Sites que estão revolucionando o Onboarding dos seus usuários

O onboarding é um processo importante e que facilita muito quando pensamos em retenção de clientes. Quer entender mais sobre isso?

Sabe aquela experiência agradável que você tem à primeira vista num site ou numa loja que visita a primeira vez? É essa sensação que as boas experiências onboarding querem manter a longo prazo. Por outro lado, uma experiência ruim nunca é repetida: o cliente não volta.

Por isso é tão importante que você, freelancer que trabalha especialmente com marketing de conteúdo ou design, conheça mais sobre o onboarding. Dessa forma você será capaz de oferecer mais para seus clientes na Workana e conseguir mais projetos, aumentando sua renda.

Quanto melhores as suas técnicas de retenção, maiores serão as suas chances de que o cliente o contrate novamente, já que ele vai perceber resultados positivos em seus negócios.

Mas o que é onboarding e qual sua importância?

De uma maneira geral, a principal ideia do onboarding é guiar os clientes em sua primeira vez no site e retê-los para que voltem sempre.

Não há uma definição específica, pois para cada marca esses primeiros passos podem ser diferentes. Mas a ideia é aproveitar a energia inicial do cliente para fazê-lo se engajar.

Em um exemplo simples, digamos que você compre um novo aparelho eletrônico e fique muito animado em mexer e aprender tudo sobre seu funcionamento. Se você sente dificuldade, logo o abandona e acha que “jogou dinheiro fora”.

No entanto, se houver informações suficientes, suporte e atenção por parte da marca, você vai aproveitar o produto ao máximo.

É isso que as empresas desejam: acompanhar o cliente, estar presente e mostrar funções amigáveis. Assim, ele será um consumidor fiel da marca.

Os melhores sites com as melhores experiências onboarding

A seguir você confere três sites que tem apostado ao máximo na boa experiência onboarding.  A escolha foi feita pelo portal americano AppCues, baseando-se nas principais táticas usadas e que estão de acordo com o que se espera que um site ofereça em termos de onboarding. Confira os eleitos:

1. Canva

O Canva é um site de design até para não-designers. Entre as principais funcionalidades estão os tutoriais já no início e o acompanhamento durante todo o processo de uso. Além disso, o Canva é fácil de se usar e cada tarefa oferece alegria ao usuário; com isso, vontade de lidar com o site só aumenta.

2. Duolingo

Diferente de muitos outros, o Duolingo oferece seu produto desde o primeiro momento. Ele inverte seu funil, começando já com exercícios de aprendizagem ao invés de uma fórmula complicada.

A barra de progresso do Duolingo ajuda a definir as expectativas do usuário para completar suas lições. À medida em que ele observa seu progresso avançar, ele se sente mais empenhado em conduzir seus objetivos até o final com maior aproveitamento.  

3. Tumblr

A experiência de onboarding do usuário do Tumblr é reforçada pela sua criatividade e personalidade. O site é excelente em design visual e reflete no usuário sua energia.

Uma característica simpática do site é seu gerador de nomes, que serve como primeiro passo da experiência onboard do usuário. Isso remove a ansiedade inicial dos usuários novos que não sabem como nomear seus blogs ainda. Além disso, dá o tom para o conteúdo divertido e peculiar que está por vir.

Já o passo a passo do Tumblr indica elementos importantes de UI que ajudam os usuários a obter mais valor da ferramenta.

Viu só? Quanto melhor a experiência inicial do usuário e a capacidade de um site de manter essa experiência, maiores serão as chances de retenção.

Você é um profissional de marketing de conteúdo ou design? Acesse a plataforma da Workana para conferir diversos projetos e oportunidades para trabalhos em sua área agora mesmo! É simples e gratuito!

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado