muitas coisas e gerar vários benefícios.

Se o cliente aceitar sua sugestão, já não será necessário, para criar um novo projeto na Workana, enviar uma proposta e esperar que ele te escolha entre vários candidatos. Você já será o candidato perfeito desde o início!

 

Promoções especiais

Como vocês trabalharam juntos antes, o cliente já conhecerá seus honorários. Por isso, na hora de preparar um novo projeto no qual você pode ajudá-lo, prepare uma promoção especial e exclusiva para ele. Às vezes, cobrar menos não é nenhum pecado, pois te garante a continuidade do trabalho. Ou você prefere cobrar muito de uma única vez ao invés de cobrar um pouco menos todos os meses?

A rentabilidade do negócio e o rendimento de um plano de fidelização também devem ser pensados a partir do seguinte ponto de vista: “É conveniente cobrar um 15% menos, porém, com a certeza de ter trabalho garantido?”. O ponto central é conseguir que o cliente sinta que é especial, que estamos pensando exclusivamente nele e que estamos interessados em manter uma relação produtiva em longo prazo.

 

Serviço personalizado

Quando estabelecemos um vínculo sólido e duradouro com um ou com vários clientes, eles se tornam uma espécie de clientes Premium em nossas vidas. E devemos tratá-los como tal… Isso significa oferecer algo único, um trato diferenciado, uma atenção prioritária! Podemos fazer isso atentando-nos para as pequenas coisas, como responder um e-mail deles antes que o de outra pessoa.

Como profissionais, eles esperam sempre receber mais do que aquilo pelo qual pagaram. Embora isso possa parecer um pouco injusto , é o preço que devemos pagar por manter nossos clientes satisfeitos com nosso trabalho. Por isso, é importante que você saiba oferecer esse “algo mais” aos seus clientes. Pode ser algo como: “com este blog post, eu te dou de presente também este infográfico pensado especialmente para suas redes sociais”. Ou “decidi manter o mesmo preço por este semestre só porque você é um cliente especial”. Acredite, os pequenos detalhes fidelizam

 

Oferecer segurança

Como ocorre em toda relação, a confiança se ganha e se constrói dia a dia. Cumprindo com o princípio básico da fidelização ( “oferecer sempre um bom trabalho”), já avançaremos bastante neste aspecto. Se nos pedem algo para determinada data, cumpramos com este prazo. Se percebemos que não conseguiremos cumprir um prazo, atuemos com sinceridade, digamos a verdade e acordemos outra data.

Além disso, a Workana oferece muitas ferramentas que garantem a segurança em cada trabalho, tanto para os freelancers como para os clientes. Não deixe de aproveitá-las! Os vínculos vão se tornando mais sólidos quanto maior é a confiança que conseguimos construir no processo. Por isso, quando um cliente confia em nosso trabalho e está satisfeito, dificilmente se arriscará a buscar um novo provedor.

 

Com essas dicas, tenho certeza que você poderá fazer seu negócio crescer e trabalhar em todos os seus projetos dentro de um âmbito de confiança, profissionalismo e otimismo. Isso não é apenas o que todo freelancer busca, mas também é o que todo cliente necessita para voltar a te escolher e confiar no seu trabalho.

 

Lucia Daniela Bodo. Argentina. Licenciada em Relações Públicas, especializada em Marketing de Conteúdos. Atualmente, dirijo minha própria agência de conteúdos, através da qual ofereço serviços de Content Management e Assessoria para empresas.

 Link a Perfil na Workana: https://www.workana.com/freelancer/f305a2bb7942292d9746b5adeecad294

 

Formada em Relações Públicas, profissional de Marketing de Conteúdo. Apaixonada pelo poder das palavras, quando estas são utilizadas para bons fins.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado